COLUNA DA TANTAS COMUNICAÇÃO

Além da propaganda


Não adianta ter um bom produto se ninguém souber da sua existência.
Gosto desse pensamento para descrever a importância da comunicação para
qualquer atividade. É fato que qualquer negócio que queira sobreviver precisa
de consumidores que acreditem na importância do produto para a sua vida. A
grande questão está em como fazer com que determinado produto ou serviço, antes
inexistente, passe a ser insubstituível ou, no mínimo, importante na vida das
pessoas.
Nesse cenário, surgem as ferramentas de comunicação, das quais
poderíamos falar por linhas e mais linhas. Uma das mais antigas e conhecidas é
a publicidade, hoje, muito distante das características das quais foi criada.
Antes, ela possuía a simples tarefa de informar ao consumidor sobre o
funcionamento de um determinado produto ou serviço e como ele poderia ajudar no
cotidiano. Já nos tempos atuais, ela ganhou uma amplitude muito maior, com
megaproduções e ares de entretenimento.  A propaganda virou coisa de gente
que trabalha incessantemente com a criatividade persuasiva.
Na maioria das empresas, culturalmente, investir em comunicação é
investir em publicidade, o que é um erro.  E se ela não der o retorno
esperado?  Colocar os ovos em uma única cesta é sempre mais arriscado. Daí
a importância de se ter um trabalho que vá além de anúncios e que permeie por
todos os campos da comunicação, com trabalhos e investimentos planejados em
campos como assessoria de imprensa, relações públicas e mídias sociais.
Para ir mais afundo, um estudo realizado pela Socialnomics aponta que,
atualmente, apenas 14 % das pessoas confiam plenamente na publicidade. Isso
acontece, principalmente, pelo fato de as pessoas terem mudado de comportamento
ao longo dos anos. Elas estão mais exigentes, analíticas e querem buscar
informações que partam de outras fontes e não somente do próprio dono do
produto. Isso revela um desafio de mudança no padrão mental e de investimentos
das empresas. Agora, é preciso planejar e distribuir estrategicamente o
montante do investimento para todas as ferramentas de divulgação. 
O primeiro contato com o consumidor continua sendo a publicidade. Porém,
essa etapa, a pessoa busca informações sobre o produto em outras fontes. Se for
ao jornal, o que estarão falando de você? Se seu investimento estiver focado em
um bom planejamento de assessoria de imprensa, as mídias confirmarão o que a
propaganda iniciou e ainda dará um certo ar de credibilidade extra, afinal,
quem falou foi um jornalista, profissional marcado pela imparcialidade e
objetividade na apuração de seus assuntos.
Em seguida, será a vez da internet. Marcar presença em redes
sociais é fortalecer sua imagem em um ambiente onde existe um maior número de
compartilhamento de informações e indicação de produtos e serviços. É no meio
virtual que, atualmente, as pessoas pesquisam empresas e aspectos positivos e
negativos de cada uma delas. O mesmo estudo feito pela Socialnomics diz
que mais de 95% das pessoas participam de alguma rede social e 78% delas dizem
confiar mais em recomendações pela internet do que através de anúncios. 
Por isso, um bom planejamento de comunicação deve, obrigatoriamente, passar
pelas redes. 
Para finalizar, para que haja um bom resultado com o planejamento de
comunicação, é recomendável, ainda, um bom plano de relações públicas. Além de
ter um bom produto, contar com o respaldo de publicações imparciais e uma boa
reputação nas redes, é importante que seus próprios colaboradores e a
comunidade ao redor sejam avalistas da sua boa conduta, seja na área econômica,
social ou ambiental. Aqui, podemos  ressaltar, também, que de nada serve
ter uma boa comunicação se você não tiver um bom produto, mas esse já é um tema
para o nosso próximo encontro. 

Vieira Junior, assessor de comunicação da Tantas Comunicação, é
jornalista e pós-graduando em Administração de Empresas pela Fundação Getulio
Vargas
[email protected]
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