COLUNA DA PROFESSORA ROSA PERRELA

Liderança e
Administração de conflitos: um bem necessário
Há um pensamento que afirma: “o pessimista vê uma dificuldade em cada
oportunidade, já o otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade”.
Foi assim que comecei a introdução do meu trabalho de conclusão do curso
MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores na IBE-FGV de Campinas e que quero
compartilhar nesta semana. O conflito pode ser definido como uma situação
gerada quando não há entendimento e acordo das partes interessadas, sendo este
acordo necessário.
Existe grande diversidade na forma como culturas diferentes lidam com o
conflito. Em sociedades mais competitivas, onde o processo decisório é
sustentado no racionalismo, o conflito é bem-vindo e é visto como uma
oportunidade de se buscar acordos e soluções mais inovadoras para diversas
situações organizacionais.
O líder moderno sabe que é de suma importância conhecer sua equipe, o
que implica reconhecer as distintas personalidades e a melhor forma de atuar
com cada uma delas para potencializar suas competências e suavizar as relações
dentro da empresa.
Os conflitos existem e fazem parte da complexidade humana e da realidade
na vida das empresas, entretanto, seu aparecimento frequente é um forte
indicador de que não estamos melhorando. Mesmo reconhecendo o conflito como
pertinente à existência, há meios e ferramentas para solucioná-los, transformando-os
em instrumentos de crescimento pessoal e profissional.
De acordo com o artigo de Rosa Almeida Freitas Albuquerque para o portal RH.com.br,
a administração de conflitos requer a busca por conservação de um bom nível de
conflitos em equipe, onde pouco conflito cria acomodação e muito conflito cria
rachaduras e intrigas internas. Ambos os casos são negativos, porque prejudicam
o desempenho da equipe. 
Dessa forma, o papel da liderança é equilibrar essas forças utilizando
técnicas de resolução e estímulo de conflitos. Uma comunicação clara e sem
ruídos entre as partes já é um bom começo. A habilidade para gerenciar
conflitos, sem dúvida, é uma das competências mais importantes que o líder
precisa desenvolver.
Deste mesmo artigo, destaco ainda, um estudo realizado pela American
Management Association em 1996, que diz que uma liderança de nível médio gasta
aproximadamente 20% de seu tempo lidando com conflitos.  A importância do
conflito é reforçada por um levantamento sobre os tópicos que os líderes
consideram mais importantes em programa de desenvolvimento gerencial, e a
administração de conflitos, foi considerada mais importante do que a tomada de
decisão, liderança ou habilidade de comunicação. Assim, pode-se afirmar que um
dos diferenciais para o sucesso gerencial, está na capacidade de se gerenciar
os conflitos.
De acordo com outro artigo, o de Valdemir José Francisco, também para o
portal RH.com.br, os conflitos podem ser classificados em três
níveis: conceitual, ideológico e pessoal., sendo que o estilo pessoal, é o mais
desafiador de ser solucionado, porque, envolve com as emoções pessoais.
É fundamental o papel da liderança na solução dos conflitos para as
empresas, pois, dependendo da sua competência em negociar, o conflito pode
reverte-se em aspectos positivos ou se transformar em situação problema,
comprometendo as metas da empresa ou da equipe.
Algumas atitudes que o líder pode adotar para a resolução de conflitos:
–  identificar que ‘tipo de conflito’ ele está lidando;
– familiarizar-se com problema de forma completa e não parcial, ouvindo
as partes juntas ou separadamente e consultar outras pessoas próximas;
– posicionar-se de forma imparcial, considerando o bem comum na empresa,
não se influenciando pelo grau de proximidade com as partes envolvidas no
conflito;
– desenvolver habilidade de aconselhamento e persuasão, pois, os
conflitos não resolvidos podem gerar rejeição, mágoas, descrédito, fatores que
desmotivam principalmente a parte perdedora.
Ainda de acordo com o artigo, é importante o líder fazer uma análise de
suas ações, verificando o seu alcance, se dividiu a equipe, se afetou a
produtividade, a motivação dos colaboradores ou o bem-estar do ambiente. Com
base nesse levantamento, o líder deverá atuar conforme a dimensão do problema,
resolvendo a situação, o líder pode desenvolver atividades em equipe para
estimular resoluções de problemas, propiciando situações de aprendizagem.

Rosa Perrella é consultora empresarial, licenciada ao Grupo Ponto de Referência, coach organizacional, palestrante e professora de Pós Graduação e Programa Cademp de Capacitação Empresarial na IBE FGV Campinas, especialista em gestão de lideranças e desenvolvimento de equipes. Mestranda em Educação, formada em Administração, com MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela IBE-FGV Campinas , com Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, Psicologia Transpessoal, Marketing Empresarial, Gestão de Pessoas e Negociação Avançada.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

NOVO PROGRAMA JORNADA EXPORTADORA DA APEXBRASIL ESTREIA NA COLÔMBIA

A primeira edição do novo programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn