CONFRARIA DA BARBA LANÇA REDE DE FRANQUIAS

22 de março de 2016.
A Confraria da Barba,
com sede em Campinas (SP), acaba de entrar no mercado de franquias e com expectativa
de faturar R$ 3,4 milhões em 2016. A Confraria da Barba é especializada em
serviços de beleza e estética para o público masculino. Sediada em Campinas, a
Confraria da Barba conta com sócios em São Paulo e em Florianópolis. A marca
inaugurou sua primeira unidade franqueada em janeiro, no distrito campineiro de
Barão Geraldo que reúne inúmeros bares, restaurantes e a Unicamp. O potencial
do mercado de beleza masculina e a falta de redes franqueadoras com abrangência
nacional foram fatores cruciais para a Confraria da Barba se lançar como
franquia.
Ainda para o primeiro
semestre, está prevista a inauguração da segunda unidade franqueada da marca em
Nova Iguaçu (RJ), já em obras; uma unidade em Recife e mais nove unidades estão
em negociação em diversos estados do país. “Devemos ter uma unidade na capital
e duas unidades inauguradas no Nordeste ainda este ano. Nossas metas são
audaciosas porque sabemos que temos um produto muito diferenciado para oferecer
aos franqueados”, relatou Leonardo Benites, sócio e gerente de expansão da
Confraria da Barba.
O negócio nasceu da
ideia de cinco amigos que sentiam falta de um local exclusivo para o homem
cuidar da sua aparência, agregando o cuidado pessoal a uma experiência agradável.
A empresa foi desenvolvida sob a perspectiva do cliente e com modelo de gestão
de grandes companhias, devido à experiência de seus proprietários em
multinacionais.
A primeira unidade,
localizada estrategicamente no bairro Cambuí, em Campinas, recebeu cerca de R$
340 mil em investimentos. Entre os serviços oferecidos no estabelecimento há
opções de corte de cabelo, barba, massagem, manicure e pedicure, podologia,
depilação e limpeza de pele, além de pacotes para o Dia do Noivo. Os serviços
são sempre acompanhados por uma bebida cortesia e são realizados com hora
marcada. No local, há um espaço bar e salão de jogos para confraternizações
entre amigos, com mesa de pôquer, vídeo games, home-theater e som ambiente. Um
dos principais diferenciais da Confraria da Barba, entretanto, é a preocupação
com o design moderno do ambiente e da comunicação visual, enquanto os
principais competidores do mercado apostam em uma linha retrô. Em 2015, a
empresa faturou R$ 1,1 milhão com serviços e produtos vendidos.
Segundo Ronal Balena,
um dos sócios fundadores, o perfil do cliente requer uma apresentação da marca
que remeta à contemporaneidade. “Nosso público é formado por profissionais
estabelecidos, jovens executivos e empreendedores, tão exigentes com os
serviços que procuram quanto com seu próprio desempenho profissional. Por isso,
os clientes da Confraria da Barba não se sentem atraídos por uma temática do
passado, mas se identificam com a nossa proposta moderna de qualidade e
excelência no atendimento.”, destaca.
A unidade do Distrito
de Barão Geraldo é uma das maiores casas do ramo no Brasil. “São cerca de 450
m², dois andares e um bar completo à disposição dos clientes”, comenta. O
investimento total do franqueado foi de aproximadamente R$ 450 mil.
Dados divulgados em
janeiro pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelaram que o
franchising brasileiro registrou um crescimento significativo de 8,3% em 2015,
ano em que a economia brasileira encolheu. O faturamento do setor de franquias
no Brasil atingiu R$ 139,5 milhões e só o segmento de Esportes, Saúde, Beleza e
Lazer foi o terceiro mais importante dentre 11 segmentos analisados, e
responsável por 18% deste valor. O segmento também registrou uma variação de
faturamento no ano passado de 8,1%, contra 5% em 2014.
Para tornar a marca
franqueadora, os empresários fizeram um amplo estudo dos concorrentes e se
aprofundaram nos detalhes que fazem da Confraria da Barba um negócio de
sucesso.  “Um ano após a inauguração da
primeira unidade, chegamos a um nível razoável de domínio sobre os detalhes da
operação da barbearia e as razões de sua lucratividade. Com essa compreensão
decidimos iniciar o negócio de franquia e preferimos acelerar o processo
expandindo a marca nacionalmente, já que estamos em um momento estratégico,
quando não há redes consolidadas e uma alta demanda de mercado”, afirma
Leonardo Benites.
Fundada em maio de
2014, a Confraria da Barba é especializada em serviços de beleza e estética
para o público masculino. Pensada por cinco jovens empresários, a primeira
unidade conta com espaço concebido com foco no bem-estar que um ambiente
exclusivamente preparado para os homens pode oferecer – marca registrada da
empresa. O sucesso da loja própria impulsionou o grupo a expandir o negócio
através do modelo de franquias. Atualmente, a Confraria da Barba conta com uma
unidade a ser inaugurada em Nova Iguaçu – RJ e duas em operação na cidade de
Campinas – SP (Cambuí e Barão Geraldo) e oferece aos clientes opções de corte
de cabelo, barba, massagem, manicure e pedicure, podologia, depilação e limpeza
de pele. 
Foto 1 – Atendimento na Confraria da Barba.
Foto 2 – Unidade da Confraria da Barba no distrito de Barão Geraldo em Campinas (SP).
Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn