COMÉRCIO ELETRÔNICO REGISTRA CRESCIMENTO NO NATAL

O Natal online de 2012 teve um crescimento nominal de 18% em relação ao ano anterior, quando
foram faturados R$ 2,6 bilhões em bens de consumo. No entanto, a previsão
inicial de um crescimento de 25%, não foi alcançada, isso de acordo com a e-bit, empresa especializada em
informações do comércio eletrônico.

Entre 15
de novembro e 24 de dezembro, o faturamento do e-commerce chegou a R$ 3,06 bilhões e o
ticket médio ficou em R$ 359,00. O número de pedidos chegou a 8,5 milhões. No
entanto, alguns fatores ainda frearam o consumo para o Natal. A Black Friday,
dia 23/11, por exemplo, teve um pico tão alto de crescimento (143%) que acabou
gerando um período de maior marasmo no e-commerce no Natal. Isso por que seu
sucesso provocou vendas em excesso, não esperadas no setor, ocasionando atraso
na entrega nas semanas seguintes, desacelerando assim as vendas para o período.

Além disso, o endividamento dos brasileiros, principalmente da nova
classe média, que já representa metade dos e-consumidores, também colaborou
para que os números na ocasião não fossem os previstos. Em Novembro, por
exemplo, 59% das pessoas disseram estar endividadas, sendo que e 6,8%
declararam que não terão como pagar as dívidas, refletido também no e-commerce, uma vez que 56% dos
e-consumidores são da Classe C.

A
categoria mais vendida no natal foi “Moda e Acessórios” com 12% do volume de
pedidos. Em segundo lugar ficou “Eletrodomésticos” com 11%, seguida por “Saúde,
beleza e medicamentos” com 10%, “Informática” com 9% e “Casa e decoração” com
8%. Sendo assim, a categoria Moda e Acessórios assumiu pela primeira vez a
liderança nas vendas natalinas.

Já os
atrasos nas compras online sofreram uma piora no seu índice, com relação aos
consumidores que ainda aguardam a entrega dos produtos. No ano passado, 13% dos
pedidos não foram entregues no prazo. Em 2012, esse número subiu para 18,37%
apesar dos investimentos realizados pelos varejistas e empresas de logística
responsáveis pelas entregas.

Comportamento do internauta brasileiro no Natal

De acordo com a Navegg, (www.navegg.com.br), referência
latino-americana em dados de audiência online, nos últimos 30 dias, 18,93
milhões de internautas brasileiros utilizaram a internet para buscar produtos.
Desse total, 7,95 milhões são pertencentes à nova classe média, o que
corresponde a 42%.

Embora produtos da categoria “Moda & Acessórios” tenham sido os mais
vendidos no e-commerce em geral, o levantamento da Navegg aponta que os
produtos mais pesquisados por esse público no período de Natal foram os
smartphones. Também entram nessa lista os televisores, maquiagens e cosméticos
e eletrodomésticos como aparelhos de ar condicionado, ventiladores e
purificadores de água. “No Natal, as pessoas compram para presentear. A pesquisa
por produtos de maior valor agregado como smartphones é grande, mas na hora da
compra, os consumidores acabam optando por itens mais em conta, como
vestuário”, explica Adriano Brandão, diretor de marketing da Navegg.

Os presentes mais procurados no Buscapé e QueBarato!

Os itens mais buscados no Buscapé, maior site de
comparação de preço da América Latina, e no QueBarato!, plataforma global
de negociações, também foram os smartphones. De acordo com dados levantados
pelo Buscapé, a variação no preço desses produtos chegou a 290,38%.


Sobre o Buscapé Company

Única
plataforma completa de digital commerce, o Buscapé Company (www.buscapecompany.com) é direcionado para indústrias de bens de consumo,
varejistas, distribuidores, mercado financeiro e agências de publicidade que
precisam conectar seus produtos e serviços aos consumidores e dar a estes poder
de decisão. Com atuação global e maior time de desenvolvimento de tecnologia de
internet da América Latina, começou a operar em 1999 e hoje, com suas marcas, é
líder absoluto.

Suas
principais propriedades são o Buscapé (www.buscape.com.br): líder em comparação de preços, presente no
Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e em mais 17 países da América
Latina. O Buscapé compara preços de mais de 10.000.000 de produtos vendidos por
60.000 empresas e é responsável pelo shopping de mais de 100 portais, incluindo
Microsoft.

e-bit (www.ebit.com.br): presente no mercado brasileiro
desde janeiro de 2000, a e-bit conquistou destaque no desenvolvimento do
comércio eletrônico no país sendo referência no fornecimento de informações de
e-commerce. A e-bit oferece serviços tanto para empresas como para o
consumidor online. Para os consumidores, a e-bit colabora para o aumento
da confiança nas compras pela internet, publicando em seu site (www.ebit.com.br) o resultado das avaliações das
pessoas que realmente compraram nas lojas virtuais conveniadas. Já as
informações sobre os serviços direcionados às empresas podem ser encontradas no
site institucional da e-bit (www.ebitempresa.com.br). A e-bit tem atualmente
mais de 8.000 lojas conveniadas.

Navegg (www.navegg.com): empresa do Buscapé Company, criada em 2009, é líder e
referência do mercado latinoamericano em dados de audiência online. Presente em
mais de 8 mil sites, a Navegg tem uma base de mais de 89 milhões de
internautas. Suas soluções para portais e anunciantes possibilitam a entrega e
personalização, em tempo real, de conteúdo e publicidade com base no perfil
demográfico, interesse e intenção de compra de cada usuário, entre outros
critérios.

QueBarato! (www.quebarato.com.br): líder em classificados gratuitos, o
QueBarato! está presente em 28 países, todos de língua hispânica ou portuguesa,
permitindo que as pessoas anunciem seus produtos, serviços, automóveis e imóveis de forma
rápida, segura, eficiente e gratuita.
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