CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO LEVA SERVIÇOS PARA O DIGITAL

Com o isolamento social na pandemia levou empresas a investir na transformação digital. Entidades também aceleraram seus projetos.  Para agilizar os serviços aos cerca de 150 mil profissionais da contabilidade do estado e reduzir a perda de tempo com deslocamentos, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) migrou os serviços e atendimentos para o mundo online.

Antes da pandemia, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo tinha 145 delegados nas diversas regiões do estado, que atendiam em seus escritórios as demandas dos profissionais de suas cidades. Por determinação da Resolução n.º 1.557/2018, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, revela sobre a estratégia adotada no período da pandemia. “Como o delegado representante do CRCSP não atendia mais o profissional em seu escritório, nós precisamos ser agressivos e conseguimos colocar em funcionamento a ‘delegacia virtual’ em um prazo de apenas dois meses”, conta.

José Donizete Valentina explica sobre a proposta da delegacia virtual. “O conceito da ‘delegacia virtual’ é levar o Conselho à casa de cada profissional da contabilidade, reduzindo tempo, deslocamentos e adiantando os processos”, explica. “Queremos estar cada vez mais próximos do profissional contábil. Sempre que ele necessitar de um serviço do CRCSP, poderá fazer a solicitação de sua própria residência, de forma ágil e com segurança, bastando acessar o portal www.crcsp.org.br, nos links ‘Autoatendimento’, ‘Contato’ ou ‘Serviços online’”, completa.

Para se ter uma ideia do impacto dessa transformação na vida dos profissionais de contabilidade, o presidente do CRCSP conta que entre maio e julho de 2021 foram feitas 3.205 solicitações de serviços na delegacia virtual com número de serviços reduzidos.  Com a chegada da delegacia virtual este número saltou para 320.216 logins efetuados.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, conta que antes da pandemia algumas atividades já aconteciam virtualmente, mas o foco era nas atividades presenciais. “Esse modelo dificultava o acesso. Essa era uma condição que precisava ser revista, buscando ampliar o leque de oportunidades”, afirma.

As atividades presenciais de Educação Profissional Continuada atingiam cerca de 17 mil profissionais por ano, em um universo de mais de 150 mil profissionais contábeis ativos no estado. “Por isso já tínhamos o objetivo de ampliar esse alcance. A pandemia acelerou esse processo”, avalia Monello.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, enfatiza sobre o programa no processo de educação continuada. “O programa de transformação digital do CRCSP vai muito além aos acessos aos serviços considerados essenciais e de rotina dos profissionais. Ele visa também levar educação continuada para os profissionais de todo o estado, através de palestras, seminários entre outras atividades”, reforça.

Segurança

O gerente de TI do CRCSP Ronaldo César da Silva destaca sobre o aspecto da segurança. “O aumento de público nas atividades virtuais aumentou a preocupação com a preservação das informações e o controle da segurança do sistema”, diz.

Ele revela que para atender toda essa demanda foi necessária uma reestruturação da infraestrutura de TI da entidade, desde a ampliação da banda, até a mudança do firewall para um mais moderno. “Buscamos ampliar as soluções de segurança dos servidores, visando elevar a atenção aos serviços de backup, para conter, caso ocorram, ataques hackers. Mudamos também alguns sistemas e também algumas funcionalidades do aplicativo do CRCSP devido à ampliação do acesso. Foi um grande aprendizado para toda a equipe de Tecnologia”, garante Ronaldo.

 

Foto: Presidente do CRCSP, José Donizete Valentina.

Crédito: Divulgação.

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que …

Facebook
Twitter
LinkedIn