20 de
julho de 2014.
julho de 2014.
Empreender.
Sergio Miorin
Há
não muito tempo, empreender era um termo usado
para pessoas que desenvolviam o seu próprio negócio, empresários, comerciantes,
entre outros. Atualmente, é usado dentro das organizações. Os
profissionais/colaboradores, independentemente da área em que atuam, devem
empreender para ser destaque. A tecnologia contribui muito com o empreender:
investir não só nela, mas também em estudar, se aperfeiçoar, conhecer a fundo o
produto e/ou serviço dentro do segmento em que
o negócio está inserido. Profissionais que utilizam no seu dia-a-dia o
empreendedorismo têm grande vantagem
competitiva, êxito nas tarefas, projetos e gestão e grande possibilidade de
crescer na carreira mais que os demais colegas.
Empreender não deixa de ser uma criação, um descobrimento. Ao longo da história no mundo, tivemos
grandes criações como: 1903 o avião motorizado, em 1961 o homem vai ao espaço,
em 1993 clonagem de embriões humanos, entre milhares de outros
descobrimentos. O termo utilizado para profissionais/colaboradores e/ou
empresários que têm
o hábito de empreender é chamado de empreendedor.
não muito tempo, empreender era um termo usado
para pessoas que desenvolviam o seu próprio negócio, empresários, comerciantes,
entre outros. Atualmente, é usado dentro das organizações. Os
profissionais/colaboradores, independentemente da área em que atuam, devem
empreender para ser destaque. A tecnologia contribui muito com o empreender:
investir não só nela, mas também em estudar, se aperfeiçoar, conhecer a fundo o
produto e/ou serviço dentro do segmento em que
o negócio está inserido. Profissionais que utilizam no seu dia-a-dia o
empreendedorismo têm grande vantagem
competitiva, êxito nas tarefas, projetos e gestão e grande possibilidade de
crescer na carreira mais que os demais colegas.
Empreender não deixa de ser uma criação, um descobrimento. Ao longo da história no mundo, tivemos
grandes criações como: 1903 o avião motorizado, em 1961 o homem vai ao espaço,
em 1993 clonagem de embriões humanos, entre milhares de outros
descobrimentos. O termo utilizado para profissionais/colaboradores e/ou
empresários que têm
o hábito de empreender é chamado de empreendedor.
Conforme
José Dornelas (2001), autor do livro “Empreendedorismo -Transformando ideias em
negócios”, empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos
fatos e tem uma visão futura da organização.
José Dornelas (2001), autor do livro “Empreendedorismo -Transformando ideias em
negócios”, empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos
fatos e tem uma visão futura da organização.
O empreendedor é aquele
que assume riscos e começa algo novo.
que assume riscos e começa algo novo.
Algumas características de um empreendedor:
– execução de um
projeto com pouco dinheiro, ou seja, usa a criatividade ao seu favor para,
assim, conseguir atingir os objetivos;
projeto com pouco dinheiro, ou seja, usa a criatividade ao seu favor para,
assim, conseguir atingir os objetivos;
–
consegue fazer as coisas acontecerem;
consegue fazer as coisas acontecerem;
–
dotado de sensibilidade para os negócios;
dotado de sensibilidade para os negócios;
–
tino financeiro;
tino financeiro;
–
capacidade de identificar oportunidades;
capacidade de identificar oportunidades;
–
transforma ideias em oportunidades;
transforma ideias em oportunidades;
– transforma ameaças de concorrentes em
oportunidades.
oportunidades.
O Espírito Empreendedor existe quando um
empreendedor não é somente um fundador de novas empresas e de novos negócios,
mas sim quando ele:
empreendedor não é somente um fundador de novas empresas e de novos negócios,
mas sim quando ele:
–
é a energia da economia;
é a energia da economia;
–
é a alavanca de recursos;
é a alavanca de recursos;
– é
o impulso de talentos;
o impulso de talentos;
–
é a dinâmica de ideias;
é a dinâmica de ideias;
– fareja
as oportunidades e precisa ser
muito rápido, antes que outro empreendedor o faça.
as oportunidades e precisa ser
muito rápido, antes que outro empreendedor o faça.
No Brasil e no mundo, estatísticas mostram
que, uma vez criado um produto e/ou serviço novo, em média, demora-se 2 anos
para algum concorrente tentar copiar a ideia.
que, uma vez criado um produto e/ou serviço novo, em média, demora-se 2 anos
para algum concorrente tentar copiar a ideia.
Sergio Henrique Miorin é Graduado em
Engenharia Elétrica modalidade em Eletrônica pela USF –
Universidade São Francisco, Pós-Graduado Especialista em Engenharia de Redes e
Sistemas de Telecomunicações pelo INATEL – Instituto Nacional de
Telecomunicações, Pós-Graduado Especialista MBA em
Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e
mestrando em Educação pela Unisal. É Diretor Geral da SM – Consultoria,
Treinamentos e Palestras, colunista no Jornal de Valinhos, consultor de
empresas e leciona em instituições de ensino, em cursos técnicos, graduação, pós-graduação
especialização e pós-graduação especialização MBA como: IBE/FGV, Unisal, FAJ e
Anhanguera. Contatos: www.smconsultoriaempresarial.com.br –
[email protected]
Engenharia Elétrica modalidade em Eletrônica pela USF –
Universidade São Francisco, Pós-Graduado Especialista em Engenharia de Redes e
Sistemas de Telecomunicações pelo INATEL – Instituto Nacional de
Telecomunicações, Pós-Graduado Especialista MBA em
Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e
mestrando em Educação pela Unisal. É Diretor Geral da SM – Consultoria,
Treinamentos e Palestras, colunista no Jornal de Valinhos, consultor de
empresas e leciona em instituições de ensino, em cursos técnicos, graduação, pós-graduação
especialização e pós-graduação especialização MBA como: IBE/FGV, Unisal, FAJ e
Anhanguera. Contatos: www.smconsultoriaempresarial.com.br –
[email protected]