COLUNA DA PROFESSORA ROSA PERRELLA

O desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo
As práticas de gestão e
desenvolvimento de liderança fazem a diferença, de acordo com pesquisas. Há uma
correlação entre os altos índices de satisfação de colaboradores e clientes e
uma liderança mais eficaz impacta positivamente nas pessoas e nas empresas.
 Organizações que não aprimoram suas práticas
de lideranças sofrem perdas crônicas de produtividade. No mundo dos negócios de
hoje, em ritmo acelerado de mudança e competitividade, faz-se necessário que
cada membro da organização desempenhe seu nível máximo em criatividade,
inovação e busca constante pela excelência. Produtos que somente serão obtidos
por uma força de trabalho altamente engajada.
 Quando ministro treinamentos geralmente
pergunto: Quem é a pessoa mais importante na empresa? Geralmente respondem que
é o cliente. Na verdade o cliente vem em segundo lugar, porque somente pessoas
felizes conseguem fazer o cliente feliz. O cliente é o nosso maior patrimônio,
são eles que pagam as nossas contas e nos mantém vivos. Já a pessoa mais
importante na empresa é a equipe.
Empresas que consideram o cliente
importante precisam selecionar muito bem sua equipe de atendimento para
construir relacionamento sustentáveis. A liderança é a habilidade de inspirar
as pessoas a fazerem o que precisa ser feito com entusiasmo.
De acordo com Ram Charam, a
liderança começa pela gestão de si mesmo. A liderança não pode ser comprada,
vendida, dada ou tomada, é conquistada com relacionamento. De acordo com Edmour
Saiani, autor do livro Loja Viva, se as empresas querem os clientes malucos
pela sua marca, é necessário, também, que haja diretores malucos por pessoas e
que desenvolvam líderes campeões em atrair e manter equipes campeãs, que
constroem equipes malucas pelos clientes.
O verdadeiro líder tem vocação
para gente! Aprecio uma frase de Sam Walton, fundador do Wal Mart e do Sam’s
Club, que diz: “grandes líderes mudam de estilo para levantar a autoestima de
suas equipes. Se as pessoas acreditarem nelas mesmas, é impressionante o que
elas conseguem realizar”.
Características para uma boa
liderança:
– Ouvir: escuta e se comunica
eficientemente com diferentes estilos inter-pessoais:
– Dá exemplo: descobre seu papel
na organização e o que lhe é esperado;
– Inova : toma riscos,
experimenta novas soluções;
– Educa : ensina a pescar, sem
dar o peixe. Ajuda a repensar as atitudes e mudar o comportamento;
– Informa : se comunica de forma
clara e concisa;
– Forma : capacita o indivíduo e
lhe ensina em sessões de treinamento;
– Repassa autonomia: sabe delegar
e se preocupa com o desenvolvimento das pessoas;
– Dá suporte: – ajuda a equipe
durante períodos difíceis;
– Gerencia Conflitos : encara
problemas e situações de conflito procurando por soluções;
– Desafia: dá responsabilidades
desafiadoras e exposição;
– Acompanha:  marca ações e faz o follow-up;
– Redireciona : ajusta
rapidamente suas prioridades;
– Reconhece: compartilha vitórias
e assume responsabilidades por problemas;
– Recompensa : oferece prêmio por
mérito.
Recomendo que as empresas contem
com o apoio de sua áreas de capacitação de pessoas, que selecionem consultores
que desenvolvam treinamentos customizados para aprimorar conceitos sobre gestão
em liderança e desenvolvimento de equipes de alta performance. 
Alguns pontos a
serem trabalhados:
– Exercitar o autoconhecimento e
a integração com suas equipes e áreas de interface, fundamental para o
resultado da empresa;
– Desenvolver o seu papel como
agentes de mudança, necessárias para que as pessoas encontrem satisfação nas
atividades que desenvolvem nas organizações;
– Fortalecer a qualidade dos
processos internos criando uma proposta de valor diferenciada para os clientes.

Rosa Perrella é consultora empresarial,
licenciada ao Grupo Ponto de Referência, coach organizacional, palestrante e
professora de Pós Graduação e Programa Cademp de Capacitação Empresarial na IBE
FGV Campinas. Especialista em gestão de lideranças e desenvolvimento de
equipes. Mestranda em Educação, formada em Administração, com MBA em
Desenvolvimento Humano de Gestores pela IBE-FGV Campinas , com Pós-graduação em
Gestão Estratégica de Negócios, Psicologia Transpessoal, Marketing Empresarial,
Gestão de Pessoas e Negociação Avançada.
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