CONFIRA OS RESULTADOS DA PESQUISA MARCAS DE CONFIANÇA 2013

A 12ª edição da Pesquisa
Marcas de Confiança 2013*, realizada pela Revista Seleções e pelo Ibope
Inteligência, que revela a confiança dos leitores da revista em marcas,
instituições e personalidades brasileiras trouxe resultados surpreendentes. A amostra,
de 1.500 respondentes, representa o universo de mais de 1 milhão de leitores da
publicação.

O
prêmio Marcas de Confiança Seleções/Ibope vai acontecer no dia 3 de setembro,
durante um café da manhã, a partir das 8h30 no Leopoldo Faria Lima, em São
Paulo. O evento será conduzido por Mona Dorf e vai contar com a presença de
executivos das marcas vencedoras, além de publicitários, jornalistas e
personalidades.

Há 7 anos, os leitores elegem a Marca de
Confiança dos Brasileiros, independentemente da categoria. Até então, Nestlé
venceu todas as edições. Mas, agora, a empresa alimentícia divide a liderança
com a Petrobras, no ano em que a companhia comemora seus 60 anos. A pesquisa
também desvenda, desde 2007, qual a Empresa mais Responsável Socialmente.
Natura foi campeã pela 7a vez.

A pesquisa trouxe, ainda, alguns resultados
que merecem destaque. Na categoria Eletroeletrônicos, Samsung aparece dividindo
a liderança com Sony – até então vencedor absoluto. Segundo a avaliação do
Ibope, Samsung vem crescendo ao longo dos anos e a
projeção estatística é de que 99% de chance da marca ser vencedora isolada no
próximo ano.

Na categoria Bandeira Posto de Gasolina, cuja
campeã é a BR Petrobras, a segunda colocada, Ipiranga, subiu 7%. Apenas 8
pontos separam as duas marcas da liderança.

Outras marcas se consolidam na liderança. Caso de
ZeroCal, que subiu 10 pontos percentuais – o maior crescimento no estudo deste
ano. Dove (sabonetes) subiu 5%, assim como Dorflex (Analgésicos). Fiat
(automóveis) aumentou em 4 pontos e assumiu a liderança isolada da sua
categoria.

Duas marcas ultrapassam os 60% de índice de
confiabilidade: OMO (79%) e Colgate (64%). Acima de 40% de confiança estão Brastemp
(45%), Visa (55%), Suvinil (54%), Nestlé (45%), Coca-Cola (55%), Unimed (48%),
Zero-Cal, TAM (53%), Ypê (55%), Skol (41%).

O estudo anual foi feito via web com 1.500
pessoas nos meses de maio e junho e apurou a confiança em 36 categorias de
produtos, 4 categorias especiais (Instituições, Profissões, Ongs e Redes
Sociais) e 7 grupos de personalidades brasileiras (Apresentador, Ator,
Escritor, Cantor, Publicitário, Executivo, Esportista).

RESULTADOS / MARCA DE CONFIANÇA 2013

Marca mais confiável
do Brasil

Pela primeira vez em 7 anos,
Nestlé divide a liderança nessa categoria. Empatada (nos critérios do Ibope),
aparece a Petrobras.  Em relação ao ano
passado, Nestlé caiu 4 pontos percentuais, enquanto Petrobras subiu 1%.

Nestlé*
Petrobras*
12%
10%

Marca mais responsável
socialmente

Natura
18%
Petrobras
12%
Bradesco
6%
Nestlé
5%

CAMPEÕES POR CATEGORIA

Categoria
Vencedor
%
Detalhes / histórico
Adoçante
ZeroCal
46%
Campeã invicta, desde 2002.
Em relação ao ano passado, Zerocal subiu 10 pontos na pesquisa (maior
crescimento do estudo)
Analgésico
Dorflex
22%
Marca 5 vezes campeã,  subiu 5 pontos na pesquisa, em relação a
2012
Aparelhos Eletrônicos
Samsung
 
Sony
23%
 
21%
Até então invicta, a Sony
agora está em empate técnico com a Samsung. Em 2012, Sony teve 28% contra 19%
da Samsung.
 
Assistência Médica
Unimed
48%
Campeã invicta (desde
2002).
Automóveis
Fiat
28%
Fiat vence pelo 5o ano,
desta vez isoladamente. No ano passado, empatou com GM (que, hoje está em 3o
lugar)
Banco
Banco do Brasil
 
30%
Campeã por 10 anos
Bandeira Posto de
Combustível
BR Petrobras
 
 
39%
Campeã por 11 anos.
Ipiranga, segunda colocada, subiu 7 pontos (está com 31%)
 
Café
Pilão
20%
Campeã invicta (desde
2002).
Cartão de Crédito
Visa
55%
Campeã invicta (desde
2002).
Cerveja
Skol
41%
Categoria lançada no ano
passado. Skol é bicampeã.
Chocolate
Nestlé
45%
Campeã por 11 anos.
Garoto subiu 4 pontos em
relação ao ano passado
Companhia de Seguro
Porto Seguro
25%
Campeã por 8 anos
Companhia Aérea
TAM
53%
Campeã por 9 anos
Creme Dental
Colgate
64%
Campeã invicta (desde
2002). Continua crescendo na pesquisa – em relação ao ano passado, subiu 2
pontos.
 
Cremes para a Pele
Natura
26%
Natura é 9 vezes campeã.
 
