COLUNA DO PROFESSOR LEANDRO GARCIA

Educação
corporativa visão de futuro ou presente?
Leandro
Garcia
A preocupação com a atualização do
conhecimento das equipes frente ao mercado globalizado, faz com que as empresas
busquem cada vez mais ferramentas e estímulos para ampliar o conhecimento,
agilizar o processo de aprendizagem, convergir a cultura dos funcionários com a
da empresa e tudo isso com redução de custos.
Segundo a AEC
(Associação Brasileira de Educação Corporativa) Educação Corporativa é toda e
qualquer ação intencional de capacitação de empregados de determinada empresa/
organização/ corporação. A denominação “educação corporativa” é mais recente
denotando a evolução da atividade de “treinamento” ou T& D – Treinamento
& Desenvolvimento, que a antecede. A rigor, tanto uma como outra, podem
assinalar a mesma coisa ou mesma atividade ou área organizacional.
A primeira
experiência de implantação registrada foi a Academia Accor em 1992, na
sequência foram divulgadas a Universidade Martins do Varejo (1994), a
Universidade Brahma (1995), a Universidade do Hambúrguer do McDonald’s (1997),
a Visa Training criado em 1997 que originou a Universidade Visa lançada
oficialmente em 2001, em 1998: Universidade Algar, Alcatel University e o
Siemens Management Learning e em 99 a Boston School do Bank Boston e a
Universidade Datasul.
Atualmente
estima-se que mais de 300 organizações brasileiras ou multinacionais, tanto na
esfera pública quanto privada, já implantaram e estão operando seus Sistemas de
Educação Corporativa.
O termo Educação
Corporativa, ou sistema de educação corporativa, ou ainda Universidade
Corporativa, ganhou essa denominação quando essa ação nas organizações passou a
ter um sentido próprio dentro das estratégias de negócio especialmente para que
a força – de – trabalho pudesse responder o mais rapidamente possível as
grandes mudanças nas configurações organizacionais com as fusões, aquisições,
downsizing, spin off e outras; nas redefinições de posições no mercado; nas
ênfases pela agilidade, resultados e competitividade numa sociedade regida pela
velocidade de produção e disseminação do conhecimento.
Essa conotação de
“educação estratégica” muda toda a sua razão de ser, atenção e investimento das
empresas. A sobrevivência da organização que para o trabalhador tem o impulso e
impacto. Só que para esse último no sentido da “empregabilidade”. Compartilham
empresa e empregado do mesmo objetivo: crescer através da melhoria contínua do
perfil e do desempenho. Valendo tanto para a empresa quanto o trabalhador.
Esta equação bem trabalhada proporciona
resultados sustentáveis a médio e longo prazo, porém a sua estruturação, bem
como a mudança de cultura da organização em pró de uma contínua busca da
atualização vai muito além do treinamento, a sua eficácia esta atrelada ao
engajamento de toda a corporação e a visão de futuro, juntamente com a
aproximação dos profissionais e Universidades proporcionam um diferencial
competitivo além da busca pela retenção de talentos e redução de turnover.
Leandro Moreno Garcia é MBA pela
Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela
ESPM, Graduado em Administração de Empresas. Possui especializações em
Planejamento Estratégico, Negociação, Balanced Scorecard, Projetos
Business Inteligence-BI. Atualmente está cursando o Mestrado
em Administração de Empresas na UNIMEP. Sua experiência nacional e
internacional somam  mais de 24 anos, sendo mais de 16 anos na Coordenação
e Gestão na Goodyear do Brasil. Colunista semanal do site panorama de negócios,
Empresário, Docente em diversas disciplinas de MBA, Pós Graduação e Extensão na
FGV além de outras universidades com renome nacional e internacional. Ganhador
do Prêmio Top 10, Professores de Pós Graduação IBE/FGV 2012 em junho 13, Prêmio Learning
& Performance
 Brasil 2013/2014 em Junho 13, Segundo ano
consecutivo Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2013 e 2014 BRASLIDER
(Associação Brasileira de Liderança). 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

BAZAR DAS BIAS OCORRE COM OPÇÕES DE PRESENTES PARA O DIA DAS MÃES

As empresárias e amigas Bia Milani e Bia Traldi se uniram em 2019 para trazer …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn