CONFIANÇA DOS EMPRESÁRIOS DA CONSTRUÇÃO MINEIRA RECUA EM MARÇO

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (Iceicon-MG) recuou 2,4 pontos na passagem de fevereiro que registrou 53,2 pontos para março em 50,8 pontos, após duas elevações consecutivas. Apesar da queda, o índice permaneceu acima de 50 pontos pelo sétimo mês sucessivo – valores acima de 50 pontos apontam predominância de confiança entre os empresários.Daniel Furletti (1)

O indicador aumentou 0,5 ponto frente a março de 2017 e foi o maior para o mês desde 2013, quando registrou 53,7 pontos. Em março, o Iceicon do Brasil (57,0 pontos) cresceu 0,7 ponto na comparação com fevereiro e ficou acima de 50 pontos pelo oitavo mês seguido.

O recuo no Iceicon-MG foi decorrente da piora do componente de expectativas, que avalia as perspectivas dos empresários com relação ao desempenho da economia nos próximos seis meses. O indicador caiu 4,0 pontos, passando de 57,5 pontos em fevereiro para 53,5 pontos em março. A despeito do recuo, o índice continuou acima de 50 pontos pelo sétimo mês consecutivo.

Por outro lado, o indicador de condições atuais, componente que mostra a percepção dos empresários com relação à situação atual dos negócios, aumentou 0,6 ponto entre março (45,2 pontos) em fevereiro. Embora abaixo de 50 pontos desde novembro de 2012, o resultado foi 1,7 ponto superior ao de março de 2017 (43,5 pontos) e o melhor para o mês em seis anos. “A recuperação ainda lenta da economia e a instabilidade política são alguns fatores que contribuem para a arrefecimento da confiança dos empresários da construção, em especial, das suas expectativas”, analisa o economista e coordenador do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Daniel Furletti. Mas, o economista salienta também que “de toda forma é necessário aguardar os novos resultados para avaliar se a queda foi pontual e qual será a tendência, já que nos últimos sete meses encontra-se acima de 50 pontos”, finaliza.

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (Iceicon-MG) é uma publicação mensal realizada pela Gerência de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).

Foto: Economista e coordenador do Sinduscon-MG, Daniel Furletti.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Google+
https://www.panoramadenegocios.com.br/confianca-dos-empresarios-da-construcao-mineira-recua-em-marco/
Twitter
LinkedIn

Veja também

VOOPTER PREVÊ CRESCIMENTO DE 120% ATÉ O FINAL DE 2018

O Voopter, aplicativo brasileiro líder em comparação de preços de passagens aéreas, espera crescer 120% …

Deixe uma resposta

Facebook
Google+
https://www.panoramadenegocios.com.br/confianca-dos-empresarios-da-construcao-mineira-recua-em-marco
Twitter
LinkedIn