CPqD GANHA PATENTE INTERNACIONAL

O método de gestão integrada de
fraudes e eventos de segurança desenvolvido pelo CPqD acaba de receber uma
patente internacional, concedida pela agência federal norte-americana United
States Patent and Trademark Office. Com vigência até 2031, a patente contempla
dois tipos de sistemas: o gerenciamento de eventos de segurança em Tecnologia
da Informação (IT Security) e a gestão da prevenção e detecção de fraudes. “Essa
conquista é muito importante, pois reforça o caráter inovador da nossa
tecnologia nessa área”, afirma João Eduardo Ferreira Neto, gerente de Marketing
de Produto e Inovação do CPqD e um dos criadores do método que recebeu a
patente. “Além disso, coloca o CPqD em posição de igualdade com outros
fornecedores internacionais de soluções para gestão de fraude”, acrescenta.
Baseada nesse método, a solução CPqD
Antifraude, já implantada em diversas instituições financeiras e empresas no
Brasil, permite monitorar e correlacionar, em tempo real, as transações
realizadas por clientes, colaboradores e usuários por meio de diversos canais
eletrônicos – internet, máquinas de autoatendimento (ATMs), terminais ponto de
venda e dispositivos móveis, entre outros. Ao integrar a gestão de eventos de
segurança à gestão de fraudes, a solução possibilita o combate de ações
fraudulentas antes que elas aconteçam. Ao mesmo tempo, alimenta continuamente
os sistemas de proteção com informações relevantes sobre eventos de segurança
suspeitos, decorrentes de ataques maliciosos – o que aumenta a precisão desses
sistemas.

Essa foi a primeira patente concedida
ao CPqD em 2014. No Brasil, o CPqD é a instituição de pesquisa não acadêmica
que mais deposita pedidos de registro de software no País e a segunda que mais
requisita pedidos de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial
(INPI). Em 2013, depositou 152 pedidos de registro de software e 40 pedidos de
patentes. No total, o CPqD tem um acervo de 422 pedidos de patentes depositados
e 1.043 registros de software.
Foto – João Eduardo Ferreira Neto, gerente de Marketing de Produto e Inovação do CPqD.
Crédito: Divulgação.
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