CONSULTORIA AGRONÔMICA POTENCIALIZA GRAMADOS ESPORTIVOS E PAISAGENS

A grama do vizinho sempre é mais verde? Não, se você procura o profissional indicado para orientar o plantio e a manutenção técnica da cobertura vegetal. O gramado bem feito oferece aspecto visual e conforto térmico ao ambiente seja para clubes ou residências em geral.

Dentre tantas funções, o agrônomo é o profissional que cuida de tudo isso e acerta a mão nos gramados mais lindos e importantes: como os que recebem competições esportivas, por exemplo. Os administradores de clubes já perceberam a importância dessa consultoria, afinal um local que oferece lazer em grandes áreas verdes vive muito mais de uma boa manutenção paisagística do que do plantio de plantas.

O agrônomo e paisagista Bob Trapé, responsável pelos gramados da Sociedade Hípica de Campinas explica que a consultoria para campos esportivos envolve corte, adubação e o uso de gramas específicas para cada atividade. “Identifico a necessidade nutricional da planta e em seguida as condições de drenagem, compactação e irrigação. A partir daí conseguimos elaborar um cronograma de nutrição e ações de manejo do solo”, comenta.

Bob ressalta ainda que é importante identificar a categoria de uso do gramado, se é para prática esportiva de lazer, amadora ou profissional. “Após esta classificação determinamos altura, quantidade de cortes na semana ou mês, entre outras medidas. Algumas melhorias nós conseguimos com pequenas ações e o resultado é quase que imediato”, diz.

Vale a pena ficar atento a alguns cuidados: deixar a grama um pouco mais alta e aparar com maior frequência, fortalece o gramado; a adubação deve ser mineral ou orgânica; o esterco puro não é indicado; a irrigação deve ser realizada preferencialmente pela manhã.

Gramados de residências

Os cuidados também podem ser estendidos para outras áreas conquistando uma grama mais macia, com verde intenso, maior resistência a pisoteio e às variações climáticas.

O trabalho de nutrição da cobertura vegetal pode ir além do gramado e se estender ao paisagismo como um todo: é a chamada consultoria paisagística. “Com ela podemos prolongar o investimento mantendo todas as plantas com a nutrição correta, controle fitossanitário e as necessidades de poda de cada espécie que compõem o projeto”, conta Trapé.

A Bob Trapé Paisagismo em Campinas é fruto da experiência do agrônomo e paisagista formado pela USP, Bob Trapé. Na empresa, os serviços contratados podem ser realizados por uma equipe treinada e especializada ou apenas a consultoria agronômica. O profissional irá elaborar um relatório sobre todo do jardim e orientar o jardineiro de como proceder. São várias formas de atendimento, como um “spot” (trabalho pontual), mensal, quinzenal ou até semanal, conforme a necessidade do cliente.

 

Foto 1: Agrônomo e paisagista Bob Trapé.

Foto 2: Gramado por Bob Trape Paisagismo.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PILZ DO BRASIL PROMOVE WORKSHOP GRATUITO SOBRE SEGURANÇA EM ROBÔ COLABORATIVO EM SÃO PAULO

A multinacional alemã fabricante de produtos para as áreas de segurança e automação industrial, Pilz …

Facebook
Twitter
LinkedIn