COLUNA DA PROFESSORA ROSA PERRELLA

A diversidade nas
empresas
Rosa Perrella
Diversidade significa diverso,
distinto, variado, mudado, alterado, discordante, divergente. No contexto
empresarial, a diversidade está ligada a discordância e divergência, que
consequentemente resultará em conflito de ideias, o que é muito benéfico, se bem
gerenciado, para o processo de desenvolvimento da equipe e das empresas.
Porém, se faz necessário que as
empresas deixem claras sua missão, cultura , valores  e sua importância,
de forma que os gestores as coloquem em prática diariamente de maneira a tornar
tangível aos seus colaboradores, onde as mesmas serão repassadas aos clientes e
ao mercado em que atua, ou seja, o real papel da empresa perante a sociedade.
A importância das empresas convergir
culturalmente, torna-se o fator condicional do sucesso e de sobrevivência
organizacional.
Muitas empresas tem utilizado a
pesquisa de clima, para mapear o gerenciamento de pessoas, comunicação interna,
relacionamento interpessoal e a transparência e coerência nas ações; aspectos
que impactam na motivação dos colaboradores e nos resultados das empresas.
A missão de uma empresa mostra para
que ela existe, sua finalidade,  define a sua apresentação ao mercado,
colaboradores, acionistas, parceiros de negócios.
O caráter da empresa, é definido
pelos seus valores, são as ações que apresentam sua conduta, os pilares
internos, onde a ética e a qualidade estão inseridos por quase todas as
empresas tradicionais.
O conceito de cultura organizacional
, é definido pela  junção dos valores e missão da empresa, que quando
colocados em prática acompanha a história da empresa.
As empresas de forma geral, possuem
missão, visão, valores, cultura organizacional e hierarquia, e o indivíduo ao
entrar na empresa, traz seu contexto cultural, sua postura, seus pensamentos e
valores, que divergem da empresa. A empresa na busca por excelência, precisa
transpor a ansiedade e os conflitos, buscando o controle emocional, 
iniciando-se assim, um dos primeiros pontos para a diversidade no ambiente de
trabalho.
Estabelecer normas não é o bastante,
é preciso vivenciá-las, pois, devido a diversidade cultural, é importante estar
expressa nas atitudes dos colaboradores e dirigentes, que precisam liderar pelo
exemplo. Se a prática não condiz com o discurso, além de cair em descrédito e
falta de confiança, afetará toda a relação entre as áreas de interface e
consequentemente para os clientes e o mercado.
Na busca por promover a congruência
dos objetivos das empresas e dos indivíduos, o exercício de mentoria, torna-se
eficaz na harmonização das metas individuais e profissionais nas organizações.
Toda empresa tem seu objeto social
com seus processos, know how, estrutura que é composta por pessoas que precisam
se manter entusiasmadas para o trabalho, onde muitas vezes por serem
diferentes, pensam diferente, tomam atitudes diferentes, possuem necessidades
diferentes e produzem conflitos. Conflitos estes que podem ser absorvidos pela
empresa criando  valores, crenças e comportamentos, daí surge a cultura
organizacional pelo mix entre os pressupostos empresariais e individuais.
Portanto, temos um dos maiores
desafios da liderança, formar e manter a equipes motivadas e comprometidas,
este é um dos maiores interesses dos gestores no mundo contemporâneo.
Sugiro uma reforma do pensamento das
empresas, em relação a  forma como determinam seus pressupostos
empresariais, pois, por vezes participo, conduzindo grupos de líderes em
planejamento estratégico, com discursos maravilhosos, e muito pouco práticos e
sem compartilhamento com as equipes, somente é passado ou colocado em banners,
calendários, no verso do crachá, mas se perguntarem muitas as vezes as pessoas
tem que ler, ou não se lembram, tendo que recorrer ao site ou similar.
Para que as ações das empresas
convirjam a um resultado único e falem a mesma língua, oriento os dirigentes
que após formulem seus pressupostos, compartilhem com suas equipes para obterem
sugestões, e que ainda revisem periodicamente para adequação, ao meu entender,
significa, transformar a missão da empresa na causa pessoal dos colaboradores,
pois, somente quando a equipe participa é que poderão  se comprometer.
Rosa Perrella é consultora em gestão de pessoas,
coach e mentoring organizacional, palestrante e professora nos cursos de Pós
Graduação na IBE FGV Campinas. Especialista em gestão de lideranças e
desenvolvimento de equipes.  Mestranda em Educação, formada em
Administração,  com  MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela
IBE-FGV Campinas, além de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios,
Psicologia Transpessoal, Marketing Empresarial, Gestão de Pessoas e Negociação
Avançada.

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