CPqD É CREDENCIADO PELA SPTRANS COMO LABORATÓRIO DE TESTES DE TECNOLOGIAS EMBARCADAS E ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO

16 de março de 2015.
A tecnologia embarcada na frota de
ônibus responsável pelo transporte coletivo na cidade de São Paulo está sendo
ampliada e modernizada. E o CPqD foi o primeiro laboratório a se credenciar
junto à São Paulo Transportes (SPTrans), empresa que gerencia o sistema de transporte na capital paulista, como organismo de testes, de certificação e de
inspeção em tecnologias embarcadas, que deverão trazer melhorias à operação e à
qualidade da informação fornecida aos usuários desse sistema.

Hoje, a frota é constituída por quase 15 mil
veículos, em 1.242 linhas operadas por concessionárias (empresas e
cooperativas) diferentes, que transportam um total de 6 milhões de passageiros
por dia útil. Com a ajuda de recursos de tecnologia embarcada, como GPS e sistema
de telemetria, esses ônibus já são monitorados em aspectos como localização,
velocidade e tempo parado, entre outros. Agora, com a modernização do
 sistema de monitoramento, os veículos ganharão novos dispositivos e
equipamentos, como câmeras de vídeo, terminal de dados do motorista, painéis de
mensagens variáveis (interno e externo), contador de passageiros e até roteador
Wi-Fi para acesso à internet pelos usuários. “Todos esses componentes terão que
ser avaliados e homologados dentro do sistema integrado de monitoramento
utilizado pela SPTrans”, explica Gustavo Sinzato, engenheiro do CPqD. “O
objetivo é garantir o funcionamento adequado desse sistema, de modo a permitir
o monitoramento dos veículos em tempo real e a melhoria dos serviços para os usuários”,
acrescenta.

No Ato de Designação assinado em fevereiro, a
SPTrans autoriza o CPqD a atuar como Laboratório de Testes Designado (LTD),
Organismo de Certificação Designado (OCD) e Organismo de Inspeção Designado
(OID) – porém, as funções não podem ser exercidas simultaneamente. Como LTD, o
CPqD coloca sua ampla infraestrutura de laboratórios à disposição dos
fornecedores que precisam realizar os testes visando a homologação de seus
equipamentos junto à SPTrans.

Já no papel de OCD, o CPqD terá a tarefa de definir
os testes e requisitos necessários para a validação dos equipamentos, com base
nas especificações técnicas da SPTrans e do fornecedor. Após a realização
desses testes (em outro laboratório), fará a análise do relatório e emitirá a
certificação. E, como OID, terá a missão de fiscalizar a instalação dos
diversos componentes nos veículos, verificando o seu funcionamento – o que será
feito após a fase de homologação.
A certificação, para a
qual o CPqD foi designado, abrange os seguintes equipamentos: unidade central
de processamento (UCP), antena do Sistema de Posicionamento Global (GPS),
terminal de dados do motorista (responsável pela comunicação entre o motorista
e o Centro de Controle Operacional), botão de emergência (para acionamento em casos
de ocorrências com prioridade de alertas diretos ao CCO), telemetria (para
coleta automática de sinais de falha e de desempenho operacional do veículo),
circuito fechado de TV, painel interno de mensagens variáveis (para avisos
visuais como próxima parada e mensagens institucionais), painel externo de
mensagens variáveis (para exibição de informações da linha e itinerário da
viagem), sistema de áudio, contador de passageiros (responsável pela contagem
de pessoas nas entradas e saídas dos veículos) e Wi-Fi para os usuários (que
poderá ser usado também para a descarga de dados da UCP na garagem).
Foto: Vista aérea do CPqD.
Crédito: Divulgação.
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