O desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo
As práticas de gestão e
desenvolvimento de liderança fazem a diferença, de acordo com pesquisas. Há uma
correlação entre os altos índices de satisfação de colaboradores e clientes e
uma liderança mais eficaz impacta positivamente nas pessoas e nas empresas.
desenvolvimento de liderança fazem a diferença, de acordo com pesquisas. Há uma
correlação entre os altos índices de satisfação de colaboradores e clientes e
uma liderança mais eficaz impacta positivamente nas pessoas e nas empresas.
Organizações que não aprimoram suas práticas
de lideranças sofrem perdas crônicas de produtividade. No mundo dos negócios de
hoje, em ritmo acelerado de mudança e competitividade, faz-se necessário que
cada membro da organização desempenhe seu nível máximo em criatividade,
inovação e busca constante pela excelência. Produtos que somente serão obtidos
por uma força de trabalho altamente engajada.
de lideranças sofrem perdas crônicas de produtividade. No mundo dos negócios de
hoje, em ritmo acelerado de mudança e competitividade, faz-se necessário que
cada membro da organização desempenhe seu nível máximo em criatividade,
inovação e busca constante pela excelência. Produtos que somente serão obtidos
por uma força de trabalho altamente engajada.
Quando ministro treinamentos geralmente
pergunto: Quem é a pessoa mais importante na empresa? Geralmente respondem que
é o cliente. Na verdade o cliente vem em segundo lugar, porque somente pessoas
felizes conseguem fazer o cliente feliz. O cliente é o nosso maior patrimônio,
são eles que pagam as nossas contas e nos mantém vivos. Já a pessoa mais
importante na empresa é a equipe.
pergunto: Quem é a pessoa mais importante na empresa? Geralmente respondem que
é o cliente. Na verdade o cliente vem em segundo lugar, porque somente pessoas
felizes conseguem fazer o cliente feliz. O cliente é o nosso maior patrimônio,
são eles que pagam as nossas contas e nos mantém vivos. Já a pessoa mais
importante na empresa é a equipe.
Empresas que consideram o cliente
importante precisam selecionar muito bem sua equipe de atendimento para
construir relacionamento sustentáveis. A liderança é a habilidade de inspirar
as pessoas a fazerem o que precisa ser feito com entusiasmo.
importante precisam selecionar muito bem sua equipe de atendimento para
construir relacionamento sustentáveis. A liderança é a habilidade de inspirar
as pessoas a fazerem o que precisa ser feito com entusiasmo.
De acordo com Ram Charam, a
liderança começa pela gestão de si mesmo. A liderança não pode ser comprada,
vendida, dada ou tomada, é conquistada com relacionamento. De acordo com Edmour
Saiani, autor do livro Loja Viva, se as empresas querem os clientes malucos
pela sua marca, é necessário, também, que haja diretores malucos por pessoas e
que desenvolvam líderes campeões em atrair e manter equipes campeãs, que
constroem equipes malucas pelos clientes.
liderança começa pela gestão de si mesmo. A liderança não pode ser comprada,
vendida, dada ou tomada, é conquistada com relacionamento. De acordo com Edmour
Saiani, autor do livro Loja Viva, se as empresas querem os clientes malucos
pela sua marca, é necessário, também, que haja diretores malucos por pessoas e
que desenvolvam líderes campeões em atrair e manter equipes campeãs, que
constroem equipes malucas pelos clientes.
O verdadeiro líder tem vocação
para gente! Aprecio uma frase de Sam Walton, fundador do Wal Mart e do Sam’s
Club, que diz: “grandes líderes mudam de estilo para levantar a autoestima de
suas equipes. Se as pessoas acreditarem nelas mesmas, é impressionante o que
elas conseguem realizar”.
para gente! Aprecio uma frase de Sam Walton, fundador do Wal Mart e do Sam’s
Club, que diz: “grandes líderes mudam de estilo para levantar a autoestima de
suas equipes. Se as pessoas acreditarem nelas mesmas, é impressionante o que
elas conseguem realizar”.
