A 12ª edição da Pesquisa
Marcas de Confiança 2013*, realizada pela Revista Seleções e pelo Ibope
Inteligência, que revela a confiança dos leitores da revista em marcas,
instituições e personalidades brasileiras trouxe resultados surpreendentes. A amostra,
de 1.500 respondentes, representa o universo de mais de 1 milhão de leitores da
publicação.
prêmio Marcas de Confiança Seleções/Ibope vai acontecer no dia 3 de setembro,
durante um café da manhã, a partir das 8h30 no Leopoldo Faria Lima, em São
Paulo. O evento será conduzido por Mona Dorf e vai contar com a presença de
executivos das marcas vencedoras, além de publicitários, jornalistas e
personalidades.
Confiança dos Brasileiros, independentemente da categoria. Até então, Nestlé
venceu todas as edições. Mas, agora, a empresa alimentícia divide a liderança
com a Petrobras, no ano em que a companhia comemora seus 60 anos. A pesquisa
também desvenda, desde 2007, qual a Empresa mais Responsável Socialmente.
Natura foi campeã pela 7a vez.
que merecem destaque. Na categoria Eletroeletrônicos, Samsung aparece dividindo
a liderança com Sony – até então vencedor absoluto. Segundo a avaliação do
Ibope, Samsung vem crescendo ao longo dos anos e a
projeção estatística é de que 99% de chance da marca ser vencedora isolada no
próximo ano.
campeã é a BR Petrobras, a segunda colocada, Ipiranga, subiu 7%. Apenas 8
pontos separam as duas marcas da liderança.
ZeroCal, que subiu 10 pontos percentuais – o maior crescimento no estudo deste
ano. Dove (sabonetes) subiu 5%, assim como Dorflex (Analgésicos). Fiat
(automóveis) aumentou em 4 pontos e assumiu a liderança isolada da sua
categoria.
confiabilidade: OMO (79%) e Colgate (64%). Acima de 40% de confiança estão Brastemp
(45%), Visa (55%), Suvinil (54%), Nestlé (45%), Coca-Cola (55%), Unimed (48%),
Zero-Cal, TAM (53%), Ypê (55%), Skol (41%).
pessoas nos meses de maio e junho e apurou a confiança em 36 categorias de
produtos, 4 categorias especiais (Instituições, Profissões, Ongs e Redes
Sociais) e 7 grupos de personalidades brasileiras (Apresentador, Ator,
Escritor, Cantor, Publicitário, Executivo, Esportista).
RESULTADOS / MARCA DE CONFIANÇA 2013
do Brasil
Nestlé divide a liderança nessa categoria. Empatada (nos critérios do Ibope),
aparece a Petrobras. Em relação ao ano
passado, Nestlé caiu 4 pontos percentuais, enquanto Petrobras subiu 1%.
Nestlé*
Petrobras*
|
12%
10%
|
socialmente
Natura
|
18%
|
Petrobras
|
12%
|
Bradesco
|
6%
|
Nestlé
|
5%
|
Categoria
|
Vencedor
|
%
|
Detalhes / histórico
|
Adoçante
|
ZeroCal
|
46%
|
Campeã invicta, desde 2002.
Em relação ao ano passado, Zerocal subiu 10 pontos na pesquisa (maior crescimento do estudo) |
Analgésico
|
Dorflex
|
22%
|
Marca 5 vezes campeã, subiu 5 pontos na pesquisa, em relação a
2012 |
Aparelhos Eletrônicos
|
Samsung
Sony
|
23%
21%
|
Até então invicta, a Sony
agora está em empate técnico com a Samsung. Em 2012, Sony teve 28% contra 19% da Samsung. |
Assistência Médica
|
Unimed
|
48%
|
Campeã invicta (desde
2002). |
Automóveis
|
Fiat
|
28%
|
Fiat vence pelo 5o ano,
desta vez isoladamente. No ano passado, empatou com GM (que, hoje está em 3o lugar) |
Banco
|
Banco do Brasil
|
30%
|
Campeã por 10 anos
|
Bandeira Posto de
Combustível |
BR Petrobras
|
39%
|
Campeã por 11 anos.
Ipiranga, segunda colocada, subiu 7 pontos (está com 31%) |
Café
|
Pilão
|
20%
|
Campeã invicta (desde
2002). |
Cartão de Crédito
|
Visa
|
55%
|
Campeã invicta (desde
2002). |
Cerveja
|
Skol
|
41%
|
Categoria lançada no ano
passado. Skol é bicampeã. |
Chocolate
|
Nestlé
|
45%
|
Campeã por 11 anos.
Garoto subiu 4 pontos em
relação ao ano passado |
Companhia de Seguro
|
Porto Seguro
|
25%
|
Campeã por 8 anos
|
Companhia Aérea
|
TAM
|
53%
|
Campeã por 9 anos
|
Creme Dental
|
Colgate
|
64%
|
Campeã invicta (desde
2002). Continua crescendo na pesquisa – em relação ao ano passado, subiu 2 pontos. |
Cremes para a Pele
|
Natura
|
26%
|
Natura é 9 vezes campeã.
|
Detergente Líquido
|
Ypê
|
55%
|
Campeã por 10 anos, em
crescimento constante. Subiu 11 pontos desde 2010. |
Eletrodomésticos
|
Brastemp
|
45%
|
Campeã invicta (desde 2002)
|
Iogurte
|
Danone
|
39%
|
Campeã invicta (desde
2003). |
Laboratório de Medicamento
Genérico |
Medley
|
29%
|
Categoria lançada em 2010.
