COMO REALIZAR UMA TRANSIÇÃO DE CARREIRA COM SUCESSO?

ARTIGO DE LILIAN CARMO 

Durante minha palestra sobre transição de carreira no Power Business, evento para empresários que aconteceu em São Paulo no início do mês, fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que estão mirando algum tipo de transição, seja de carreira ou nos negócios. E isso não é novidade. Uma pesquisa divulgada no ano passado, apontou que 90% dos brasileiros estão infelizes com seus trabalhos e desses, 64,24% gostariam de fazer algo diferente do que fazem para serem mais felizes.

Mas afinal, como saber (e realizar) uma transição de carreira com sucesso?

Em minhas consultorias, abordo cinco passos para esta ação, entretanto, antes de tudo, é preciso entender como você enxerga a mudança. Sair da zona de conforto é navegar por águas desconhecidas, mas, por outro lado, também significa se abrir para novas possibilidades e, sobretudo, novas experiências.

Há disposição para isso? Existe desconforto grande o suficiente para lhe fazer mudar de carreira? Isso te entusiasma, causa aquele frio na barriga? Então é a hora!

Posto isso, o primeiro passo é identificar o propósito, aquilo que te motiva, que causa um legítimo frio na barriga. O propósito é a engrenagem que move qualquer atividade que realizamos. É ele que vai substanciar os momentos tempestuosos e de dificuldade, durante o processo de transição. Além disso, seguir seu propósito reduz categoricamente a chance de erro, afinal, realizar transição de carreira para algo que não te fará feliz em alguns anos seria traumático.

O segundo passo é planejar. Nem uma corrida no parque é realizada sem planejamento, checagem de materiais e necessidades. Aqui, falamos de uma carreira nova, portanto, vale se debruçar com calma e muita atenção quanto aos objetivos (intangíveis) e metas (tangíveis, inclua prazos) que você almeja para este novo cenário. Inclua neste plano todas as habilidades que você precisa desenvolver para a nova função e lembre-se das competências técnicas e das comportamentais – as soft skills que são tão requisitadas quanto seu diploma.

No terceiro passo, alcançamos o degrau dos riscos e da capacidade inata que temos de superação diante de adversidades. Desse escopo, muitas habilidades podem surgir e agregar valor ao seu “novo” eu profissional. No entanto, assumir riscos está diretamente associado ao medo e, neste contexto, esbarramos em circunstâncias que vão além do profissional e atingem aspectos pessoais. Saiba isolar estes medos e busque ajuda para trabalhá-los.

Buscar conhecimento é primordial para quem está em transição, é o quarto passo. Mesmo após anos na área de negócios, quando realizei minha transição de carreira, busquei conhecimento a fim de ampliar minha capacidade de gerir esse novo desafio. A princípio, a leitura é sua melhor aliada. Busque artigos acadêmicos, revistas especializadas e se debruce sobre livros com sinergia aos seus desafios. Aqui não falo apenas de conhecimentos técnicos, mas de autoconhecimento também. Você sabe, de fato, quais são suas expertises de maior destaque? Sabe como usá-las ao seu favor?

Hoje, temos um movimento de mercado que demanda por microespecializações e inúmeras instituições estão surgindo neste sentido. As edtechs, como são chamadas, exploram segmentos de mercado com capacitação mais focada e em menos tempo que uma pós-graduação de 2 anos, por exemplo.

Já no quinto passo, falamos da ação em si, etapa divisora de águas para sair da inércia. Colocar em prática o planejamento desenhado lá atrás e lidar com os resultados de cada etapa, sejam positivos ou negativos. Aprenda nos tropeços e sedimente experiência. Celebre os acertos e avanços, por menores que sejam. Nesta etapa, use seu networking e engaje sua rede com o desenrolar da sua nova trajetória.

A transição de carreira rompe com paradigmas que trazemos no inconsciente coletivo quanto à segurança de ter um emprego fixo, estabilidade financeira e nosso eterno duelo com o tempo. Essas crenças limitam seu desenvolvimento e podem colocar em risco sua mudança, portanto, busque apoio profissional para cada etapa aqui proposta, um coach de carreira é uma alternativa viável. Se informe sobre profissionais sérios e use de referências e indicações. Lembre-se: sua experiência sempre vai contar, afinal, o mercado recebe de bom grado os profissionais multidisciplinares.

Lilian Carmo é master coach, diretora executiva da Febracis Campinas, sócia da Optimize Consulting e palestrante nas áreas de liderança, gestão, carreira e desenvolvimento pessoal. É mestranda em Neurociência pela Florida Christian University (FCU), master trainer Febracis e pós-graduada em gestão de pessoas, com extensão em finanças pela FGV. Com mais de 18 anos de experiência, atuou como executiva na Johnson & Johnson, Astrazeneca, Sanofi Aventis, Banco Itaú e Banco do Brasil.

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