CONSULTOR AUXILIA LEVI’S A INGRESSAR NO MERCADO INFANTIL

A Drastosa S.A, responsável pela introdução de
marcas como Adidas e Nike no Brasil trouxe recentemente para o mercado
brasileiro de moda infantil a centenária marca mundial de jeans Levi Strauss. Para
a vinda da Levi’s ao mercado infantil, a Drastosa, empresa com mais de 50 anos
com atuação no setor industrial e no setor comercial na área de distribuição
com experiência no mercado esportivo decidiu contratar um consultor para
avaliar o mercado têxtil e viabilizar a entrada da Levi’s no mercado infantil.

O consultor Carlos Vitorino foi escolhido devido a sua ampla experiência de 22
anos na área comercial, com forte atuação em todo o território nacional, tendo
feito parte do corpo de Executivos da Marisol e Vulcabras Azaléia, além de ter
atuado nas áreas de Franchising e Vendas das empresas Ellus e Hering, para a
elaboração de um estudo com o objetivo de entender o seguimento de público infantil
e entrar nesse novo nicho de mercado. O fato importante foi que a Drastosa não
revelou ao consultor Carlos Vitorino que a marca seria a Levi’s de forma a se
obter um estudo real do seguimento infantil. Ele foi informado apenas que era
uma marca eclética e internacional no setor têxtil. Após um período do estudo é
que foi revelado ao consultor que seria a Levi’s.

Carlos Vitorino elaborou um estudo detalhado do
mercado de moda infantil no Brasil, que contou com uma análise dos números e
das tendências de comportamento deste mercado para os próximos anos.
“Analisamos os principais players nacionais e internacionais que já estão
atuando no país e verificamos os canais de distribuição, além de visitarmos as
principais lojas do segmento nacional para aprofundar e aumentar nosso
conhecimento. Selecionamos e contratamos uma equipe comercial para atuar em
todo Brasil e pretendemos atingir a principais lojas do ramo de moda infantil”,
afirma Vitorino.

Segundo o consultor sempre que existe uma
estratégia e uma pretensão de se introduzir em qualquer mercado ou em qualquer
seguimento uma nova linha de produto mesmo calcado sobre uma marca tão forte
como a Levi’s por sua tradição e vitalidade, há sempre a necessidade de se
avaliar o contexto geral dentro do mercado como um todo, dentro do seguimento e
olhar até o nicho de mercado, que é o target dentro do seguimento. Ao
aprofundar seus estudos e emergir no mercado infantil Vitorino identificou que
ele é extremamente fragmentado. “Hoje você não identifica nesse seguimento uma
liderança no mercado. Não existe líder. Existe um número gigantesco de marcas
boas atuando nos canais mais variados como e-commerce, loja monomarca, grandes
redes de lojas bem posicionadas com coleções maravilhosas, mas sem marca”,
explica.

O estudo foi feito em três etapas e cada uma delas
levou em média 60 dias. Primeiramente Carlos Vitorino dimensionou o mercado
como um todo, depois avaliou o mercado por região através de várias fontes,
incluindo o índice potencial de mercado, muito
importante dentro do mercado têxtil, analisou a expansão dos shoppings e ao
final do estudo apontou o potencial de representantes alocados em cidades
núcleo e sua irradiação em raio de quilômetros, de clientes e de municípios
atingidos. O tempo total da consultoria envolvendo o estudo, reuniões com
representantes da Levi’s e finalmente a vinda da marca para o setor infantil 1
ano e dois meses e foi concluído em maio desse ano.

Carlos Vitorino destacou que é importante para a
marca seguir os mesmos padrões de qualidade e estilo que fazem dela uma
referência mundial no mercado de moda e jeans. “A empresa deve manter esse
padrão e entregar ao público brasileiro a mesma qualidade entregue ao público
de outros países. Esse é um fator determinante para o seu sucesso por aqui”,
finaliza.

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