CORRIDA E CAMINHADA DO CAFÉ ACONTECEM NA HISTÓRICA FAZENDA SANTA ELISA DO IAC

A Corrida e Caminhada do Café que acontecem pela primeira vez na histórica fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em Campinas (SP), a partir das 8 da manhã de domingo no dia 11 de setembro, vão muito além da competição esportiva, para os atletas participantes da corrida e da prática de vida saudável para crianças e adultos na caminhada. Nos seis quilômetros do percurso dentro da fazenda Santa Elisa, os participantes vão conhecer um pouco mais da história e da importância da cultura cafeeira na região de Campinas e no Brasil, com1936(a)_Press_Corrida_Cafe_Prof_Ali_credito_Roncon&Graça Comunicaçõeso o Centro de Café Alcides Carvalho e plantações experimentais de café. Esse centro experimental começou a ser formado em 8 de fevereiro de 1892, quando foi instalado o campo de demonstração do IAC em terras da então ‘Chácara Santa Elisa’. As inscrições devem ser feitas gratuitamente pelo site www.corpuseventos.com.br.

O idealizador do Campinas Café Festival, entidade responsável pela realização da Corrida e Caminhada do Café, professor Ali El-Kahtib afirma que esse evento esportivo e cultural também tem como objetivo mostrar o trabalho do Instituto Agronômico de Campinas e outras entidades, como a Unicamp, para a pesquisa e desenvolvimento do segmento cafeeiro no Brasil. Segundo ele, trata-se de um projeto histórico, cultural e turístico. “Turístico no sentido de que muitas pessoas conhecerem outras cidades, outros estados e outros países e não conhecem a sua cidade, então é um projeto turístico. Com tantos pontos históricos, a fazenda Santa Elisa, o Centro de Café Alcides de Carvalho, o Dr. Alcides, já falecido, foi o maior cientista e conhecedor de café do mundo e até hoje e isso nos não sabemos dessa importância, então a corrida é uma forma de se estudar, se relembrar e ter as perspectivas futuras da importância  que o café nos trouxe, no traz e vai nos trazer ainda”, diz.

O professo1970(b)_Press_Corrida_Cafe_credito_Roncon&Graça Comunicaçõesr Ali El-Kahtib, lembrou que o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. O café é um alimento saudável, consumido pela maioria dos brasileiros. Dessa forma a Corrida tem como tema – Café – O Aroma do Conhecimento e o Sabor da Felicidade”. Ele disse ainda que há 35 anos divulga através de eventos a cultura árabe no Brasil, que tem no café um dos seus expoentes.

A cultura do café será destacada nesse evento, através da apresentação de danças árabes do café aos participantes da Corrida e Caminhada do Café e seus acompanhantes. Os seis quilômetros que serão percorridos na Corrida e Caminhada mostram aspectos históricos da fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do IAC, localizada na área urbana de Campinas, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. A fazenda tem 692 hectares e 14 quilômetros de divisas e abriga sete centros de pesquisas do IAC – Café, Grãos e Fibras, Horticultura, Solos, Ecofisiologia e Biofísica, Fitossanidade e Recursos Genéticos Vegetais. Os prédios de pesquisas, administração, laboratórios e estufas são rodeados por bosques, gramados e coleções raras de plantas nativas e exóticas. As primeiras águas do ribeirão Colombo, afluente do rio Piracicaba, nascem nessa área ambiental.

O percurso contempla a passagem por ruas com cafés plantados, lagos, plantações variadas, o histórico Centro de Café que tem o nome do renomado pesquisador Alcides Carvalho e o bambuzal em forma de corredor plantado pelo Barão Geraldo de Rezende para a sua filha albina se proteger do sol. “No centro da Café Alcides de Carvalho, que é um dos centros de pe1944(b)_Press_Corrida_Cafe_credito_Roncon&Graça Comunicaçõessquisa da fazenda tem 100 variedades de café. Claro, que 98% delas não são para bebida e são para pesquisa. Tem árvores  enormes que vaiam de  a 4 metros ou mais de altura de café africano, mas não serve para beber. Tem alguns grãos que podem servir para elaboração de alguns produtos químicos ou farmacêuticos, mas bebida não” diz.

Serão premiados com troféus os cinco primeiros colocados na corrida geral – masculino e feminino e com medalhões os três primeiro colocados de cada categoria (masculino e femin
ino), em cada uma das faixas etárias – 16 a 24 anos, 25 a 34, 35 a 44, 45 a 54 e mais de 55 anos.

Para as crianças de cinco a dez anos acontece a Corrida Kids, com no máximo 50 participantes, com percurso para cada faixa etária – masculino e feminino. De cinco a sete anos – 50 metros e de oito a dez anos – 100 metros. As inscrições das crianças deverão ser preenchidas e assinadas pelos seus pais e responsáveis.

Os participantes da Corrida e Caminhada receberão kit com sacolinha exclusiva, camiseta em Dry Fit, medalha, troféu (vencedores), café especial, barrinha de cereal, frutas, açaí e água Lindoya.

 

Foto 1 – Idealizador do Campinas Café Festival, entidade responsável pela realização da Corrida e Caminhada do Café, professor Ali El-Kahtib.

Fotos 2 e 3 – Fazenda Santa Elisa.

Crédito: Roncon & Graça Comunicações.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

MEDSÊNIOR INAUGURA OPERAÇÃO EM CAMPINAS COM INVESTIMENTO INICIAL DE R$ 10 MILHÕES

Com investimento de R$ 10 milhões e com atuação em seis estados (Espírito Santo, Minas …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn