COLUNA DO PROFESSOR SERGIO MIORIN

O
que é Coaching?
Sergio
Miorin

Coaching,
muito usado no mundo dos negócios, é extremamente essencial para o
desenvolvimento das pessoas. Mas quando se iniciou o coaching? Ou pelo menos com essa palavra? Iniciou-se na Inglaterra
meados de 1500 como coach, tendo o
significado de carruagem/transporte; em 1850 o termo coach era sinônimo de tutor, começou a ser utilizado nas
Universidades da Inglaterra; em 1950 a palavra se modifico, passou a ser coaching,  habilidade de gerenciamento de pessoas; em
1960, no Canadá, acresceu o tema resolução de problemas; e em 1980 a palavra
deu ainda mais um passo, foi incrementada para coaching executivo; disciplina poderosa
no desenvolvimento de pessoas. Fonte histórica: Grupos de
Estudos Coaching da ABRH – Associação Brasileira de RH. Muitas
pessoas confundem consultoria com coaching;
a consultoria trata processos e o
coaching de pessoas. Os executivos de sucesso necessitam lidar com
constantes mudanças e pressões de vários níveis de complexidade. Nós temos
grandes nomes do coaching, entre
eles: Timothy Gallwey, Marshall Goldsmith e John Whitmore. Conforme John
Whitmore, coaching não é meramente
uma técnica a ser rigidamente aplicada em determinadas circunstâncias, é uma
forma de gerenciar, uma maneira de tratar as pessoas, uma forma de pensar, uma
maneira de ser.
É
libertar o potencial de uma pessoa para maximizar sua performance. Não é
ensinar, é auxiliar a pessoa a aprender. A SM Consultoria Treinamentos e
Palestras possui um programa de coaching
executivo,
destinados a CEO – Chief
Executive Officer (principal executivo de uma organização, maior autoridade na
hierarquia), que pode ser chamado de presidente, superintendente ou mesmo
diretor geral. O CEO é responsável
pelas estratégias, pelo planejamento e pela visão da empresa. Profissionais que
têm visão macro do negócio, principalmente com habilidades de gerir pessoas e
de comunicação. E quais são os benefícios do coaching executivo? Esses benefícios já são conhecidos no mundo
todo, entre eles, os que mais utilizam são USA e Europa, coincidentemente,
países desenvolvidos de primeiro mundo. Pesquisa realizada pela PUC/Campinas,
com 10 executivos que passaram por esse treinamento, apontou que 100%  aperfeiçoaram a capacidade de ouvir; 80%
melhoraram a flexibilidade; 90% melhoraram a produtividade, 80% se mostraram
mais abertos as mudanças organizacionais e 70% deles conseguiram melhorar o
ambiente organizacional e o relacionamento no trabalho.

Sergio Henrique Miorin é Graduado em
Engenharia Elétrica modalidade em Eletrônica pela USF –
Universidade São Francisco, Pós-Graduado Especialista em Engenharia de Redes e
Sistemas de Telecomunicações pelo INATEL – Instituto Nacional de
Telecomunicações, Pós-Graduado Especialista MBA em
Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e
mestrando em Educação pela Unisal. É Diretor Geral da SM – Consultoria,
Treinamentos e Palestras, colunista no Jornal de Valinhos, consultor de
empresas e leciona em instituições de ensino, em cursos técnicos, graduação,
pós-graduação especialização e pós-graduação especialização MBA como: IBE/FGV,
Unisal, FAJ e Anhanguera. Contatos: www.smconsultoriaempresarial.com.br – [email protected]
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn