COLUNA DA TANTAS COMUNICAÇÃO COM ANA PAULA ANGELINI

A era da
superficialidade da informação
 Ana Paula Angelini
Vivemos na chamada
“Era da Informação” e, de fato, ela nunca esteve tão disponível como agora.
Seja pelos meios impressos, televisão, internet ou, ainda, smartphones, somos
bombardeados por notícias a todo momento, onde quer que seja.  Mas isso
não significa que somos abastecidos com um conteúdo aprofundado,
 analítico, que nos traga a reflexão ou o debate. Nada disso.
Apesar da grande
oferta de informação, cada vez mais nosso conhecimento está se tornando
superficial. Basta olhar o comportamento trazido com a internet e as redes
sociais. Ao visualizar o Feed do Facebook, o Twitter ou um portal de notícias,
por exemplo, a tendências é que as pessoas naveguem somente na página
principal, lendo os títulos. Ou, caso cliquem para ver a notícia na íntegra, não
passem do segundo parágrafo.
Por conta dessa
interatividade e instantaneidade trazidas pela internet, estamos sofrendo um
prejuízo cognitivo, no qual as pessoas não conseguem mais ler textos longos.
Elas se dispersam entre os links das notícias, a consulta aos e-mails e aos
perfis sociais. A “Era da Informação” trouxe com ela a ilusão de que podemos
fazer tudo ao mesmo tempo e, também, a ilusão de que estamos informados.
Mas pare para
pensar, apesar de estarmos em contato com a informação o tempo todo, ao final
do dia quais conteúdos você, realmente, absorveu? Quais te trouxeram algum
ganho intelectual? Ou, ainda, das notícias que você leu, sobre quais você tem
uma opinião analítica?
Precisamos fugir
dos posicionamentos rasos. Mais do que nunca, o conteúdo está ao nosso alcance
nas mais variadas plataformas, sejam elas digitais ou não. A internet
caracteriza-se, justamente, por democratizar não só o acesso à informação, mas
também, por ser um espaço para expressar posicionamentos e opiniões nem sempre
ouvidos pela grande mídia. Há muita informação de qualidade disponível. Cabe a
nós escolher a maneira para absorvê-la da melhor forma.
A Tantas Comunicação é dirigida
pelos jornalistas Juliana Freitas e Alberto Augusto e elabora estratégias de
comunicação integradas destinadas ao fortalecimento da imagem e da
credibilidade das organizações junto aos seus públicos. A Tantas Comunicação
conta com uma equipe de jornalistas e designers especializada em comunicação
empresarial, o que engloba os serviços de Assessoria de Imprensa, Publicações
Customizadas, Comunicação Interna, Monitoramento de Redes Sociais e Conteúdo
Web. Saiba mais: www.tantas.com.br
Ana
Paula Angelini é jornalista na Tantas Comunicação, formada pela PUC-Campinas e
pós-graduanda em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn