Pensar, comunicar e
agir
agir
Renata Rosa
Hoje em dia, as companhias mais
modernas já não abrem mão do departamento de comunicação. Inadmissível é
se tornar um destaque nos negócios sem a visão e o amparo deste setor que, ao
longo dos últimos 60 anos, passou a ser fundamental dentro da organização.
modernas já não abrem mão do departamento de comunicação. Inadmissível é
se tornar um destaque nos negócios sem a visão e o amparo deste setor que, ao
longo dos últimos 60 anos, passou a ser fundamental dentro da organização.
Focado no conceito de comunicação
corporativa, e primeiro “case” de sucesso no início do século 20, John D.
Rockfeller virou de “patrão sanguinário” a “benfeitor da humanidade”, não só
pelos textos que produzia para abastecer a imprensa, mas por diversas outras
ações pensadas pela sua estratégia de comunicação que o conduzia a passos
rápidos para a sólida imagem que desejava transmitir.
corporativa, e primeiro “case” de sucesso no início do século 20, John D.
Rockfeller virou de “patrão sanguinário” a “benfeitor da humanidade”, não só
pelos textos que produzia para abastecer a imprensa, mas por diversas outras
ações pensadas pela sua estratégia de comunicação que o conduzia a passos
rápidos para a sólida imagem que desejava transmitir.
O filósofo grego Aristoteles já
dizia, por volta de 350 a.C., que o destino era um resultado do pensamento
transformado em palavra. Na verdade, a frase que ele usou foi a seguinte:
“pensamento vira palavra que vira ação que vira hábito que vira caráter que
vira destino”. Ele incluiu a “palavra”, antes da “ação”? Eureca! Antes de agir,
é preciso comunicar.
dizia, por volta de 350 a.C., que o destino era um resultado do pensamento
transformado em palavra. Na verdade, a frase que ele usou foi a seguinte:
“pensamento vira palavra que vira ação que vira hábito que vira caráter que
vira destino”. Ele incluiu a “palavra”, antes da “ação”? Eureca! Antes de agir,
é preciso comunicar.
Ora, se na hora de operar a máquina,
contar o dinheiro, selecionar e contratar, gerenciar ou dirigir um veículo, o
contratado é um profissional especializado na área, quando se quer comunicar,
indiscutivelmente, deve-se contratar um especialista também. É esse
profissional que vai diagnosticar como a organização está sendo vista, alinhar
os planos estratégicos de sua direção sobre como deseja ser vista e executar um
projeto para reverter os rumos da “nau”.
contar o dinheiro, selecionar e contratar, gerenciar ou dirigir um veículo, o
contratado é um profissional especializado na área, quando se quer comunicar,
indiscutivelmente, deve-se contratar um especialista também. É esse
profissional que vai diagnosticar como a organização está sendo vista, alinhar
os planos estratégicos de sua direção sobre como deseja ser vista e executar um
projeto para reverter os rumos da “nau”.
Afinal, não importa qual é o público.
O profissional de comunicação é quem está preparado para entendê-lo e falar com
ele, tendo em vista a comunicação como a arte de compartilhar as palavras de
forma que todos em torno delas, compreendam a informação de forma igualitária.
O profissional de comunicação é quem está preparado para entendê-lo e falar com
ele, tendo em vista a comunicação como a arte de compartilhar as palavras de
forma que todos em torno delas, compreendam a informação de forma igualitária.
As organizações que investem em
comunicação levam vantagens competitivas perante as outras, com resultados
visíveis na imagem e no lucro. As práticas implantadas por diversas empresas ou
instituições, pautadas no planejamento destes departamentos tem resultado em
diversos “cases” de sucesso.
comunicação levam vantagens competitivas perante as outras, com resultados
visíveis na imagem e no lucro. As práticas implantadas por diversas empresas ou
instituições, pautadas no planejamento destes departamentos tem resultado em
diversos “cases” de sucesso.
A Tantas
Comunicação é dirigida pelos jornalistas Juliana Freitas e Alberto Augusto e
elabora estratégias de comunicação integradas destinadas ao fortalecimento da
imagem e da credibilidade das organizações junto aos seus públicos. A Tantas
Comunicação conta com uma equipe de jornalistas e designers
especializada em comunicação empresarial, o que engloba os serviços de
Assessoria de Imprensa, Publicações Customizadas, Comunicação Interna,
Monitoramento de Redes Sociais e Conteúdo Web. Saiba mais: www.tantas.com.br
Comunicação é dirigida pelos jornalistas Juliana Freitas e Alberto Augusto e
elabora estratégias de comunicação integradas destinadas ao fortalecimento da
imagem e da credibilidade das organizações junto aos seus públicos. A Tantas
Comunicação conta com uma equipe de jornalistas e designers
especializada em comunicação empresarial, o que engloba os serviços de
Assessoria de Imprensa, Publicações Customizadas, Comunicação Interna,
Monitoramento de Redes Sociais e Conteúdo Web. Saiba mais: www.tantas.com.br
Renata Rosa, assessora de comunicação da
Tantas Comunicação, é jornalista, com ampla experiência em assessoria de
imprensa em órgãos públicos e privados.
Tantas Comunicação, é jornalista, com ampla experiência em assessoria de
imprensa em órgãos públicos e privados.