COM BANCO DE DADOS ÚNICO E TOTENS DE AUTOATENDIMENTO POUPATEMPO GANHA CAPILARIDADE

14 de novembro de 2015.
Há 18 anos quando foi
criado, o programa Poupatempo quebrou uma barreira no setor público, porque
surgiu baseado em algumas premissas, entre as quais, a de atender bem o cidadão
e não permitir privilégios em nenhum tipo de atendimento. Esses princípios
foram lembrados pelo subsecretário de Tecnologia e Serviços ao Cidadão, Julio
Semeghini, em um evento comemorativo dos 18 anos do Poupatempo, no qual
anunciou, para os 11 mil funcionários do programa, os novos desafios e os avanços
tecnológicos em implementação.  “Hoje,
com quase meio bilhão de serviços prestados, o programa impõe novos desafios,
que vamos resolver com os avanços da tecnologia”, afirmou Semeghini. 
Destacou
que, entre as novidades, estão o balcão único e os totens de autoatendimento,
novos serviços por meio eletrônico (via Internet e por dispositivos móveis) e o
banco de dados único, com coleta biométrica das digitais e fotos dos cidadãos.
O programa tem 67
postos físicos instalados na Capital e em municípios do interior, mas ganhará,
em breve, totens para autoatendimento (similares aos caixas eletrônicos dos
bancos), que poderão levar o serviço para mais perto dos usuários. “Hoje,
alguns paulistanos têm que viajar quase 200 km para ir a um Poupatempo. Com o banco
de dados único e os totens, toda cidade poderá ter acesso aos serviços”,
informou Semeghini. Com o banco de dados único e integrado, os cidadãos poderão
solicitar serviços por meio de um celular, pela Internet ou pelos totens, e
receber documentos pelo Correio.
De acordo com o
superintendente de Novos Projetos, Ilídio Machado, 43 dos 67 postos já estão
trabalhando com a coleta unificada e, em dezembro, tem início um teste para o
reuso da imagem, ou seja, um cidadão que fez sua coleta de dados biométrica,
poderá ir solicitar por qualquer meio (posto, toten, celular, Internet) um
documento, sem a necessidade de coletar novamente os dados.
O evento, realizado
na sede da Prodesp (empresa estadual de tecnologia), responsável pelo
desenvolvimento e implementação de novos serviços eletrônicos e de aplicativos,
foi transmitido por videoconferência para postos Poupatempo da Capital e do
interior. Em mensagem gravada em vídeo para todos os funcionários do
Poupatempo, o governador Geraldo Alckmin lembrou que, na época em que o
Poupatempo foi criado, o cidadão precisava esperar um mês para ter uma carteira
de identidade. Hoje, as unidades do Poupatempo emitem 377 mil RGs por mês,
conforme informou a superintendente de Operações do programa, Tânia Andrade.
Em sua mensagem, o
governador reconheceu a importância dos funcionários que, com o seu trabalho,
fizeram do programa o melhor serviço público de São Paulo. “Vocês fazem o
Poupatempo ser o que é: o programa mais bem avaliado do governo”, afirmou.

O Poupatempo é um
programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão
da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro
posto, em 1997, já prestou mais de 466 milhões de atendimentos. Atualmente conta
com 67 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral.
Foto 1 – Evento comemorativo dos 18 anos do Poupatempo.
Foto 2 – Subsecretário de Tecnologia e Serviços ao Cidadão, Julio Semeghini.
Crédito: Divulgação.
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