CPqD LANÇA SOLUÇÃO PARA PROVEDORES





O CPqD está lançando uma solução inovadora e sob medida para pequenos e médios provedores de internet e de serviços de telecomunicações. Batizada de CPqD my Net, a solução consiste em um sistema de gerenciamento de plantas de redes, interna e externa, que funciona na nuvem da internet (cloud computing) e está disponível  na modalidade de software como serviço (SaaS).
O presidente do CPqD, Hélio Graciosa, disse que desta forma os pequenos e médios provedores locais terão a oportunidade de utilizar uma ferramenta madura, completa e consagrada no mercado, pagando um valor fixo mensal adequado ao seu porte. “Ao mesmo tempo, estamos dando uma contribuição importante ao Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), ao colocar nas mãos desses provedores locais uma solução que vai melhorar os serviços prestados aos usuários e a gestão da empresa”, diz.

Atualmente, existem cerca de 3 mil pequenos e médios provedores de acesso espalhados por todo o Brasil. Eles terão um papel importante no cumprimento da missão, estipulada no PNBL, de levar serviços de banda larga até as residências ou empresas localizadas em cidades distantes dos grandes centros urbanos – e até em áreas rurais -, em geral não atendidas pelas grandes operadoras. É para esse mercado que foi criada a solução  CPqD my Net.

O diretor de Sistemas de Suporte e Operações do CPqD, Edvaldo Paro, disse que o objetivo é dar suporte ao provedor local, ajudando-o não só no gerenciamento de sua rede mas também na ampliação do seu portfólio de serviços. “E isso sem que ele precise fazer investimentos em infraestrutura de TI, uma vez que o CPqD my Net é baseado no conceito de cloud computing”, destaca.
Custo acessível
O CPqD my Net é um sistema georreferenciado que automatiza a operação e a supervisão da infraestrutura de rede do prestador de serviços, facilitando o seu gerenciamento. A disposição das informações da planta da rede, interna e externa, em mapas georreferenciados (que posicionam cada elemento da rede dentro da sua estrutura) torna mais fácil a localização de problemas, o que dá mais agilidade ao trabalho de manutenção.

Além de oferecer ao provedor um retrato do inventário de sua rede, o CPqD my Net permite automatizar os processos de aprovisionamento e de manutenção e integrar os ambientes de engenharia e operação. O sistema também facilita o planejamento e o projeto de novas redes e, ainda, o envio de informações para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) – por exemplo, sobre ocupação e capacidade da rede implantada – geralmente dispersas em planilhas, em lugares diferentes.

A nova solução pode ser contratada diretamente pelo portal CPqD myNet  – http://mynet.cpqd.com.br/, por intermédio do qual o provedor terá acesso ao sistema (com seu login e senha), ao suporte e também a outras informações sobre o produto.

O CPqD my Net está disponível por um valor mensal a partir R$ 740,00 – custo do pacote básico para uma licença de uso. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito, boleto bancário ou com o cartão BNDES. Além disso, no momento da adesão, o provedor deve pagar uma taxa (única) de R$ 2.900,00, destinada à ativação do seu ambiente no sistema (montagem e configuração). Essa taxa de adesão também dá direito ao treinamento de uma pessoa no uso da ferramenta, durante uma semana, nas instalações do CPqD.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

IBEF CAMPINAS REALIZA A CERIMÔNIA DE ENTREGA DO PRÊMIO EQUILIBRISTA COM JANTAR DANÇANTE

Depois de dois anos por conta da pandemia de covid-19, o IBEF (Instituto Brasileiro de …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn