CONGRESSO DE TECNOLOGIA E BROADCAST APRESENTA A NOVA GERAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO VISUAL NO AMBIENTE 4G E 5G

Começa nesta segunda feira (26/08) e segue até quinta feira (29/08) o mais importante evento do segmento broadcast na América Latina, a edição 2019 da SET Expo – Feira e Congresso, no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho e Centro de Convenções, que fica na Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo- (SP). Um dos pontos altos do evento será o emprego de redes de telefonia móvel em 4G e 5G. Para disseminar o assunto, Cristiano Akamine, pesquisador do Laboratório de TV digital e Professor no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), será moderador do painel “Distribuição audiovisual em 4G/5G”, que acontecerá das 14h às 15h20, nesta segunda feira, dentro do 31º Congresso de Tecnologia de Mídia e Entretenimento realizado pela SET EXPO. “Acredito que é possível uma convergência, pois, em breve, o 5G estará presente em todas as áreas e ramos de atividades. Embora a radiodifusão (broadcast) e o broadband tenham demandas próprias de serviço e atuação, é possível que elas possam trabalhar em conjunto”, diz Akamine, que também integra o conselho deliberativo da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET).

“Distribuição audiovisual em 4G/5G”

O painel terá a participação de cinco palestrantes: José Marcos Camara Brito, que além de uma extensa e sólida carreira acadêmica também é secretário-geral do projeto 5G Brasil; João Vandoros, responsável pela operação da Eurovision no Brasil; Mohamed Aziz Taga, gerente de produto para LTE/5G, broadcast e transmissão de sistemas da Rohde & Schwarz; Nicolas Driesen, chief technology expert da Huawei; e Tarcisio Bruneli Pilati, gerente de pré-vendas da ZTE. “Vale reforçar que o professor Brito irá explicar, de forma lúdica e objetiva, o que é a tecnologia 5G, área em que atuará e quais suas vantagens em relação às demais e seu potencial para diversos segmentos das telecomunicações”, detalha Akamine.

Transmissão 8K

O Engenheiro também fará a demonstração de transmissão em 8K no stand do Fórum UHD, na segunda e quinta-feira à tarde (14h), na terça e quarta-feira das 12h até 20h. “O Laboratório de Rádio e TV Digital da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie apresenta um sistema de transmissão e recepção de TV digital em Ultra High Definition (UHD).

Trata-se da resolução de 8K (em inglês: Ultra Full HD, FUHD). 8K é uma resolução de tela que podem, eventualmente, ser o sucessor da resolução 4K. 1080p é o atual modelo dominante HD, com fabricantes de TV empurrando para 4K para se tornar um novo modelo vigente”, conclui.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

 

Fotos 1 e 2 – Edição 2017 da SET Expo – Feira e Congresso.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

EMPREENDEDOR TRANSFORMA PERSONAGEM ROBÓTICO EM FERRAMENTA DE ATIVAÇÃO DE MARCAS

Empreender é transformar um sonho em realidade e impactar positivamente na vida das pessoas. E …

Facebook
Twitter
LinkedIn