COLUNA TANTAS COMUNICAÇÃO

Comunicação
empresarial é uma necessidade de primeira ordem
Decidi ser jornalista
quando tinha 15 anos, simplesmente porque amava escrever. Por um tempo, achei
que isso seria suficiente. Mas, claro, não é. A comunicação vai muito além de
um texto coerente. A comunicação interliga universos diferentes. E no mundo
corporativo, isso não poderia ser diferente.
O que parece ser
simples, não é. Pois se comunicar bem é uma arte, e quando realizada por
profissionais especializados, garante excelentes resultados. Isso porque há
maneiras e maneiras de conversar com seus públicos.
A comunicação
empresarial surgiu no Brasil há mais de 60 anos, quando as empresas investiram
pesado em departamentos internos de comunicação, composto por uma equipe
completa, que cuidava de tudo. Já na década de 80, as agências de assessoria de
imprensa começaram a ganhar notoriedade, pois com a terceirização do trabalho,
o serviço passou a ser mais acessível. Mesmo assim, apenas grandes empresas
contavam com esta ferramenta. Porém, de 20 anos pra cá, com o aumento
considerável de profissionais e de pequenas agências, a comunicação empresarial
passou a ser bem mais utilizada. Pequenas, médias e grandes empresas passaram a
entender a importância da reputação de suas marcas e o campo de comunicação
deixou de ser desconhecido.
Além disso, a
comunicação deixou de ser patrimônio exclusivo de empresas. Passou a configurar
na divulgação de lojas, restaurantes e, claro, pessoas, sejam atletas, artistas
ou profissionais liberais.
Hoje, bem ou mal,
todo mundo se comunica. Mas como se destacar em meio a tantas informações,
notícias, memes, posts, vídeos, curtidas e visualizações? Nunca vivemos um
momento como este. A era digital trouxe consigo uma enxurrada de informações, a
maioria superficial, que poluíram o cenário da notícia.
Até parece que ficou
mais fácil se comunicar diretamente com seus públicos, mas, pelo contrário,
ficou mais complexo. A grande oferta de ferramentas exige um planejamento muito
bem elaborado por uma equipe de profissionais qualificados. Um post mal feito,
uma foto sem propósito são tão prejudiciais para a imagem de uma empresa quanto
uma entrevista mal interpretada em um grande jornal. Tudo, absolutamente tudo,
pode abalar a reputação de uma empresa. E empresários sabem muito bem o quanto
a reputação interfere no valor de uma marca.
Por isso, investir em
uma boa agência de comunicação não é mais luxo. É necessidade. Apesar de
vivermos em um país que não valoriza o trabalho intelectual, o mercado já
percebeu a importância de uma comunicação de qualidade, que muito além de um
simples “release” para imprensa, envolve planejamento, media training, gerenciamento
de crises, ações especiais, redes sociais, eventos, coletivas e comunicação com
os funcionários.
Claro que ainda há
muitos empresários que ignoram a importância disso tudo. Mas a tendência é que o
mercado de comunicação empresarial cresça ainda mais, acompanhando o
desenvolvimento da economia brasileira.
Que me perdoem os
empresários que persistirem na ausência ou em uma comunicação amadora,
caminharão todos para o abismo. É inevitável!
***Juliana Freitas,
sócia na Tantas Comunicação, é jornalista com pós-graduação em Marketing. [email protected]

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