COLUNA DA ESPECIALISTA EM RH VIVIANE GONZALEZ

21 de julho de 2014.

O que fazer após um
erro no trabalho?
Viviane Gonzalez.
Errar é humano. A conhecida máxima
popular pode soar como uma desculpa para as falhas do dia a dia, mas no mercado
de trabalho erros não corrigidos podem terminar até em demissão. Assim, é
necessário tomar as medidas certas para evitar o pior. O importante é analisar
a situação, assumir a responsabilidade, propor uma saída e aprender com o fato.
Realmente não dá para acertar o tempo
todo, ainda mais nos dias de hoje, em que os profissionais são multitarefas,
exigem mais de si mesmos e são cada vez mais cobrados pela equipe, clientes e
superiores. Por isso, só não erra quem não faz.
No ambiente de trabalho, quando o
erro é cometido por alguma desatenção e não por falta de treinamento ou
instrução, o colaborador pode ser responsabilizado. Isso porque, em
determinadas condições, uma falha pode gerar consequências graves, como riscos
de morte ou de negócios.
Após cometer um erro, a conduta do
profissional não pode ser mais desastrosa do que a falha cometida. É a
compreensão dos motivos que levaram ao erro e da extensão dos danos que
possibilitam uma solução mais sensata e definem o futuro da carreira do
colaborador.
O desespero não leva a lugar algum e,
esconder a falha, só adia as consequências do problema. Portanto, a regra
número um é contar imediatamente o que aconteceu. Além disso, nada mais natural
o próprio responsável se apresentar ao superior imediato para reportar o
ocorrido.
Recorrer à pessoa certa é fundamental
nesse processo. Em uma conversa franca, o profissional deve contar se a falha
foi uma busca do acerto ou se foi resultado de uma distração, pois mesmo tendo
errado, sua maturidade para assumir a responsabilidade pode gerar uma segunda
chance.  
A humildade produz efeitos positivos
no meio de uma situação ruim e o modo como o gestor descobre o erro pode
determinar o futuro do colaborador na empresa. Então, não tenha medo de expor a
falha.
É importante, ainda, levar um plano B
para resolver a situação. Afinal, após o erro, a companhia precisa saber qual
sua alternativa perante o prejuízo. O responsável deve ser primeiro a fazer
parte da solução e implantar medidas preventivas para reduzir as chances de
errar de novo.
Tirar lições com o fato ocorrido ou
com as ações colocadas em prática para resolver o problema é a grande dica. É
normal errar, mas viver errando com certeza pode arruinar uma carreira.
Confira as ações
indicadas para lidar com o erro:
Analise os fatos e
pondere a extensão do problema
Reporte o ocorrido
imediatamente à pessoa certa
Assuma a
responsabilidade em uma conversa franca
Não tenha medo de
expor sua falha perante a equipe
Proponha uma
solução e se empenhe nela
Aprenda com o erro
e se fortaleça para prosseguir

Sócia Fundadora da Weplace, Viviane
Gonzalez acumula mais de 9 anos de experiência em Executive Search.
Atualmente é a responsável pela Weplace Talent, baseada em Campinas, que
assessora clientes na busca por talentos e futuros líderes para suas
organizações. Viviane é graduada em Administração de Empresas pela PUC-RS e tem
MBA em Marketing pela FGV-RS. É fluente em inglês.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CÂMARA DE COMÉRCIO EXTERIOR DE CAMPINAS E REGIÃO COMPLETA 10 ANOS E FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM PROURBE

A Câmara de Comércio Exterior de Campinas e região  (CCCER) está completando 10 anos. A …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn