CONDOMÍNIOS INDUSTRIAIS SÃO ALTERNATIVAS PARA EMPRESAS EM BUSCA DE CONTENÇÃO DE GASTOS

O espaço para instalação de indústrias é um aspecto que demanda grande investimento financeiro, o que, muitas vezes, acaba se tornando uma dificuldade para novas empresas se solidificarem. Durante a etapa de orçamento do projeto empresarial, é necessário que os investidores busquem meios de racionalização de gastos, identificando a existência de alternativas a determinados desembolsos. Jorge Bahia, CEO do Grupo Bahia Associados, explica sobre a possibilidade da instalação de empresas em condomínios industriais.

Segundo Bahia, a política de racionalização de gastos necessita ter uma visão de ganhos por escala, sempre atrelada à eficiência operacional do produto fim a que se propõe o investimento. “Assim, essa possibilidade de rateio de gastos deve buscar dividir dispêndios necessários e imprescindíveis durante a realização da operação. Entre estes gastos está a instalação do negócio, que pode ser realizada em condomínios industriais”, diz.

Jorge Bahia afirma que a instalação em condomínios, entre diversos aspectos, já traz em visão primária a maior garantia de segurança. Paralelamente, há outros aspectos que podem ser levados em consideração tanto pelos benefícios em si como a própria divisão de tais gastos necessários com outros condôminos. Entre eles estão a manutenção das instalações, limpeza, área de lazer de Colaboradores, profissionalismo no atendimento e na relação comercial, refeitório, entre outros.

No entanto, esses aspectos não podem ser os únicos a serem levados em consideração. “Ao buscar uma alternativa de instalação, a empresa deve ponderar detalhes relacionados diretamente à rentabilidade e lucratividade de sua operação, e não podem estar vinculados somente ao fato de pagar mais ou menos pela instalação ocupada”, acrescenta o CEO.

Segundo Jorge, o Grupo Bahia está atuando na gestão administrativa e financeira desses empreendimentos. “Estamos disponibilizando para as empresas nosso conhecimento quanto a administração de seu CAPEX (capital expenditure) e de seu OPEX (operational expenditure), ou seja, estamos dispostos a acompanhá-la desde o início do seu investimento racionalizando seus gastos e trazendo rentabilidade ao seu investimento, seja, no controle do fluxo de caixa, na racionalização e maximização de créditos tributários, seja na boa gestão da confecção e acompanhamento do seu orçamento”, explica.

Atualmente, o cuidado com a instalação ou realocação de investimentos conta com mais um ingrediente que são os incentivos fiscais. “Com as novas diretrizes limitadoras aplicadas aos benefícios, ou seja, o cuidado na análise das condicionais para obtê-los e mantê-los, reforça-se o foco na rentabilidade do negócio por mérito na administração exemplar dos investimentos o que está relacionado, também, a possibilidade do bom aproveitamento no rateio de gastos”, diz.

Jorge Bahia sugere às empresas que têm intenção de se instalar em espaços dessa natureza que busquem informações sobre a administração ou gestão da área, relacionamento da gestão com condôminos, operações já instaladas no local, ocorrências de sinistros já identificadas no local, facilidade de acesso por colaboradores, clientes e fornecedores, infraestrutura quanto à tecnologia relacionada a comunicação, informações sobre a infraestrutura local, entre outros.

Condomínios industriais costumam estar localizados em áreas estratégicas visando facilitar o acesso de matérias-primas, produtos e profissionais, seja próximo a rodovias aeroportos ou portos, cita o consultor.  Dessa forma, soma-se a localização aos benefícios financeiros: o rateio de gastos não se limita ao espaço de instalação, mas às atividades e despesas imprescindíveis ao negócio, e envolvem também benefícios fiscais quando da instalação e muitas vezes no decorrer da operação. Condomínios industriais são, afinal, a alternativa de investimento para instalação ou realocação que muitas empresas procuram.

 

Foto 1 – Empresa instalada em condomínio industrial.

Foto 2 – Jorge Bahia, CEO do Grupo Bahia Associados.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CINCO DICAS PARA TRANSFORMAR UMA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EM EMPREGO FIXO

Todos os anos, entre setembro e dezembro o país vive um momento de otimismo econômico. …

Facebook
Twitter
LinkedIn