COLUNA DA TANTAS COMUNICAÇÃO COM JULIANA FREITAS

Comunicação
transparente para o terceiro setor
Juliana Freitas
Vivemos em um país em
que a corrupção toma conta de todos os setores. Brasileiros já se acostumaram e
bilhões de reais são desviados constantemente sem causar revolta em uma
população que paga um dos mais altos impostos do mundo com muito pouco em
troca. Isso é fato!
E, infelizmente, o
terceiro setor não está livre deste estigma. Porém, entre tantas Organizações
Não Governamentais (Ongs) criadas com o simples intuito de desviar dinheiro,
entre tantas  fundações criadas para
sonegar impostos, existem as sérias, sem fins lucrativos, com projetos
maravilhosos de inclusão, educação e cultura. Então, como se diferenciar? Eu
respondo: com uma comunicação clara, transparente e eficiente, feita por
profissionais tão sérios quanto estas instituições e preparados para isso.
Várias são as formas
de se fazer isso. Uma das mais antigas e ainda eficientes ferramentas é a
Assessoria de Imprensa. Fundamental na divulgação de projetos, de resultados e
de balanços financeiros. Fundamental também no relacionamento com a imprensa e
com a comunidade.
Balanços Impressos em
forma de revista ou jornal, disponibilizado no site da instituição também são
uma forma clara de prestação de contas. Já periódicos impressos distribuídos
gratuitamente podem ser uma ótima via de comunicação com a comunidade mais
carente.
Porém, se o seu
público for o jovem adolescente, é imprescindível que esta comunicação seja
feita através das redes sociais. Aliás, esta pode ser, ainda, uma ferramenta de
apoio a projetos desenvolvidos pela própria instituição, através de
aplicativos, exercícios, dicas, entre outras ideias. Uma maneira eficaz de
ampliar projetos que, muitas vezes, encontram dificuldades de sair das salas
físicas.
A publicidade, em
forma de anúncio, seria a última ferramenta a ser utilizada. Pois, por ser a
mais cara de todas, causa, em alguns casos, um questionamento da população
sobre este gasto. Muitos vão achar que a instituição está gastando dinheiro à
toa ou que não precisa de ajuda. Claro, que em alguns casos, ela é sim
necessária, mas sempre com cautela.
Difícil, não é? Pois,
além de complexo, este planejamento de comunicação pode ficar bastante caro. E
como o terceiro setor não tem altos investidores, a grana sempre é curta. Por
isso, ter um profissional de comunicação adequado para estabelecer prioridades
e estratégias é sempre a melhor solução. É importante ter um departamento
responsável. Se este será interno ou terceirizado, não importa. Vale investir
em pessoas sérias, comprometidas e com experiência na área.
A Tantas
Comunicação é dirigida pelos jornalistas Juliana Freitas e Alberto Augusto e
elabora estratégias de comunicação integradas destinadas ao fortalecimento da
imagem e da credibilidade das organizações junto aos seus públicos. A Tantas
Comunicação conta com uma equipe de jornalistas e
designers especializada em comunicação empresarial, o que engloba os serviços
de Assessoria de Imprensa, Publicações Customizadas, Comunicação Interna,
Monitoramento de Redes Sociais e Conteúdo Web. Saiba mais: www.tantas.com.br
Juliana
Freitas, sócia na Tantas Comunicação, é jornalista com pós-graduação em
Marketing. [email protected]

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWARE DE GESTÃO GANHA NOVOS RECURSOS

O Fracttal One software de manutenção reconhecido como líder nos rankings mais prestigiados do mundo …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn