COLUNA DO PROFESSOR SERGIO MIORIN

Coaching para mudança comportamental
Sergio
Miorin
O coaching
(metodologia/processo) é uma ferramenta poderosa e que agrega valor para os
líderes, muito aplicada no mundo inteiro. A missão de um profissional coach é ajudar empresários, executivos e
profissionais, que normalmente compõem o alto escalão do organograma
organizacional das empresas, nas mudanças comportamentais.
A ajuda da ferramenta desses líderes
de sucesso se dá pela mudança comportamental sempre no foco positivo, no
sentido de que as sessões tragam resultados duradouros e mensuráveis. O reflexo
desse trabalho vai diretamente no coachee
[profissional que recebe o coach (treinador,
professor, orientador).
Quando o coach aplica a ferramenta de forma correta e, junto com a sua
formação, tem experiência, vivência na ferramenta, a mudança comportamental é
grande e nítida. Quem percebe essas mudanças de comportamento são os stakeholders (todos os envolvidos no
negócio como: colaboradores, clientes, acionistas e fornecedores).
Para que o resultado aconteça, a primeira
pergunta feita pelo coach ao seu futuro coachee
é “você está disposto a mudar?”. E a resposta precisa ser sincera, não para
cumprir um protocolo ou um pedido de seus superiores, mas para uma mudança
comportamental.
Mudar o comportamento de um adulto
bem-sucedido, que não tem interesse na mudança, não é uma tarefa fácil. Por
sinal, bastante difícil. Mas se ele entende que precisa dessa mudança, o coaching é uma poderosa ferramenta.
Quando iniciamos a primeira reunião para definir o tipo de coaching que o cliente gostaria de receber, e o cliente não tem uma
resposta 100% sincera, nós da SM – Consultoria, Treinamentos e Palestras
preferimos declinar do trabalho/projeto a não conseguirmos atingir os
resultados esperados. Nós temos a responsabilidade de escolher os clientes
certos e manter o foco do coaching
nos clientes e suas equipes. Pela experiência vivenciada pelos nossos coaches, temos relatos de clientes que
em muito pouco tempo atingem o resultado, ao passo que outros, num maior
período de tempo, não o atingem. Isso tudo depende diretamente de quanto o coachee quer essa mudança
comportamental.
Infelizmente, a demanda maior pelos
treinamentos e sessões é solicitada por empresas e profissionais mais preparados,
os que menos precisam. A maioria dos empresários, executivos e profissionais do
primeiro escalão, os que decidem, que mais precisam, não procuram a ferramenta
por não conhecer ou por achar que não necessitam, ou que
é uma moda passageira.
Os grandes CEOs – Chief Executive Officers (principais executivos de uma organização, maiores autoridades na
hierarquia) de sucesso, que são eficazes e comprometidos com as metas e
objetivos da empresa, estão sempre tentando se aperfeiçoar, sem nenhuma
vaidade, ou mesma arrogância, de pedir e receber conhecimento, habilidades e
competência de uma empresa e/ou pessoa.
Capacitação e conhecimento são os
únicos investimentos que nos acompanharão para a vida toda.

Sergio
Henrique Miorin é Graduado em
Engenharia Elétrica modalidade
em Eletrônica pela USF – Universidade São Francisco, Pós-Graduado Especialista
em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo INATEL – Instituto
Nacional de Telecomunicações, Pós-Graduado Especialista MBA em
Gestão Empresarial pela
FGV – Fundação Getúlio Vargas e mestrando em Educação pela Unisal. É Diretor
Geral da SM – Consultoria, Treinamentos e Palestras, colunista no Jornal de
Valinhos, consultor de empresas e leciona em instituições de ensino, em cursos
técnicos, graduação, pós-graduação especialização e pós-graduação
especialização MBA como: IBE/FGV, Unisal, FAJ e Anhanguera. Contatos: www.smconsultoriaempresarial.com.br – [email protected]
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn