CRISE DA CARNE É TEMA DO ENCONTRO DE NEGÓCIOS DA ABRASEL RMC

Quais os impactos do aumento no preço da carne bovina para os negócios e como os bares e restaurantes da região de Campinas (SP) podem enfrentar este momento de turbulência. Este será o tema principal do último Encontro de Negócios promovido neste ano pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC), na próxima terça-feira (10/12), às 17h, no Virtual Conection Campinas, que fica na Rua José de Alencar, 701, Centro de Campinas. Diante do problema enfrentado pelos estabelecimentos, este evento será aberto para associados e não associados, mediante inscrição prévia.

Especialistas foram convidados para falar sobre o atual momento vivido pelo Brasil diante da crise de proteínas. Dentre eles, um representante da J A Frigorífico. Um dos vilões para o aumento elevado nos preços foi o crescimento das exportações de carne bovina para a China, além da alta de preços sazonais, esta já esperada para o final de ano. Esta alta, que deve se estender pelo primeiro trimestre de 2020, também está impulsionando o consumido de outras carnes, como frango e suína, puxando para cima o preço do quilo das mesmas.

Durante o Encontro de Negócios, os participantes também discutirão e trocarão experiências sobre ações que estão sendo adotadas neste momento para substituir as proteínas no cardápio, reduzindo prejuízos e repasse de preços para o consumidor final. Também serão trocadas experiências para saber como os bares e restaurantes estão se reinventando e buscando alternativas.

Para o presidente da Abrasel RMC, Matheus Mason, o momento é bastante deliciado para os empresários e também para o cliente final e o consumidor. No caso dos bares e restaurantes, a alta do preço tem reduzido as margens de lucros, uma vez que é inviável repassar para os preços um percentual elevado, superior a 150%, sob o risco de afastar o consumidor das casas. “É um momento difícil para todos”, admite o presidente da Abrasel RMC. Ele afirma que como último elo da cadeia e o mais importante do setor, a maioria dos bares e restaurantes tem evitado, até agora, repassar para os clientes os aumentos de preços, comprometendo dessa maneira margens de lucro, que já é pequena. “Como associação, procuramos levar aos associados do setor o máximo de informações, de forma com que o empresário se prepare e se programe para atravessar momentos como este. Ao mesmo tempo, queremos compartilhar e trocar informações de boas práticas que estão sendo adotadas por cada um neste momento para evitar repasses ao custo final dos pratos, através de idéias práticas no dia a dia e substituições de proteínas”, completa Mason.

Ferramentas de Gestão

Outro tema que será debatido no Encontro de Negócios será Ferramenta de Gestão, com o objetivo de ajudar os empresários a gerir os negócios com base nos resultados financeiros. O evento também é um momento para que donos de bares e restaurantes da região façam networking, conheçam novos empresários e troquem experiências de negócios.

 

Foto: Matheus Mason, presidente da Abrasel RMC.

Crédito: Divulgação.

 

 

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