CPqD DESENVOLVE SOLUÇÃO GRATUITA PARA SMARTPHONES

O CPqD acaba de desenvolver uma solução no qual os proprietários de smartphones equipados com o sistema operacional Android conseguem baixar a aplicação Liga+. Através dessa aplicação é possível saber a qual operadora móvel pertence o número do celular do destinatário da ligação, que ficou mais difícil depois que a portabilidade numérica. A portabilidade numérica torna possível a troca da operadora sem mudança no número e que entrou em vigor no país. Desta forma, com a identificação da operadora é possível ao usuário economizar na conta de celular.
O aplicativo gratuito mostra, na tela do aparelho, o logotipo da operadora ao lado do número para o qual o usuário está ligando. Para isso, é feita uma consulta a duas bases de dados que incluem a portabilidade numérica e as faixas de numeração da telefonia móvel no país. O cruzamento das informações de ambas resulta na identificação da operadora.

O Liga+ tem uma lista de contatos própria, que se baseia na agenda de telefones do celular e já inclui o logotipo da operadora ao lado de cada número. Essa lista funciona sincronizada com a agenda do aparelho, de modo que qualquer alteração na agenda é feita automaticamente também na lista de contatos do aplicativo. A atualização dos dados é diária e acompanha a da base de dados da portabilidade numérica. O Liga+ está disponível para download na loja de aplicativos Android,  onde também é possível obter mais informações sobre esse novo software do CPqD.

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 35 anos, conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. O Centro hoje possui o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

2021: OS IMPACTOS DA PANDEMIA PARA A EDUCAÇÃO

ARTIGO DE ISMAEL ROCHA Imagine que você está vendo um filme e pausa em determinando …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn