CSN CIMENTOS IMPULSIONA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM PEDRO LEOPOLDO

A CSN Cimentos, alinhada ao seu compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades das áreas em que opera, concluiu, neste ano, dois importantes projetos sociais na cidade mineira de Pedro Leopoldo: o Projeto de Educação Ambiental (PEA), elaborado para promover a conscientização e ações voltadas à preservação do meio ambiente, e o Projeto de Educação Patrimonial Arqueológico (PEP), voltado para a importância do patrimônio arqueológico cultural. Frutos de um minucioso diagnóstico realizado pela Peruaçu Arqueologia, consultoria contratada pela CSN Cimentos, todas as ações implementadas em ambos os programas foram planejadas com base em metodologias participativas, estabelecidas tanto no campo da educação quanto da antropologia, e contaram com a aprovação dos órgãos ambientais competentes. Os projetos foram realizados em parceria com a Prefeitura de Pedro Leopoldo, as associações locais e escolas públicas da região.  “Foi um trabalho de parceria com órgãos públicos e entidades locais que trouxe mais conhecimento à comunidade local sobre suas riquezas ambientais e arqueológicas. Mostramos nossas ações para preservar a área do entorno da nossa unidade e apresentamos locais desconhecidos que são verdadeiros patrimônios, sempre explicando o que deve ser feito para conservá-los. A experiência foi enriquecedora para todos, inclusive para nossos próprios colaboradores. Muitos deles não sabiam as riquezas que os cercavam”, explica Michaely Reis, Coordenadora de Sustentabilidade da CSN Cimentos – fábrica Pedro Leopoldo.

Conheça os programas

O Programa de Educação Ambiental (PEA) foi idealizado com o objetivo de aumentar o conhecimento da comunidade nos temas ambientais da unidade localizada na cidade de Pedro Leopoldo e garantir a participação da população nos processos de gestão dos recursos ambientais do município. Para isso, a CSN Cimentos desenvolveu diversas ações educativas com seus colaboradores, moradores dos bairros vizinhos e alunos de escolas do entorno da unidade, explorando os impactos e riscos ambientais, e as medidas de controle adotadas pela companhia para minimizá-los. “Viabilizamos a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem para a compreensão da atividade praticada na unidade, bem como envolvemos os cidadãos na solução de problemas ambientais existentes no município, fortalecendo, deste modo, os debates locais e as práticas comunitárias sustentáveis na região”, esclarece Michele Corradi, Analista Ambiental da empresa.

No Programa de Educação Patrimonial Arqueológico (PEP) foram desenvolvidas ações educativas que estimularam a valorização e a preservação do patrimônio cultural e arqueológico brasileiro. O objetivo central consistiu em estabelecer um diálogo entre arqueólogos, estudantes e docentes da Escola Estadual Magno Claret e Escola Municipal Alice Lobato, colaboradores da CSN Cimentos e moradores das proximidades da unidade de Pedro Leopoldo. Por meio de uma abordagem participativa, em que os participantes tiveram a oportunidade de se envolver ativamente, foram exploradas as diversas nuances do patrimônio arqueológico, apresentando como a arqueologia identifica e preserva os vestígios históricos, bem como destacando a relevância desse trabalho para a compreensão do passado e da cultura. Ao longo de um ano, os participantes contaram com atividades mensais, que ocorreram tanto nas dependências da empresa quanto fora delas. Essas iniciativas proporcionaram uma imersão enriquecedora no universo arqueológico, fazendo com que os participantes desenvolvessem uma visão mais aprofundada do patrimônio cultural brasileiro. Ao todo, mais de 200 pessoas foram impactadas positivamente pelas ações do projeto. “Nós, da Escola Estadual Magno Claret, acreditamos em uma educação que ultrapassa os muros da unidade escolar. Nesse sentido, a iniciativa foi muito interessante, especialmente na preparação dos professores para lidar com uma demanda existente e que precisa ser trabalhada, pois apesar de estarmos em uma região muito rica em termos arqueológicos, esse tema não é amplamente discutido por aqui, e a educação formal não aborda a questão de forma direta. Por isso, a oportunidade de realizar uma visita guiada com os professores à Gruta da Lapinha, no Parque Estadual do Sumidouro, juntamente com todo o embasamento teórico e prático, fortaleceu e incentivou a abordagem do tema em sala de aula”, afirma Anderson Tavares, coordenador do Novo Ensino Médio na Escola Estadual Magno Claret.

Dentro das atividades promovidas, foram conduzidos dois resgates arqueológicos em sítios arqueológicos da CSN Cimentos. Um deles envolveu os participantes do projeto Guardiões da Reciclagem, desenvolvido pela Rede Comunitária em Ação (RECOA), onde as crianças foram a campo, no entorno da Lagoa de Santo Antônio, para resgatar e identificar vestígios arqueológicos. O outro resgate foi realizado exclusivamente pelos colaboradores da empresa em um dos sítios arqueológicos localizado em suas operações. Em ambas as ocasiões, foram encontrados vestígios arqueológicos, que foram encaminhados à PUC Minas para estudos adicionais.

Um dos mais eficientes complexos siderúrgicos integrados do mundo, a CSN atua com destaque em cinco setores: siderurgia, mineração, logística, cimento e energia. Com uma gestão firme e inovadora, um Grupo que acredita na força empreendedora nacional e no potencial de competitividade brasileiro. Multinacional com orgulho de ser brasileira, a empresa acredita e investe no país. Com a força do trabalho de seus mais de 30 mil colaboradores, enfrenta com sucesso os desafios da economia globalizada. O Grupo CSN tem uma visão de sustentabilidade que aumenta a eficiência dos processos industriais e estabelece ganhos com a economia, trazendo benefícios para todos os envolvidos nessa cadeia de geração de valor. A empresa tem uma gestão focada no desenvolvimento de suas equipes e na convivência harmônica com as comunidades nas cidades onde opera, no Brasil e no exterior.

 

Foto 1 – Ações com os colaboradores da CSN Cimentos, unidade de Pedro Leopoldo (MG).

Foto 2 – Ação na comunidade.

Foto 3 – Programa de Educação Ambiental (PEA).

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

NEPIN OFERECE TREINAMENTOS ITINERANTES NAS INSTALAÇÕES DE SEUS CLIENTES

A Nepin, distribuidora de acessórios industriais que oferece um dos maiores estoques de peças Danfoss …

Facebook
Twitter
LinkedIn