COLUNA DA ESPECIALISTA EM RH VIVIANE GONZALEZ

18 de agosto de 2014.
Amizade no trabalho
Viviane Gonzalez
Uma pesquisa recente realizada por
uma rede profissional apontou que em todos os países analisados, 46% dos
profissionais dizem que a amizade no trabalho é importante para trazer
felicidade. Segundo os entrevistados, os relacionamentos pessoais no ambiente
profissional faz com eles se sintam mais conectados, mais motivados e
produtivos. Foram ouvidas mais de 11.500 pessoas no mundo inteiro.
Apesar da diferença de comportamentos
existente entre as diversas gerações profissionais, hoje em dia fala-se muito
em qualidade de vida. Independente da função hierárquica, as pessoas buscam o
equilíbrio entre carreira e felicidade. Ninguém mais procura desesperadamente o
topo sozinho. Existe, sim, muita competitividade, mas cada vez mais, se deseja
um ambiente de trabalho legal, com bons relacionamentos, fatores quem geram
motivação e produtividade.
Há algum tempo atrás as pessoas eram
mais robotizadas, mais solitárias dentro das empresas e quase não se envolviam
umas com as outras. Raramente falavam de assuntos que não girasse em torno do
trabalho. Hoje, a realidade é bem diferente. Devido ao tempo que se investe na
carreira, os profissionais passaram a investir também nos relacionamentos com
seus pares, superiores ou subalternos. Companheiros de trabalho ou simplesmente
colegas, passaram agora a amigos.
Nas empresas de médio ou grande
porte, essas situações são mais marcantes do que nas pequenas ou familiares,
onde geralmente as pessoas já se conhecem mais, residem próximas ou frequentam
os mesmos locais.
Mas, é preciso prestar atenção aos
limites dessas relações onde quer que se esteja. Uma proximidade muito grande
com um superior pode gerar ciúmes, conflitos e até desgastes desnecessários com
outros membros da equipe, prejudicando o resultado final ou até mesmo uma ascensão
profissional. Por outro lado, o chefe também deve cuidar para que a amizade com
o funcionário não reflita de forma negativa entre os outros.
O limite é regido sempre pelo bom
senso. No ambiente de trabalho, quem deseja ser feliz e ter amizades saudáveis,
garantindo qualidade de vida aliada à carreira, é necessário sobretudo ser
maduro para administrar essas relações. Sempre vai existir um senão, um porém,
um mas… Contudo as amizades no trabalho têm mostrado que servem, e muito,
para melhorar as condições de trabalho e proporcionar colaboradores mais
felizes.
Sócia Fundadora da Weplace, Viviane Gonzalez acumula mais de
9 anos de experiência em Executive Search. Atualmente é a responsável pela
Weplace Talent, baseada em Campinas, que assessora clientes na busca por
talentos e futuros líderes para suas organizações. Viviane é graduada em
Administração de Empresas pela PUC-RS e tem MBA em Marketing pela FGV-RS. É
fluente em inglês.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn