COMUNICAÇÃO NÃO É PASTEL: É ESTRATÉGIA, ESTUDO E RESPONSABILIDADE

COMUNICAÇÃO NÃO É PASTEL: É ESTRATÉGIA, ESTUDO E RESPONSABILIDADE

ARTIGO DE LEANDRO CARPEGEANI

Nos últimos tempos, a inteligência artificial tomou conta dos debates sobre marketing e comunicação. Ferramentas que automatizam textos, geram imagens e até roteiros em questão de segundos viraram o novo “padrão ouro” para muitos. Mas é preciso fazer uma pausa aqui: nem tudo é inteligência artificial, e definitivamente, nem tudo acontece na velocidade de fritar um pastel.

Quando falamos de comunicação, falamos de construção — e construção leva tempo. Cada decisão de design, cada palavra em um post, cada cor, cada ação pensada, carrega um impacto direto na imagem de uma marca. E isso não se mede em likes no Instagram. Isso se chama branding.

E branding, meus amigos, é planejamento.

Em marketing, usamos uma técnica clássica e poderosa: Quem, O quê, Quando, Onde e Por quê.

Essas perguntas não são burocracia. São a base para criar campanhas mais eficazes, personalizadas e com reais chances de sucesso. Entender a fundo cada uma dessas variáveis é o que permite que uma empresa comunique de forma estratégica, relevante e alinhada com seus objetivos.

Por isso, quando você contrata um profissional de marketing ou uma agência, respeite o trabalho que está sendo apresentado. Nada ali foi feito por impulso. Tudo foi pensado, planejado e alinhado com o que é melhor para a sua marca. Valorize o estudo por trás de cada entrega. Valorize o tempo e a experiência que vêm junto com aquele material.

Na comunicação, não aplicamos gostos pessoais. Aplicamos estratégia. E o que define o que funciona ou não é o objetivo da marca — não a cor preferida do sobrinho, nem se “eu não gostei dessa fonte”.

Criar “só uma artezinha” leva tempo, estudo e dedicação. Não é pastel, é posicionamento.

É o que constrói percepção, reputação e autoridade no mercado.

Então da próxima vez que você olhar para uma peça de comunicação, lembre-se:

Por trás dela tem briefing, pesquisa, conceito, estratégia e intenção.

Comunicação não é sobre fazer por fazer.

É sobre fazer certo, com propósito.

Leandro Carpegeani é diretor de Marketing da Ekoala.

CONTADORES AMPLIAM ATUAÇÃO PARA ORIENTAR EMPRESAS SOBRE EXIGÊNCIAS DA NR-1 RELACIONADAS À SAÚDE MENTAL

INTELIPOST CRESCE 32% EM NOVAS VENDAS E INVESTE R$ 50 MILHÕES PARA AMPLIAR INTELIGÊNCIA LOGÍSTICA

BRANDT ANUNCIA GIANO CALIARI COMO NOVO DIRETOR DE MARKETING PARA ACELERAR EXPANSÃO NO BRASIL

WEBINAR DEBATE OS DESAFIOS JURÍDICOS DA INTELIGÊNCVIA ARTIFICIAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

A INDÚSTRIA ENTRA EM CAMPO

ZYGON CRIA VENTURE ESPECIALIZADA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA TRANSFORMAR O MERCADO PUBLICITÁRIO

EMPRESÁRIOS E INVESTIDORES DISCUTEM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS E EXPANSÃO NO PARAGUAI EM EVENTO NO WTC

GRANDES EVENTOS DO FUTEBOL DEVEM TESTAR CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DIGITAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

CAMPINAS DECOR REVELA OS AMBIENTES VENCEDORES DA EDIÇÃO COMEMORATIVA DE 30 ANOS

Assine nossa newsletter

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Aplicam-se os Termos de Serviço.