COMÉRCIO VAREJISTA DA REGIÃO DE CAMPINAS REGISTRA ALTA NO FATURAMENTO DE ABRIL

O faturamento do comércio varejista na região de Campinas (SP) atingiu R$ 4,8 bilhões em abril, alta de 12,9% em relação ao mesmo mês de 2017 e representa o melhor desempenho do estado. Essa cifra foi a maior para um mês de abril desde 2014. Nos quatro primeiros meses do ano, houve elevação de 11,1% e, no acumulado de 12 meses, crescimento de 6,4%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com o SindiVarejista de Campinas e Região.Sanae&Funcionarios2014_0374

A região de Campinas se destacou e apresentou melhor desempenho em comparação com outras áreas do estado com 12,9%. Na comparação de abril de 2017 com o mesmo mês de 2018, a região de Guarulhos registrou alta de 12,4%, seguido de Taubaté, 11,4%, e Jundiaí, 8,5%. A região com  pior resultado foi Presidente Prudente: aumento de 3,8% nas vendas. A média do estado de São Paulo foi de 7,3%.

Das nove atividades pesquisadas, apenas duas tiveram queda nas vendas se comparado a abril do ano passado. Lojas de vestuário, tecidos e calçados caíram 8,2%; e supermercados registraram um resultado negativo de 2,5%, com impacto negativo de 1,5 ponto porcentual no desempenho geral.

Por outro lado, os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos cresceram 175,8%; de concessionárias de veículos alta de 28,1%; e de outras atividades aumento de 12,1% tiveram os maiores crescimentos. Juntos, contribuíram com 11,9 pontos percentuais. para o resultado do mês.

Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, o bom momento do varejo até abril é explicado pela continuidade positiva do tripé de variáveis determinantes do consumo (inflação, emprego e crédito) que contribuiu para manter em patamares razoáveis os níveis de confiança das famílias e das empresas. “Entretanto, essa melhoria merece ser observada com maior atenção a partir de maio, quando os impactos da paralisação dos caminhoneiros refletiram de maneira sensível na percepção dos consumidores em função das altas já detectadas nos preços de vários itens essenciais”, disse.

Sanae também explica que os bons resultados mostrados até abril, as frequentes turbulências políticas em ano eleitoral, cercadas por muitas incertezas e gerando volatilidade diária nos mercados, podem a partir de maio mostrar impactos sobre o cenário econômico conjuntural. “A avaliação dos resultados de vendas de maio será para se começar a definir, com mais precisão, as tendências para o varejo até o fim do ano”.

As vendas do comércio varejista no estado de São Paulo atingiram R$ 52,9 bilhões em abril, alta real de 7,3% em relação ao mesmo período do ano passado. É a maior cifra registrada para um mês de abril desde 2008 e R$ 3,5 bilhões acima do apurado em abril de 2017. Com esse resultado, o faturamento real do setor acumulou altas de 6,8% no ano e de 5,5% nos últimos 12 meses. Como vem ocorrendo desde julho de 2017, as vendas do varejo cresceram em todas as 16 regiões do Estado, evidenciando o bom momento do comércio nesse início de ano. Entre as nove atividades pesquisadas, apenas os supermercados apresentaram queda nas vendas em relação a abril de 2017 de 4,2%, resultando em uma pressão negativa de 1,6 ponto porcentual no resultado geral. Por outro lado, os setores outras atividades (15,7%) e concessionárias de veículos (20,8%) foram determinantes para o desempenho geral, contribuindo com 5,3 pontos porcentuais.

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)  e FecomercioSP. Os dados correspondem às cidades de  Águas de São Pedro, Americana, Araras, Artur Nogueira, Campinas, Capivari, Charqueada, Cordeirópolis, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Hortolândia, Indaiatuba, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Piracicaba, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Maria da Serra, São Pedro, Sumaré, Valinhos.

Foto: Presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PATROCÍNIOS E TREINOS EM CASA MANTÊM TIME FEMININO DE BASQUETE DURANTE PANDEMIA

Com cortes e redução de patrocinadores em todas as modalidades esportivas, muitos times brasileiros já …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn