COOPERATIVA DE CONSUMO REGISTRA CRESCIMENTO

A Cooperativa de Consumo (Coop
) apresentou nos sete primeiros meses de 2013 crescimento expressivo de 12,46%
em comparação ao mesmo período do ano passado, um índice superior à média
registrada pelos mercados paulista e brasileiro. A Coop completa 59 anos no dia
20 de outubro.

As categorias que mais
contribuíram para a performance positiva foram a de móveis, drogaria,
hortifrútis, padaria e petshop. Ritmo vigoroso que se manteve em agosto, com
15,8% de aumento no fornecimento em relação ao mesmo mês de 2012. 

De acordo com o diretor
presidente Marcio Francisco Blanco do Valle, uma série de fatores impulsionou o
fornecimento, mas todos eles ligados diretamente às melhorias de gestão interna
implementadas na empresa. Ele explica que os colaboradores usaram a criatividade
e a capacidade de trabalho para promover melhorias em suas áreas e o somatório
de tais esforços gerou o crescimento acima do mercado. “A Coop não só está
crescendo como ganhando maior participação no mercado das cidades onde atua”,
explica Valle.

Também otimista com os números apresentados até agora, o diretor financeiro
Antonio Carlos Cattai adianta que a diretoria está com forte campanha para
incrementar ainda mais a eficiência operacional e, quem sabe, superar o
fornecimento bruto de R$ 1,952 bilhão previsto para este ano. 

Além do bom fornecimento das
28 unidades de distribuição, a Cooperativa começa a colher o retorno dos
recursos aplicados na inauguração das duas drogarias externas, do início das
operações do comércio eletrônico (e-commerce) e da abertura do terceiro posto
de combustível da rede. Três novos negócios concretizados no primeiro trimestre
deste ano e que, apesar de estarem em fase de amadurecimento, mostram-se
bastante promissores em curto prazo.   O posto de combustível inaugurado
em julho último – anexo à unidade Joaquim Nabuco, em São Bernardo do Campo –
por exemplo, está batendo recorde de fornecimento, devendo atingir seu patamar
antes do prazo previsto.

Além disso, o setor de
drogarias, que ganhou o reforço das unidades externas, tem registrado aumento
contínuo no fornecimento ao longo dos últimos anos. Não só com a venda de
medicamentos. Do crescimento apurado pelo setor entre janeiro a agosto deste
ano, grande parte resultou da venda de dermocosméticos. A expansão dessa linha
de produtos está ligada aos investimentos realizados no ano passado na
modernização de todas as drogarias da rede, além de melhor exposição dos
produtos.

A Coop só deixou de crescer
neste ano em número de unidades de distribuição, não por falta de vontade ou
recursos financeiros, mas devido a dificuldades em encontrar espaços viáveis
para construção de novas lojas no Grande ABC e Interior de São Paulo. Um
problema enfrentado por todas as redes de supermercados em função da alta de
preços dos terrenos e imóveis registradas no mercado
imobiliário.   

Considerada a maior
cooperativa de consumo da América Latina, a Coop fechou 2012 com fornecimento
bruto de R$ 1,768 bilhão e figura na 14ª posição do ranking da ABRAS
(Associação Brasileira de Supermercados).

A Coop também disponibiliza
aos cooperados o cartão Private Label Coop Fácil, administrado pelo Banco
Bradesco;  uma linha de produtos de fabricação própria Delícias da Coop,
de marcas próprias Coop Plus e Marcas Exclusivas por fazer parte da COOPBRASIL
– Cooperativa Central de Consumo e da Rede Brasil de Supermercados.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS MOSTRA SOBRE A ATUAÇÃO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O Podcast Panorama de Negócios vai abordar neste episódio sobre a indústria da Construção Civil. …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn