COMPRA AGORA CRIA ECOSSISTEMA NO WHATSAPP PARA AJUDAR O PEQUENO VAREJISTA

O Compra Agora é o primeiro marketplace digital B2B de bens de consumo no Brasil e um dos maiores vendedores e distribuidores de bens de consumo embalados (CPG) no país. Eles têm um amplo catálogo de produtos, com mais de 450 marcas que representam 30% da cesta do varejista. A companhia, que já nasceu digital, começou como um braço do e-commerce da Unilever e evoluiu até se tornar um ecossistema digital multicanal independente. O propósito desse ecossistema é ajudar o pequeno e médio varejista do Brasil a prosperar e crescer num novo mundo digital.

Em 2022, esse ecossistema digital foi estendido para o WhatsApp, o serviço de mensageria que a grande maioria dos varejistas do Brasil já usa todos os dias. Sendo a maior plataforma de mensagens do Brasil – com uma taxa de instalação de 98% entre as pessoas que usam smartphones – percebeu-se a necessidade de complementar a estratégia de canais de vendas.

Para alcançar este objetivo, usaram a solução de Comércio Conversacional da Yalo para construir um ciclo de comunicação, de ponta a ponta, com sua rede de varejistas. Escolheram a Yalo porque dividiam com a companhia um olhar similar no que diz respeito à geração de resultados reais e, também, um kit de ferramentas que foram desenhadas especificamente para as vendas B2B de produtos de bens de consumo. “Nosso propósito é contribuir para que o pequeno empreendedor possa comprar bem, vender bem e administrar bem em um mundo digital. E para isso, é essencial oferecer ferramentas que ajudem no bom gerenciamento do negócio, com praticidade, autonomia e confiança”, diz Julio Campos, CEO do Compra Agora.

Adicionalmente, a Yalo ajudou o Compra Agora a obter um “green badge” no WhatsApp, eliminando qualquer empecilho que eles pudessem encontrar na promoção de produtos neste canal.

Em fevereiro de 2022, 74% da base ativa de clientes do Compra Agora possuía o canal de WhatsApp habilitado para receber notificações com promoções, mensagens ou conversas a qualquer momento. Além disso, no último dia 12 de outubro, o Compra Agora disponibilizou as vendas direto via WhatsApp.

O Comércio Conversacional (C-Commerce) fez crescer as vendas em todos os canais

O Compra Agora usou seu canal conversacional no WhatsApp para alcançar um maior número de lojas, alavancando sua penetração de produtos e crescendo suas vendas. Deu aos lojistas uma experiência de compra premium caracterizada pela flexibilidade, praticidade e facilidade de uso. Eles creditaram a Yalo como um pilar fundamental para atingir este objetivo, ajudando a fortalecer seu relacionamento com os varejistas e aumentando as vendas; aliás, o WhatsApp já é primeiro canal com maior representatividade de vendas no contato direto com o cliente (40%), superando e-mail e SMS. “O WhatsApp é um importante canal de comunicação e, a partir de agora, de vendas para o Compra Agora. Por meio dele otimizamos nosso processo de conversação, soluções de problemas ou realização de pedidos para varejistas e vendedores. A interface da Yalo dentro do aplicativo é uma porta de entrada para a digitalização – um dos pontos focais do Compra Agora – e ajuda a simplificar a vida de nossos clientes de forma ágil, prática e ainda mais flexível, otimizando nossos processos”, explica Julio Campos.

Personalização que melhora os resultados

Para melhorar os já bem-sucedidos resultados no WhatsApp, o Compra Agora utilizou dados de conversas reais com os clientes, em escala, para criar grupos de segmentação mais detalhados. Através da compreensão dos interesses dos seus clientes, eles foram capazes de estabelecer o momento certo de entrar em contato, enviando notificações personalizadas, informando ao público-alvo as quedas nos preços e as promoções de produtos. Isso aumentou a qualidade do canal e impulsionou seu desempenho, dando ao Compra Agora segurança para aumentar seu volume de notificações em mais de três vezes, em apenas um mês.

O Compra Agora saltou de 26 mil notificações em maio para 80 mil em junho e mais de 160 mil em julho. Menos de um mês após o lançamento na plataforma da Yalo, em fevereiro, a Compra Agora lançou uma campanha no WhatsApp durante um dos dias de compra mais agitados do ano. As promoções que enviaram, através da Engagement Suite da Yalo para a base de dados de lojas segmentadas, foram quase duas vezes mais eficientes do que nos seus outros canais digitais gerando uma taxa de conversão de 6% (versus uma média de 3.2% nos outros canais).

Em agosto de 2022, seis meses depois do lançamento da plataforma da Yalo, o canal de Comércio Conversacional do Compra Agora já havia conquistado taxas de abertura de notificações e promoções de produtos de 80% entre os pequenos varejistas, gerando mais de 24 milhões de reais, através do WhatsApp, e um ROI de 7,622%.

 

Foto: Julio Campos, CEO do Compra Agora.

Crédito: Silvia Zamboni.

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