CRISE ALTERA PERFIL DO CONSUMIDOR EM CAMPINAS

30 de outubro de 2015.
A queda no poder de
compra do consumidor tem influenciado o comércio de Campinas, não só nos
mecanismos de incentivo para vender mais e atrair clientes para dentro da lojas,
mas também na hora de finalizar a venda. Se em 2014 as vendas a prazo e
divididas estavam sempre na prioridade do consumidor, em 2015 as vendas à vista
ganharam espaço e são preferência.
Levantamento feito
pelo Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas
(ACIC), aponta que no acumulado deste ano, de janeiro a setembro, as vendas
pagas integralmente no momento da compra representam 53,2% do faturamento do
mês. No mesmo período de 2014, elas representavam 49,5%.
Essa tendência, no
entanto não mostra que o consumidor está com dinheiro em mãos, mas é um reflexo
do momento crítico que o país passa. Os compradores estão pouco confiantes no
futuro da economia e não sabem o que acontecerá daqui para frente, por isso
preferem quitar suas compras o quanto antes e não acumular dívidas.
Para a presidente da
Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Adriana Flosi, o
comerciante precisa ficar atento às tendências e oferecer diferenciais para os
clientes. “É importante reconhecer o que estamos vivendo e dar ao consumidor
aquilo que ele pede, como descontos quando o pagamento é feito à vista. Essa
movimentação também é benéfica para as lojas que garantem no ato da venda o  seu dinheiro”, explica.
Foto: Presidente da ACIC, Adriana Flosi.
Crédito: Divulgação.
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