COLUNA DA PROFESSORA ROSA PERRELLA

Educação
Corporativa – na gestão de resultados
Rosa Perrella
Desejo comentar com
os leitores, nesta semana, sobre um artigo da revista Inteligência Corporativa,
sobre a contribuição da Educação Corporativa para o resultado do negócio.
Dados da AEC –  Associação Brasileira de Educação Corporativa
, mostra a atenção que a atividade tem recebido das empresas, onde aponta um
número de 300 Universidades Corporativas no país, contra 10 cinco anos atrás.
Apesar de muitas
empresas , ainda não possuir uma metodologia sistemática de avaliação do
retorno dos investimentos feitos em formação, 
pode-se citar que, segundo o artigo, um dos principais objetivos da
educação corporativa, é oferecer suporte às estratégias do negócio e  aumento de competitividade.
Para a redução de custos  com treinamentos, a Educação Corporativa
conta com o reforço na aplicação do modelo a distância.
A principal
fonte  de referência  são os Estados Unidos , onde o movimento
começou com a fundação Crotonville da GE, em 1956.
Concordo com a
matéria, que comenta que em geral, as universidades por diversos motivos, não
vem conseguindo formar pessoas altamente qualificadas para trabalhar nas
empresas, portanto, as empresas precisaram organizar um sistema de educação para
poderem crescer de forma sustentável, com foco nas necessidades
individualizadas.
Um dado que chama a
atenção é que das dez empresas mais admiradas no país, nove possuem um sistema
de educação corporativa implantado.
Trata-se de um modelo
de gestão do conhecimento, que aproxima as gerações e estimula a troca de
experiências e perpetua a cultura de uma empresa.
A educação
corporativa permite que as empresas agreguem valor aos seus produtos, serviços,
e processos, e consequentemente , melhorando os índices de satisfação e
retenção dos colaboradores.
Diante das
transformações do mercado, a dinâmica do trabalho e das relações entre as
hierarquias, os profissionais de educação corporativa devem aproveitar o
momento para transmitir a cultura de valores e promover o encontro de pessoas e
capacidades que permitam a inovação, buscando não somente as competências
técnicas, mas o desenvolvimento das pessoas.
Para tanto, as
empresas que querem resultados por meio da educação corporativa, precisa
compartilhar com todos os colaboradores sua visão de futuro, investir em ações
de valorização e reconhecimento da educação na empresa e  na formação de multiplicadores internos com
programas de aprendizagem que promovam experiências de forma prática.

Rosa Perrella é consultora em gestão de pessoas, coaching e mentoring organizacional,
palestrante e professora nos cursos de Pós Graduação na IBE FGV Campinas.
Especialista em gestão de lideranças e desenvolvimento de equipes.  Mestranda em Educação, formada em
Administração,  com  MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores
pela IBE-FGV Campinas, além de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios,
Psicologia Transpessoal, Marketing Empresarial, Gestão de Pessoas e Negociação
Avançada. [email protected] / www.rosaperrella.com.br
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA AVALIA SOBRE A MELHORA DA PERSPECTIVA DA NOTA DE CRÉDITO DO BRASIL

A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn