COLUNA DA TANTAS COMUNICAÇÃO COM RENATA ROSA

Pensar, comunicar e
agir
 Renata Rosa
Hoje em dia, as companhias mais
modernas já não abrem mão do departamento de comunicação.  Inadmissível é
se tornar um destaque nos negócios sem a visão e o amparo deste setor que, ao
longo dos últimos 60 anos, passou a ser fundamental dentro da organização.
Focado no conceito de comunicação
corporativa, e primeiro “case” de sucesso no início do século 20, John D.
Rockfeller virou de “patrão sanguinário” a “benfeitor da humanidade”, não só
pelos textos que produzia para abastecer a imprensa, mas por diversas outras
ações pensadas pela sua estratégia de comunicação que o conduzia a passos
rápidos para a sólida imagem que desejava transmitir.
O filósofo grego Aristoteles já
dizia, por volta de 350 a.C., que o destino era um resultado do pensamento
transformado em palavra. Na verdade, a frase que ele usou foi a seguinte:
“pensamento vira palavra que vira ação que vira hábito que vira caráter que
vira destino”. Ele incluiu a “palavra”, antes da “ação”? Eureca! Antes de agir,
é preciso comunicar.
Ora, se na hora de operar a máquina,
contar o dinheiro, selecionar e contratar, gerenciar ou dirigir um veículo, o
contratado é um profissional especializado na área, quando se quer comunicar,
indiscutivelmente, deve-se contratar um especialista também. É esse
profissional que vai diagnosticar como a organização está sendo vista, alinhar
os planos estratégicos de sua direção sobre como deseja ser vista e executar um
projeto para reverter os rumos da “nau”.
Afinal, não importa qual é o público.
O profissional de comunicação é quem está preparado para entendê-lo e falar com
ele, tendo em vista a comunicação como a arte de compartilhar as palavras de
forma que todos em torno delas, compreendam a informação de forma igualitária.
As organizações que investem em
comunicação levam vantagens competitivas perante as outras, com resultados
visíveis na imagem e no lucro. As práticas implantadas por diversas empresas ou
instituições, pautadas no planejamento destes departamentos tem resultado em
diversos “cases” de sucesso.
A Tantas
Comunicação é dirigida pelos jornalistas Juliana Freitas e Alberto Augusto e
elabora estratégias de comunicação integradas destinadas ao fortalecimento da
imagem e da credibilidade das organizações junto aos seus públicos. A Tantas
Comunicação conta com uma equipe de jornalistas e designers
especializada em comunicação empresarial, o que engloba os serviços de
Assessoria de Imprensa, Publicações Customizadas, Comunicação Interna,
Monitoramento de Redes Sociais e Conteúdo Web. Saiba mais: www.tantas.com.br
Renata Rosa, assessora de comunicação da
Tantas Comunicação, é jornalista, com ampla experiência em assessoria de
imprensa em órgãos públicos e privados.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE DE PETS PELAS COMPANHIAS AÉREAS

ARTIGO DA ADVOGADA LAURA FALSARELLA O recente caso do cão Joca causou uma comoção geral, …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn