Motivação, Inovação
e criatividade em momentos decisivos
e criatividade em momentos decisivos
Leandro
Garcia
Garcia
A Copa para o brasileiro acabou.
Passamos por um turbilhão de emoções como frustração, lágrimas, humilhação,
piadas na Internet, quebra de recordes negativos e o que parecia impossível
piorar aconteceu: a Argentina na final e com grandes chances de levar o título.
Passamos por um turbilhão de emoções como frustração, lágrimas, humilhação,
piadas na Internet, quebra de recordes negativos e o que parecia impossível
piorar aconteceu: a Argentina na final e com grandes chances de levar o título.
O mais interessante que pude analisar
nesta Copa, não foi o fanatismo do povo brasileiro pelo futebol, mas o
fanatismo das pessoas que não ligam ou não gostam de futebol, que acompanharam,
vibraram, torceram a cada partida como se aquele jogo fosse, naquele momento, a
coisa mais importante de suas vidas, onde os sonhos foram projetados numa
equipe, que os mais entendidos de futebol achavam ser um milagre ter chegado
tão longe.
nesta Copa, não foi o fanatismo do povo brasileiro pelo futebol, mas o
fanatismo das pessoas que não ligam ou não gostam de futebol, que acompanharam,
vibraram, torceram a cada partida como se aquele jogo fosse, naquele momento, a
coisa mais importante de suas vidas, onde os sonhos foram projetados numa
equipe, que os mais entendidos de futebol achavam ser um milagre ter chegado
tão longe.
Esse sonho acabou, e o que restou?
Restou a vida de cada torcedor, de cada profissional que tem que levantar cedo,
bater metas, trabalhar, estudar, pagar contas, movimentar este país.
Restou a vida de cada torcedor, de cada profissional que tem que levantar cedo,
bater metas, trabalhar, estudar, pagar contas, movimentar este país.
Este momento é propício para
exercitar a resiliência. (Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado
natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum).
exercitar a resiliência. (Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado
natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum).
Diariamente nos últimos meses
acompanhamos na mídia os resultados negativos da indústria que muitos atribuem
a Copa, um ano a ser esquecido. Porém temos mais cinco meses pela frente e
temos que mudar este pessimismo e inovar, buscar inspiração e superar as
barreiras.
acompanhamos na mídia os resultados negativos da indústria que muitos atribuem
a Copa, um ano a ser esquecido. Porém temos mais cinco meses pela frente e
temos que mudar este pessimismo e inovar, buscar inspiração e superar as
barreiras.
Mas afinal o que é inovação? Ernest
Gundling, autor do livro: The 3M Way to Innovation (tradução:
O estilo de inovar da 3M), diz que inovação é mais do que uma ideia brilhante,
é uma ideia que foi implementada e teve impacto real. Contudo, a indústria não
pode depender do acaso e ficar a espera da inspiração e de uma onda de
criatividade. Para que a inovação ocorra, é necessário que a empresa estimule o
maior número de áreas, envolva seus funcionários e motive-os dentro e fora de
suas instalações.
Gundling, autor do livro: The 3M Way to Innovation (tradução:
O estilo de inovar da 3M), diz que inovação é mais do que uma ideia brilhante,
é uma ideia que foi implementada e teve impacto real. Contudo, a indústria não
pode depender do acaso e ficar a espera da inspiração e de uma onda de
criatividade. Para que a inovação ocorra, é necessário que a empresa estimule o
maior número de áreas, envolva seus funcionários e motive-os dentro e fora de
suas instalações.
Colocando em uma equação matemática
temos:
temos:
Inovação = motivação + criatividade +
estímulos
estímulos
No entanto a competitividade
alcançada por meio da inovação logo volta ao seu ponto de partida devido aos
concorrentes que copiam as boas práticas de benchmarking). Assim,
dois caminhos podem conduzir a empresa à continuidade de sua existência.
alcançada por meio da inovação logo volta ao seu ponto de partida devido aos
concorrentes que copiam as boas práticas de benchmarking). Assim,
dois caminhos podem conduzir a empresa à continuidade de sua existência.
O primeiro é fazer melhor aquilo que
ela já faz e o segundo é fazer algo de modo diferente. Mas o desafio reside em
percorrer ambos os caminhos de forma complementar.
ela já faz e o segundo é fazer algo de modo diferente. Mas o desafio reside em
percorrer ambos os caminhos de forma complementar.
Para promover à inovação as empresas
devem estar organizadas de modo a serem altamente colaborativas e conectadas em
rede. A estrutura deve favorecer a comunicação em todas as direções. Ao
conectar os colaboradores (internos e externos), a equipe é motivada a criar
interações e a cooperar como um todo.
devem estar organizadas de modo a serem altamente colaborativas e conectadas em
rede. A estrutura deve favorecer a comunicação em todas as direções. Ao
conectar os colaboradores (internos e externos), a equipe é motivada a criar
interações e a cooperar como um todo.
Para que o processo de inovação seja
permanente, é necessário estimular a mudança de cultura e o engajamento em prol
da sobrevivência e adaptação da organização em um cenário cada vez mais
competitivo e adverso.
permanente, é necessário estimular a mudança de cultura e o engajamento em prol
da sobrevivência e adaptação da organização em um cenário cada vez mais
competitivo e adverso.
Leandro Garcia é professor dos cursos de MBA,
Pós-Graduação e do Programa CADEMP da IBE-FGV (Fundação Getulio Vargas).
E-mail: [email protected]
Pós-Graduação e do Programa CADEMP da IBE-FGV (Fundação Getulio Vargas).
E-mail: [email protected]