CRESCEM AS BUSCAS POR PROFISSÕES VOLTADAS PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Setembro foi um mês marcado por diversas datas voltadas para a preservação ambiental. Entre elas, o Dia do Biólogo, Dia da Amazônia, Dia Nacional do Cerrado, Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio, Dia Mundial pela Limpeza das Águas, Dia Internacional da Árvore e o Dia da Defesa da Fauna.

Datas como essas são significativas para trazer à memória da população a importância da preservação ambiental e a existência dos diversos aspectos relacionados à natureza que não estão tão próximos das pessoas no seu dia a dia. Neste cenário, pode-se dizer que nunca foi tão importante falar sobre sustentabilidade, pois tem-se observado diversos fenômenos naturais em todo o mundo que vêm colocando em risco a vida de toda a população da Terra.

Picos de calor históricos, terremotos e volumes de chuva elevados são alguns exemplos dos fenômenos que já fazem parte do que está sendo chamado de ebulição global. Na ebulição global, a tendência é o aumento constante das temperaturas médias globais, que tem, entre algumas de suas consequências, o aquecimento dos oceanos, colocando em risco a vida marinha, e a redução da absorção dos gases do efeito estufa.

Para entender essa conjuntura, a onlinecurriculo.com.br/, plataforma de currículos online, realizou uma pesquisa levantando informações sobre o interesse pelos termos, iniciativas e pelas profissões voltadas para a preservação ambiental.

A busca por algumas profissões voltadas para o estudo e a preservação do meio ambiente tiveram crescimento no último ano, considerando o período de agosto de 2022 a agosto de 2023. As buscas no Google por “engenheiro agrônomo digital” cresceu em 420%; a por “engenharia de pesca” teve um aumento de 83%; a procura por “analista ambiental” cresceu em 53%, e a pesquisa por “geógrafo” aumentou em 23%.

Observou-se também uma intensificação do interesse na remuneração de diversas profissões voltadas para o estudo da natureza e dos ecossistemas. A procura pelos salários de biólogo marinho cresceu em 156%; de biólogo, aumentou em 82%; de biólogo ambiental, em 51%, e de zootecnista, em 22%.

Algumas expressões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade também apresentaram crescimento. Buscas relacionadas ao termo ESG, que vem do inglês Environmental, social, and corporate governance (Governança ambiental, social e corporativa, em português) cresceram consideravelmente no último ano, com a procura por “profissional ESG o que faz” aumentando em 400% e a busca por “especialista em ESG” aumentando em 56%. Outro termo da área bastante buscado foi “ODS”, que significa “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e teve aumento na procura em 50%.

O aumento do número de profissionais voltados para o estudo e dedicação da preservação do meio ambiente é essencial para este momento e para que se tenha uma perspectiva mais positiva para os próximos anos no enfrentamento desse cenário. Para quem está entrando no mercado de trabalho, essas também são áreas em efervescência que terão cada vez mais espaço de atuação, gerando oportunidades para quem apostar nessas atividades.

Foto: Profissões ligadas ao meio ambiente.

Crédito: iStock

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWARE DE GESTÃO GANHA NOVOS RECURSOS

O Fracttal One software de manutenção reconhecido como líder nos rankings mais prestigiados do mundo …

Facebook
Twitter
LinkedIn