CONFRATERNIZAÇÕES PODEM ALAVANCAR NETWORKING

Um dos momentos corporativos mais
aguardados nesta época do ano, além do 13º salário, é a festa de
confraternização da empresa. A cada ano aumenta o número de empresas que
investem nesse tipo de confraternização como uma forma de estreitar os laços de
relacionamento profissionais e de também parabenizar e de reconhecer a
dedicação dos colaboradores em relação à empresa.

As confraternizações são uma grande
oportunidade para ampliar a rede de contatos e porque não dizer até se destacar
de forma positiva diante do chefe e da direção da empresa. As confraternizações
de fim de ano são um ambiente cheio de possibilidades e, se utilizados da forma
correta, podem ajudar a quebrar barreiras e paradigmas no relacionamento entre
líderes e liderados. Trata-se de uma oportunidade a mais do profissional
mostrar o seu valor e alavancar a carreira através da expansão do
networking. 

A especialista em desenvolvimento
organizacional da IBE-FGV, Rita Ritz, afirma que as festas podem ser utilizadas
para se obter alguns avanços profissionais. Porém, a pessoa não pode se
esquecer de que aquele é um ambiente descontraído e algumas barreiras devem
existir e outras não. “Bom senso, essa é a receita. Isto vale para todos, tanto
para liderados como para líderes. Todos devem saber que, apesar de ser um
momento de confraternização, de festa continua sendo um evento promovido pela
empresa, portanto, continua sendo um evento organizacional”, ressalta.

Para a especialista em recrutamento de
executivos e diretora da Business Partners Consulting  interior São Paulo, Viviane Gonzalez, o
momento deve ser visto como uma oportunidade de aproximação pessoal e não
profissional. “A pessoa não deve falar em assuntos relativos ao trabalho, o que
planeja, os problemas que enfrenta e como age no dia a dia. É um momento para
gerar confiança e credibilidade pessoal, uma relação mais próxima e é essa
aproximação que pode gerar frutos no futuro”, diz.

Rita Ritz e Viviane Gonzalez são unânimes em
afirmar que o principal desafio é encontrar o equilíbrio entre aproveitar a
festa e obter algum avanço. Para elas, a pessoa deve fazer as duas coisas que é
aproveitar o momento para se divertir e promover o networking, mas também deve
ter postura profissional. Exageros com comidas e principalmente bebidas não são
bem vistos e podem atrapalhar o profissional. O cuidado com as roupas também
deve ser constante. “Sempre é bom verificar o traje indicado pela empresa.
Pense sempre que se a atitude durante a festa puder te deixar envergonhado no
dia seguinte, então é melhor evitar. Lembre-se de que os acontecimentos nestes
eventos não serão apagados no final da festa, ele acompanhará a memória dos
participantes por um longo tempo”, enfatiza Rita.

Para um funcionário que ocupa um cargo abaixo
na hierarquia, esse momento pode ser utilizado para gerar aproximação com os
chefes. Porém, é preciso bom senso. “Não force nenhum contato, perceba se a
outra pessoa está disponível para o contato, caso contrário é melhor não
insistir, pois, poderá parecer inconveniente ou simples agrado. Aproxime-se com
respeito e aproveite momentos mais descontraídos nos quais possa se aproximar”,
orienta Viviane. 

Perceber quando um funcionário está querendo
apenas se aproximar para ter algum benefício é tarefa simples. Assim, tudo deve
ser feito com o máximo de sutileza e nenhuma situação deve ser forçada.
“Aproveite a oportunidade para desenvolver melhor sua percepção em relação às
outras pessoas, como elas agem, o que fazem. Durante as conversas, procure
descobrir do que as pessoas gostam e aborde temas relacionados a isto”,
aconselha Rita. “É preciso formar um vínculo. Isso cria laços que podem se
aprofundados e transformados em uma preciosa amizade. Mas tudo deve ser feito
com sinceridade, pois, as pessoas percebem rapidamente quando estas atitudes são
empreendidas de maneira falsa e isso as afasta ao invés de aproximá-las”, diz.

As especialistas concordam que o investimento
em relacionamento deve ser constante. “Isso pode fazer com que o funcionário,
além de subir na carreira, também ganhe novos amigos e amplie sua rede de
contatos. Essas pessoas serão suas amigas não somente enquanto você estiver na
empresa, mas também quando não estiver mais”, enfatiza Viviane.

Foto 1 – Confraternização em empresa.
Foto 2 – Professora Rita Ritz
Foto 3 – Consultora Viviane Gonzalez

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