
O valor da energia elétrica elevou os custos mensais dos brasileiros ao longo de 2024, fazendo com que os consumidores residenciais e comerciais tivessem que lidar com o crescimento das tarifas. Para 2025, o cenário deve seguir sem grandes modificações, por exemplo, para os moradores de 234 cidades do interior de São Paulo,que pagam todos os meses uma conta de energia mais cara que a cobrada na capital do Estado.
Segundo os dados mais recentes do ranking da tarifa residencial, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o último reajuste nas tarifas da distribuidora local que atende esses municípios paulistas, fez o preço da energia consumida por kWh (quilowatt-hora) chegar a R$ 0,70. O valor fica à frente do reajuste tarifário cobrado na Capital paulista, que chegou a R$ 0,63.
Ainda de acordo com as informações da Aneel, no cenário regional, os moradores do interior de São Paulo pagam a 5ª, 6ª e 7ª energias mais cara do Sudeste, com a tarifa das concessionárias locais ficando somente atrás de concessionárias dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O encarecimento da tarifa ocorre devido a um conjunto de fatores, incluindo a geração, transmissão e distribuição, além de encargos setoriais e tributos.
Neste cenário, consumidores residenciais e donos de pequenos e médios negócios têm buscado formas para economizar mais na conta de luz, e assim poder reinvestir naquilo que realmente importa, uma vez que, de acordo com uma pesquisa da plataforma Cupom Livre, 25% de todo o orçamento das famílias brasileiras é destinado ao pagamento dessa despesa. Uma alternativa para diminuir esses altos custos é energia renovável, que possibilita o acesso a uma fonte de geração limpa.
Para contribuir com a diminuição das contas de luz, a Serena, empresa global e uma das principais companhias de energia solar e eólica para empresas e residências, tem proporcionado mais economia para pequenos negócios e consumidores residenciais. Com a chamada Geração Distribuída, consumidores formam parcerias com geradores, como a Serena, que abastecem a rede com usinas de energia limpa e renovável, instaladas na região de sua localidade e integradas à rede de distribuição.
A geração dessas usinas é convertida em desconto de até 18% na conta de luz dos moradores do interior de São Paulo, já que essa energia é entregue diretamente para a distribuidora local. A contratação é totalmente digital, por meio da plataforma da Serena tanto para casas, quanto comércios. “A energia limpa e acessível para o maior número de pessoas e empresas, gerando mais economia, já é uma realidade para milhares de consumidores. Na Serena, contamos com uma plataforma digital, que garante a contração de forma simples, sem burocracia, proporcionando a pequenos empreendedores e consumidores residenciais ganhos econômicos que podem ser direcionados para a expansão de seus negócios e residências. Além disso, ao integrar a Comunidade Serena, nossos clientes podem reduzir ainda mais, ou até zerar, suas contas de luz, indicando nossos serviços para familiares, amigos e funcionários.”, afirma Cícero Lima, Diretor executivo de Retail da Serena.
Há mais de 16 anos, somos alimentados pela generosidade da natureza tornando o fornecimento de energia limpa solar e eólica acessível a todos – de grandes empresas globais em busca de lucratividade sustentável, até famílias que procuram consumo de energia sem culpa, em sintonia com o clamor da sociedade por sustentabilidade. Com capacidade de produção suficiente para abastecer 4,2 milhões de residências, somos pioneiros no desenvolvimento de tecnologias limpas que levam a energia sustentável até qualquer consumidor.
Foto: Cícero Lima, Diretor executivo de Retail da Serena.
Crédito: Divulgação.