COLUNA DA PROFESSORA ROSA PERRELLA

Gestão do conhecimento –
novos paradigmas
Rosa Perrella
Em
resposta aos meus alunos de MBA em Gestão de Pessoas, sobre o conhecimento como
fator de produção, descrevo algumas considerações.
As
empresas há algumas décadas, apostavam nas economias de escala, na eficiência
das vendas e do marketing, na qualidade e no foco no cliente, para aumentar sua
competitividade.

há alguns anos, que o conhecimento emergiu como um elemento fundamental de
diferenciação das empresas, portanto, com o advento da tecnologia e o acesso a
níveis de informação, a qualidade deixou de ser um fator de diferenciação.
Para
a sobrevivência das organizações, o conhecimento se tornou uma condição
imprescindível, um recurso-chave para continuarem competitivas, frente aos
concorrentes.
A
gestão do conhecimento é uma filosofia gerencial, que procura organizar o
conhecimento, que reside na mente dos indivíduos, transformando em vantagem
estratégica.
O
conhecimento considerado um bem intangível, chamado de conhecimento tácito,
pode ser considerado como a chave para resolver os problemas das empresas.
Está
é uma mudança dramática na forma de pensar da maioria dos modelos econômicos.
Davenport
e Prusak,  distingem muito bem os termos, dados – informação –
conhecimento:

dados: formam um conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos,
que por si só tem pouca relevância ou propósitos.

informação: é um dado  com significado, relevância e propósito. Tem forma
própria e está organizada para alguma finalidade. Dados se transformam em
informação quando lhes acrescentamos significado e agregamos valor, por meio de
contextualização e categorização.

conhecimento: tem sentido mais amplo, relaciona-se  com a
experiência  das pessoas e com as informações adquiridas ao  longo do
tempo. A informação só agrega valor, segundo estes autores, se gerar
conhecimento, e isso acontece quando algo novo é criado.
O
conhecimento está relacionado ao know-how adquirido pelos indivíduos ao
longo do tempo, o conhecimento humano é criado e expandido por meio da
interação social entre o conhecimento tácito e explícito, que chamamos de
conversação  do conhecimento.
Em
resumo, conhecimento tácito=subjetivo – difícil de ser capturado, e o
conhecimento explícito= registrado em documentos – facilmente comunicável.
As
empresas que entendem o valor estratégico fundamental da criação e da gestão do
conhecimento se caracterizam por;

liderança e cultura voltadas para a experimentação, para a inovação e busca de
desafios;

trabalho em equipes multidisciplinares;

criação de diferentes oportunidades para o estabelecimento de contatos pessoais
como forma de desenvolver, difundir e assimilar o conhecimento tácito dos
colaboradores;

acesso generalizado à informação e ao conhecimento organizacional;

estímulo a diversidade, e ao desenvolvimento pessoal e profissional.
Para
que o conhecimento seja criado, é necessário que as organizações sejam capazes
de aprender, segundo Peter Senge, que desenvolvem um ambiente adequado à
criação e à gestão do conhecimento.
Características
das organizações de aprendizagem:

reconhecimento explícito do valor econômico do conhecimento;

capacidade de questionar valores e cultura, bem como mudar comportamentos;

habilidade em compartilhar insights, experiências e informações individuais;

utilização da capacidade criativa de seus colaboradores.
Rosa Perrella é
consultora em gestão de pessoas, coaching e mentoring organizacional,
palestrante e professora nos cursos de Pós Graduação na IBE FGV Campinas.
Especialista em gestão de lideranças e desenvolvimento de equipes. 
Mestranda em Educação, formada em Administração,  com  MBA em
Desenvolvimento Humano de Gestores pela IBE-FGV Campinas, além de Pós-graduação
em Gestão Estratégica de Negócios, Psicologia Transpessoal, Marketing
Empresarial, Gestão de Pessoas e Negociação Avançada.

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