COMÉRCIO DE CAMPINAS ENCERRA ABRIL COM SALDO NEGATIVO DE EMPREGOS

O comércio de Campinas encerrou o mês de abril com um saldo negativo de empregos, um total de menos 38 postos de trabalho, segundo dados do SindiVarejista de Campinas e Região em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Esse é o resultado de 3.012 admissões contra 3.050 desligamentos. Tal resultado contrapõe o saldo positivo de abril do ano passado, quando houve geração de 199 postos de trabalho com carteira assinada

Apesar de negativo, os dados refletem uma melhora na geração de emprego: nos meses de janeiro e março, por exemplo, o saldo negativo foi de 800 e 436 postos de trabalho fechados, respectivamente.

O dado geral de abril foi influenciado pelo desempenho das lojas de vestuário, tecido e calçados (-67 vagas) e pelo grupo de outras atividades (-44 vagas). Já o melhor desempenho ocorreu nos supermercados (+59 vagas). No quadrimestre há uma perda de 1.251 vagas, com destaque também para as lojas de vestuário, tecido e calçados (-777 vagas). O mesmo grupo de atividades lidera a perda em 12 meses. Observa-se que de maio de 2018 a abril de 2019 o varejo local perdeu um total de 653 empregos formais.

Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, o resultado é motivado pela  queda de confiança do empresário diante do baixo crescimento da economia e da demora nas tramitações das reformas Tributária e da Previdência no Congresso.  “Os levantamentos dos próximos meses, como maio, junho e julho, devem indicar bons desempenhos em comparação ao mesmo período do ano passado, pois naquela ocasião ocorreu a greve dos caminhoneiros que impactou de forma negativa o mercado de trabalho, principalmente o comércio”, explicou.

Assim, os saldos devem seguir positivos, mas ainda não haverá a recuperação total das vagas perdidas em anos anteriores.

 

Foto: Presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Google+
https://www.panoramadenegocios.com.br/comercio-de-campinas-encerra-abril-com-saldo-negativo-de-empregos/
Twitter
LinkedIn

Veja também

GALLERIA SHOPPING RECEBE SETE NOVAS LOJAS

Sete novas marcas chegarão ao Galleria Shopping nos próximos meses, tornando o mix de operações …

Facebook
Google+
https://www.panoramadenegocios.com.br/comercio-de-campinas-encerra-abril-com-saldo-negativo-de-empregos
Twitter
LinkedIn