COLUNA DA TANTAS COMUNICAÇÃO

O funcionário é seu maior vendedor
Alberto Augusto
Imaginem só que uma
empresa lança um produto ou um novo serviço e seus funcionários são os últimos
a saber. Ou ainda ficam sabendo por meio de outras pessoas ou pela imprensa. O
que parece um absurdo é a realidade de muitas empresas nacionais, que ao se preocuparem
apenas com a qualidade e o desenvolvimento de seus produtos, esquecem de
comunicá-los ao seu primeiro público: os funcionários.
Isso é comunicação
interna e ela é prioritária. É necessário um esforço real de comunicação dentro
de uma empresa, órgão ou entidade, que estabeleça canais que possibilitem o
relacionamento da direção com os diferentes públicos internos, de maneira
rápida, transparente e eficaz.
Algumas empresas já
perceberam isso e passaram a incluir no seu orçamento anual os custos com a
comunicação interna, mas muitas ainda resumem esse trabalho ao “jornalzinho” da
empresa, feito, infelizmente, de maneira amadora por funcionários que têm
outras funções na organização. Ora, se têm outras funções, não têm tempo nem
conhecimento para elaborar uma ferramenta de comunicação de acordo com os reais
interesses da empresa.
Para isso, existem
profissionais, na maioria jornalistas especializados em comunicação
empresarial, preparados para traçar um cronograma, um projeto editorial e
pautas mensais pertinentes aos interesses mais importantes de cada empresa. Não
existe uma fórmula pronta, um esqueleto de jornal a ser seguido, uma receita de
bolo. Existe sim um estudo, seguido de um planejamento, que juntos resultam em
um material de comunicação eficiente, que divulgue os objetivos do negócio, as
metas corporativas e a cultura organizacional, de forma a atingir não só os
funcionários, mas seus familiares e amigos também.
Em 2012, a Aon
Hewitt, empresa especialista em retenção de talentos, fez uma pesquisa
global, que envolveu 400.000 profissionais em 258 organizações no planeta, e
mostrou que as empresas que possuem um alto nível de engajamento entre seus
funcionários são 78% mais produtivas e 48% mais rentáveis.
A pesquisa também
mostrou que um colaborador desengajado pode custar à empresa 10.000 dólares no
lucro anual, em média. Mesmo assim, só quatro em cada 10 colaboradores no mundo
estão engajados na sua empresa. Comunicar-se, então, com seus funcionários
seria hoje o maior desafio dos profissionais de RH? Parece que sim.
Nesse contexto, a
comunicação interna pode ser uma grande aliada para estabelecer, ampliar e
manter os vínculos racionais e emocionais entre empresa e trabalhador. Creio
que não basta apenas manter um talentoso e motivado time, se ele não estiver
bem informado sobre as estratégias e lançamentos dos produtos ou serviços
desenvolvidos na empresa onde trabalha. 

A Tantas Comunicação
é dirigida pelos jornalistas Juliana Freitas e Alberto Augusto e elabora
estratégias de comunicação integradas destinadas ao fortalecimento da imagem e
da credibilidade das organizações junto aos seus públicos. A Tantas Comunicação
conta com uma equipe de
jornalistas e designers especializada em comunicação empresarial, o que engloba
os serviços de Assessoria de Imprensa, Publicações Customizadas, Comunicação
Interna, Monitoramento de Redes Sociais e Conteúdo Web. Saiba mais: www.tantas.com.br

Alberto Augusto –  Diretor
Executivo da Tantas Comunicação é jornalista, pós graduado em Comunicação
Empresarial e atua na área de comunicação corporativa desde 1995.
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