COMUNICAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA EMPRESAS

A boa comunicação é fundamental em
qualquer tipo de relacionamento e, nas relações profissionais, não poderia ser
diferente. Por isso, segundo os especialistas, na Era da Informação, para o
sucesso profissional é imprescindível saber se comunicar.
De acordo com o professor e
especialista em comunicação e oratória da IBE-FGV, Leandro Garcia, saber se
comunicar está longe de falar muito ou discursar em público. No ambiente de
trabalho, a prática significa transmitir uma ideia de forma clara e objetiva,
ou seja, prolixidade, complexidade e tempo em excesso não são vistos com bons
olhos. “Longe de ser apenas um dom nato, a qualidade pode ser aprimorada com
treinamento e qualificação. É comum encontrar alguém que era tímido e hoje se
dá muito bem em apresentações e até lidera equipes. Esses profissionais estão
se destacando no mercado porque reconheceram a necessidade e desenvolveram a
competência”, explica.
Segundo o professor, a situação é tão
complicada que as empresas têm investido cada vez mais em cursos de preparação,
técnicas de apresentação, oratória e até mesmo teatro para desenvolver as
habilidades nos profissionais. “Comunicar-se bem é um dom raro, mas a
necessidade existe em todos os ambientes. Não adianta ter uma boa ideia ou um
ótimo produto se você não souber falar sobre ele”, diz.
Leandro Garcia disse ainda que existe um ponto que as empresas estão
trabalhando que é a própria questão da avaliação 360º, que é uma comunicação
interpessoal. “Como que a pessoa lida com os colegas, como que ela se comporta
com outros departamentos. Um dos fatores que nos últimos anos tem mudado demais
é a função generalista. Por mais que muitas pessoas ocupem um determinado
cargo, hoje esse cargo é acumulativo, exerce diversas funções, onde se faz
necessário a comunicação e a boa comunicação entre os departamentos, entre as
áreas e isso se faz não somente no momento da reunião, mas acontece muito
antes, que é a questão da tratativa com as pessoas, o relacionamento
interpessoal, a postura dela. Isso também garante o sucesso dentro de uma
negociação”, destaca.
Discursos e apresentações em frente ao espelho são bem vindos, mas,
segundo o especialista, a melhor técnica para desenvolver a habilidade é a
prática. “Se a pessoa percebe que tem essa dificuldade, ela deve enfrenta-la.
Não será fácil, mas ela só ficará livre desse medo se encará-lo. De início, um
exercício importante é colocar uma câmera e gravar a apresentação. Após isso,
assista ao vídeo e pontue onde você errou e o que precisa ser feito para
melhorar. Treine incessantemente e a evolução será gradativa”, orienta.
De acordo com o professor Leandro
Garcia, hoje existe uma preocupação muito grande e que muitas empresas
trabalham e está na moda  que é o coaching, a questão do líder. “Nós
sabemos que a técnica de coaching ou liderança são pouquíssimas pessoas que tem
essa

liderança nata ou até desenvolvida pelo simples fato que cada um às vezes
não acaba tendo dentro de si esse conceito de liderança e liderança a gente não
impõe. A gente acaba conduzindo as outras pessoas através dos atos, através da
maneira na qual a pessoa age com os colegas, enfim teoricamente ela é eleita um
líder e essa busca das empresas cada vez mais em ter profissionais que tenham
esse perfil de liderança desenvolveu um mercado muito grande que é o de
empresas de treinamento e de consultoria que acabam trabalhando a questão do
coaching”, explica.

Para a especialista
na área de Recursos Humanos e diretora da Business Partners Consulting Interior
São Paulo Viviane Gonzalez, em um mercado altamente dinâmico, competitivo e
voraz, o profissional que sabe se comunicar é muito mais valioso para a
empresa. “A boa comunicação já nem é pré-requisito básico hoje em dia, mas uma
competência fundamental para se destacar no mercado e alavancar a carreira”,
afirma.
Segundo ela, incrivelmente, a maioria
dos problemas corporativos é proveniente de falhas na comunicação. “Eles afetam
todo tipo de ambiente onde há convivência entre pessoas. Não dá mais para ser
por um lado extremamente técnico e, por outro, tão humano assim. Atualmente, os
tipos de negócios e relacionamentos do ambiente corporativo exigem um
profissional que agregue essas duas habilidades, mas que, via-de-regra, saiba
como falar e se fazer entender”, avalia.

Foto 1: Professor e especialista em comunicação e oratória da IBE-FGV, Leandro Garcia.
Foto 2: Diretora da Business Partners Consulting Interior São Paulo Viviane Gonzalez.
Crédito: Tantas Comunicação 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ACREFI ELEGE O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO EM 66 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ENTIDADE

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) acaba de eleger seu …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn