COLUNA DO PROFESSOR LEANDRO GARCIA

Motivação, Inovação
e criatividade em momentos decisivos
Leandro
Garcia
A Copa para o brasileiro acabou.
Passamos por um turbilhão de emoções como frustração, lágrimas, humilhação,
piadas na Internet, quebra de recordes negativos e o que parecia impossível
piorar aconteceu: a Argentina na final e com grandes chances de levar o título.
O mais interessante que pude analisar
nesta Copa, não foi o fanatismo do povo brasileiro pelo futebol, mas o
fanatismo das pessoas que não ligam ou não gostam de futebol, que acompanharam,
vibraram, torceram a cada partida como se aquele jogo fosse, naquele momento, a
coisa mais importante de suas vidas, onde os sonhos foram projetados numa
equipe, que os mais entendidos de futebol achavam ser um milagre ter chegado
tão longe.
Esse sonho acabou, e o que restou?
Restou a vida de cada torcedor, de cada profissional que tem que levantar cedo,
bater metas, trabalhar, estudar, pagar contas, movimentar este país.
Este momento é propício para
exercitar a resiliência. (Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado
natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum).
Diariamente nos últimos meses
acompanhamos na mídia os resultados negativos da indústria que muitos atribuem
a Copa, um ano a ser esquecido. Porém temos mais cinco meses pela frente e
temos que mudar este pessimismo e inovar, buscar inspiração e superar as
barreiras.
Mas afinal o que é inovação? Ernest
Gundling, autor do livro: The 3M Way to Innovation (tradução:
O estilo de inovar da 3M), diz que inovação é mais do que uma ideia brilhante,
é uma ideia que foi implementada e teve impacto real. Contudo, a indústria não
pode depender do acaso e ficar a espera da inspiração e de uma onda de
criatividade. Para que a inovação ocorra, é necessário que a empresa estimule o
maior número de áreas, envolva seus funcionários e motive-os dentro e fora de
suas instalações.
Colocando em uma equação matemática
temos:
Inovação = motivação + criatividade +
estímulos
No entanto a competitividade
alcançada por meio da inovação logo volta ao seu ponto de partida devido aos
concorrentes que copiam as boas práticas de benchmarking). Assim,
dois caminhos podem conduzir a empresa à continuidade de sua existência.
O primeiro é fazer melhor aquilo que
ela já faz e o segundo é fazer algo de modo diferente. Mas o desafio reside em
percorrer ambos os caminhos de forma complementar.
Para promover à inovação as empresas
devem estar organizadas de modo a serem altamente colaborativas e conectadas em
rede. A estrutura deve favorecer a comunicação em todas as direções. Ao
conectar os colaboradores (internos e externos), a equipe é motivada a criar
interações e a cooperar como um todo.
Para que o processo de inovação seja
permanente, é necessário estimular a mudança de cultura e o engajamento em prol
da sobrevivência e adaptação da organização em um cenário cada vez mais
competitivo e adverso.
Leandro Garcia é professor dos cursos de MBA,
Pós-Graduação e do Programa CADEMP da IBE-FGV (Fundação Getulio Vargas). 
E-mail: [email protected]

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