CORRA ATRÁS DOS SEUS SONHOS

17 de abril de 2015.
ARTIGO DO PROFESSOR PAULO FERREIRA
Ter uma ideia no mundo dos negócios é o
ponto de partida para empreender. Empreendedores são pessoas de
ideias, de sonhos. Mas, ter somente uma ideia não é o suficiente para expandir
o negócio.
Procure pessoas, sócios ou empregados
que contemplam da mesma ideia, pois é mais difícil conseguir atingir sozinho
seus objetivos.
Sua ideia precisa realmente representar
uma oportunidade de mercado, ou seja, é necessário que você valide a hipótese
que existem clientes dispostos a pagar pelo produto ou serviço que você quer
oferecer.
Portanto, ter uma ideia de negócio, que
representa uma oportunidade de mercado, é quando você percebe uma forma de
resolver um problema (oportunidade!) de um determinado segmento de
pessoas/empresas (clientes!) ou necessidades, através de um produto ou serviço.
Conhecemos casos de negócio que foram abertos a partir de necessidades em que a
pessoa precisou de um produto ou serviço e não existia no mercado.
É importante que a definição do produto
ou serviço seja baseada em sua singularidade, sua funcionalidade e na
necessidade do cliente que pretende atender. 
Se coloque sempre na perspectiva do
cliente.
Posicione seu produto ou serviço com um
benefício importante e significativo, que faça com que as pessoas estejam
dispostas a pagar. Clientes não compram um produto ou serviço em si, mas sim,
seus benefícios. Eles pagam para ter seus problemas e necessidades resolvidos,
compram conforto, solução, satisfação.
Procure refletir sobre o aspecto que
torna seu produto ou serviço exclusivo, o que o torna melhor do que o do
concorrente.
Paulo Ferreira é professor de Economia da IBE-FGV.
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