Medley campeã invicta |
Loja de Departamentos
|
Renner
C&A
|
17%
17%
|
Categoria lançada em 2012.
As duas empatam novamente. Destaque: Marisa, 3a colocada, que subiu 3 pontos em relação ao ano passado. |
Maquiagem
|
Avon
|
37%
|
Campeã por 11 anos, cresceu
2 pontos em relação ao ano passado. |
Óleo de cozinha
|
Liza
|
32%
|
Campeã invicta (desde
2002). |
Operadora de Telefonia
|
Vivo
|
34%
|
Desde o ano passado, a
categoria telefonia móvel e fixa foi unificada. Vivo é bicampeã. |
Operadora de Viagem
|
CVC
|
36%
|
Categoria lançada em 2010.
CVC é campeã invicta. |
Previdência Privada
|
Bradesco Vida e Previdencia
|
24%
|
Campeã por 11 anos
|
Protetor Solar
|
Sundown
|
31%
|
Campeã por 11 anos.
|
Ração para animais
domésticos |
Pedigree
|
38%
|
Campeã invicta (desde
2002). Subiu 4 pontos em relação ao ano passado. |
Refrigerante
|
Coca-Cola
|
55%
|
Campeã invicta (desde
2004). |
Sabão em Pó
|
Omo*
|
79%
|
Campeã invicta (desde
2002). |
Sabonete
|
Dove*
|
29%
|
Campeã por 9 anos, subiu 5
pontos em relação ao ano passado. |
Shampoo
|
Seda*
|
24%
|
Campeã invicta (desde
2002). |
Suco Concentrado ou Pronto
|
Del Valle
|
22%
|
Campeã por 4 anos
|
Supermercado
|
Extra
|
21%
|
Campeã por 6 anos.
|
Tinta para Pintura de
Parede |
Suvinil
|
54%
|
Campeã invicta (desde 2004)
|
Tintura de Cabelo
|
L’Oreal
|
23%
|
Campeã por 9 anos.
|
Vitamina
|
Centrum
|
21%
|
Campeã invicta (desde
2002). |
ESPECIAIS
continuam na liderança. Em segundo lugar vem as Forças Armadas. A Igreja subiu
6 pontos em relação a 2012.
Correios
|
76%
|
Forças Armadas
|
69%
|
Igreja
|
62%
|
A profissão de bombeiro
continua obtendo o maior índice de confiança (é o 9o ano). Mesmo
caindo 4 pontos, os pilotos de avião continuam em 2o lugar.
Bombeiros
|
95%
|
Pilotos de Aviões
|
82%
|
Professores
|
81%
|
nessa categoria. Pela primeira vez, a supercampeã APAE divide a liderança com
AACD, GRAACC e Instituto Ayrton Senna.
APAE
AACD
GRAACC
Instituto
Ayrton Senna |
86%
86%
85%
84%
|
2010, quem venceu foi o Orkut. De 2011 até hoje, vence o Facebook.
Facebook
|
41%
|
Twitter
|
24%
|
Orkut
|
21%
|
LinkedIn
|
21%
|
Fátima Bernardes fica na
liderança pela 1a vez. Em segundo lugar, ganhando 7 pontos
percentuais está Silvio Santos com 69%, seguido de Serginho Groisman que perdeu
5% (64%).
Fátima Bernardes
|
74%
|
Silvio Santos
|
69%
|
Serginho Groisman
|
64%
|
categori. Em segundo lugar está Giovana Antonelli (74%), dividindo com Selton
Mello (73%), Marco Nanini (73%) e Lázaro Ramos (72%).
Antônio Fagundes
|
81%
|
Giovanna Antonelli
|
74%
|
liderança – ele é tricampeão. Em 2o lugar, temos Caetano Veloso
(68%). Na sequência, Maria Bethania (64%), Marisa Monte (64%) e Ivete Sangalo
(61%)
Chico Buarque
|
71%
|
Caetano Veloso
|
68%
|
Marisa Monte
|
64%
|
Carlos Heitor Cony ocupa a 1ª
colocação, seguido de Arnaldo Jabor (69%). Na 3a colocação está
Lygia Fagundes Telles.
Carlos Heitor Cony
|
72%
|
Arnaldo Jabor
|
69%
|
Lygia Fagundes Telles
|
65%
|
chega à liderança pela 1a vez. Anderson Silva e Robert Scheidt
aparecem empatados no 2o lugar.
Marta
|
82%
|
Anderson Silva
|
78%
|
Robert Scheidt
|
77%
|
Trajano (Magazine Luiza) divide a liderança com Alexandre Costa – Cacau Show. O
2º lugar é de Jorge Gerdau Johannpeter (68%). Em terceiro lugar está Abílio
Diniz (Pão de Açúcar) (67%).
Luiza Helena Trajano*
Alexandre Costa*
|
71%
70%
|
Jorge Gerdau
|
68%
|
Guanaes (44%) divide a liderança com Roberto Duallibi (42%). Julio Ribeiro
(38%), fica com o segundo lugar.
Nizan Guanaes*
Roberto Duailibi*
|
44%
42%
|
Julio Ribeiro
|
38%
|
método chamado Teste de Hipóteses: por meio de um cálculo de probabilidades,
foram medidas a chance das primeiras marcas colocadas terem posicionamentos
diferentes caso fosse preciso fazer esta mesma pesquisa novamente por várias
vezes. Se a probabilidade de mudança na posição for inferior a 5 em cada 100
estudos, temos um vencedor. Caso contrário, é definido o empate técnico