Características para uma boa
liderança:
liderança:
– Ouvir: escuta e se comunica
eficientemente com diferentes estilos inter-pessoais:
eficientemente com diferentes estilos inter-pessoais:
– Dá exemplo: descobre seu papel
na organização e o que lhe é esperado;
na organização e o que lhe é esperado;
– Inova : toma riscos,
experimenta novas soluções;
experimenta novas soluções;
– Educa : ensina a pescar, sem
dar o peixe. Ajuda a repensar as atitudes e mudar o comportamento;
dar o peixe. Ajuda a repensar as atitudes e mudar o comportamento;
– Informa : se comunica de forma
clara e concisa;
clara e concisa;
– Forma : capacita o indivíduo e
lhe ensina em sessões de treinamento;
lhe ensina em sessões de treinamento;
– Repassa autonomia: sabe delegar
e se preocupa com o desenvolvimento das pessoas;
e se preocupa com o desenvolvimento das pessoas;
– Dá suporte: – ajuda a equipe
durante períodos difíceis;
durante períodos difíceis;
– Gerencia Conflitos : encara
problemas e situações de conflito procurando por soluções;
problemas e situações de conflito procurando por soluções;
– Desafia: dá responsabilidades
desafiadoras e exposição;
desafiadoras e exposição;
– Acompanha: marca ações e faz o follow-up;
– Redireciona : ajusta
rapidamente suas prioridades;
rapidamente suas prioridades;
– Reconhece: compartilha vitórias
e assume responsabilidades por problemas;
e assume responsabilidades por problemas;
– Recompensa : oferece prêmio por
mérito.
mérito.
Recomendo que as empresas contem
com o apoio de sua áreas de capacitação de pessoas, que selecionem consultores
que desenvolvam treinamentos customizados para aprimorar conceitos sobre gestão
em liderança e desenvolvimento de equipes de alta performance.
com o apoio de sua áreas de capacitação de pessoas, que selecionem consultores
que desenvolvam treinamentos customizados para aprimorar conceitos sobre gestão
em liderança e desenvolvimento de equipes de alta performance.
Alguns pontos a
serem trabalhados:
serem trabalhados:
– Exercitar o autoconhecimento e
a integração com suas equipes e áreas de interface, fundamental para o
resultado da empresa;
a integração com suas equipes e áreas de interface, fundamental para o
resultado da empresa;
– Desenvolver o seu papel como
agentes de mudança, necessárias para que as pessoas encontrem satisfação nas
atividades que desenvolvem nas organizações;
agentes de mudança, necessárias para que as pessoas encontrem satisfação nas
atividades que desenvolvem nas organizações;
– Fortalecer a qualidade dos
processos internos criando uma proposta de valor diferenciada para os clientes.
processos internos criando uma proposta de valor diferenciada para os clientes.
Rosa Perrella é consultora empresarial,
licenciada ao Grupo Ponto de Referência, coach organizacional, palestrante e
professora de Pós Graduação e Programa Cademp de Capacitação Empresarial na IBE
FGV Campinas. Especialista em gestão de lideranças e desenvolvimento de
equipes. Mestranda em Educação, formada em Administração, com MBA em
Desenvolvimento Humano de Gestores pela IBE-FGV Campinas , com Pós-graduação em
Gestão Estratégica de Negócios, Psicologia Transpessoal, Marketing Empresarial,
Gestão de Pessoas e Negociação Avançada.
licenciada ao Grupo Ponto de Referência, coach organizacional, palestrante e
professora de Pós Graduação e Programa Cademp de Capacitação Empresarial na IBE
FGV Campinas. Especialista em gestão de lideranças e desenvolvimento de
equipes. Mestranda em Educação, formada em Administração, com MBA em
Desenvolvimento Humano de Gestores pela IBE-FGV Campinas , com Pós-graduação em
Gestão Estratégica de Negócios, Psicologia Transpessoal, Marketing Empresarial,
Gestão de Pessoas e Negociação Avançada.