Detergente Líquido
Ypê
55%
Campeã por 10 anos, em
crescimento constante. Subiu 11 pontos desde 2010.
Eletrodomésticos
Brastemp
 
45%
Campeã invicta (desde 2002)
Iogurte
Danone
39%
Campeã invicta (desde
2003).
Laboratório de Medicamento
Genérico
Medley
29%
Categoria lançada em 2010.
Medley campeã invicta
Loja de Departamentos
Renner
C&A
17%
17%
Categoria lançada em 2012.
As duas empatam novamente. Destaque: Marisa, 3a colocada, que subiu 3 pontos
em relação ao ano passado.
Maquiagem
Avon
37%
Campeã por 11 anos, cresceu
2 pontos em relação ao ano passado.
Óleo de cozinha
Liza
32%
Campeã invicta (desde
2002).
Operadora de Telefonia
Vivo
34%
Desde o ano passado, a
categoria telefonia móvel e fixa foi unificada. Vivo é bicampeã.  
Operadora de Viagem
CVC
36%
Categoria lançada em 2010.
CVC é campeã invicta.
Previdência Privada
Bradesco Vida e Previdencia
 
24%
Campeã por 11 anos
Protetor Solar
Sundown
31%
Campeã por 11 anos.
Ração para animais
domésticos
Pedigree
38%
Campeã invicta (desde
2002). Subiu 4 pontos em relação ao ano passado.
Refrigerante
Coca-Cola
55%
Campeã invicta (desde
2004).
Sabão em Pó
Omo*
79%
Campeã invicta (desde
2002).
Sabonete
Dove*
29%
Campeã por 9 anos, subiu 5
pontos em relação ao ano passado.
Shampoo
Seda*
24%
Campeã invicta (desde
2002).
Suco Concentrado ou Pronto
Del Valle
22%
Campeã por 4 anos
Supermercado
Extra
21%
Campeã por 6 anos.
Tinta para Pintura de
Parede
Suvinil
54%
Campeã invicta (desde 2004)
Tintura de Cabelo
L’Oreal
23%
Campeã por 9 anos.
Vitamina
Centrum
21%
Campeã invicta (desde
2002).

CATEGORIAS
ESPECIAIS

Instituições/ organizações

Pelo 11o ano, os Correios
continuam na liderança. Em segundo lugar vem as Forças Armadas. A Igreja subiu
6 pontos em relação a 2012.

Correios
76%
Forças Armadas
69%
Igreja
62%

Profissões

A profissão de bombeiro
continua obtendo o maior índice de confiança (é o 9o ano). Mesmo
caindo 4 pontos, os pilotos de avião continuam em 2o lugar.

Bombeiros
95%
Pilotos de Aviões
82%
Professores
81%

ONGS

Esse ano temos 4 campeãs
nessa categoria. Pela primeira vez, a supercampeã APAE divide a liderança com
AACD, GRAACC e Instituto Ayrton Senna.

APAE
AACD
GRAACC
Instituto
Ayrton Senna
86%
86%
85%
84%

Redes Sociais

Quando a categoria surgiu, em
2010, quem venceu foi o Orkut. De 2011 até hoje, vence o Facebook.

Facebook
41%
Twitter
24%
Orkut
21%
LinkedIn
21%

PERSONALIDADES DE CONFIANÇA

Apresentador(a)

Fátima Bernardes fica na
liderança pela 1a vez. Em segundo lugar, ganhando 7 pontos
percentuais está Silvio Santos com 69%, seguido de Serginho Groisman que perdeu
5% (64%).

Fátima Bernardes
74%
Silvio Santos
69%
Serginho Groisman
64%

Ator/atriz

Antônio Fagundes vence na
categori. Em segundo lugar está Giovana Antonelli (74%), dividindo com Selton
Mello (73%), Marco Nanini (73%) e Lázaro Ramos (72%).

Antônio Fagundes
81%
Giovanna Antonelli
74%

Cantor(a)

Chico Buarque continua na
liderança – ele é tricampeão. Em 2o lugar, temos Caetano Veloso
(68%). Na sequência, Maria Bethania (64%), Marisa Monte (64%) e Ivete Sangalo
(61%)

Chico Buarque
71%
Caetano Veloso
68%
Marisa Monte
64%

Escritor(a)

Carlos Heitor Cony ocupa a 1ª
colocação, seguido de Arnaldo Jabor (69%). Na 3a colocação está
Lygia Fagundes Telles.

Carlos Heitor Cony
72%
Arnaldo Jabor
69%
Lygia Fagundes Telles
65%

Esportista

A craque de futebol feminino
chega à liderança pela 1a vez. Anderson Silva e Robert Scheidt
aparecem empatados no 2o lugar.

Marta
82%
Anderson Silva
78%
Robert Scheidt
77%

Executivo(a)

A bicampeã Luiza Helena
Trajano (Magazine Luiza) divide a liderança com Alexandre Costa – Cacau Show. O
2º lugar é de Jorge Gerdau Johannpeter (68%). Em terceiro lugar está Abílio
Diniz (Pão de Açúcar) (67%).

Luiza Helena Trajano*
Alexandre Costa*
71%
 
70%
Jorge Gerdau
68%

Publicitário(a)

O cenário de 2012 se repete: Nizan
Guanaes (44%) divide a liderança com Roberto Duallibi (42%). Julio Ribeiro
(38%), fica com o segundo lugar.

Nizan Guanaes*
Roberto Duailibi*
44%
42%
Julio Ribeiro
38%

* EMPATES TÉCNICOS:

Como critério de desempate, o Ibope utiliza um
método chamado Teste de Hipóteses: por meio de um cálculo de probabilidades,
foram medidas a chance das primeiras marcas colocadas terem posicionamentos
diferentes caso fosse preciso fazer esta mesma pesquisa novamente por várias
vezes. Se a probabilidade de mudança na posição for inferior a 5 em cada 100
estudos, temos um vencedor. Caso contrário, é definido o empate técnico

 

 

 
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS MOSTRA SOBRE A ATUAÇÃO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O Podcast Panorama de Negócios vai abordar neste episódio sobre a indústria da Construção Civil. …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn