CULTURA MAKER TRANSFORMA ENSINO E FORTALECE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA REDE ADVENTISTA

CULTURA MAKER TRANSFORMA ENSINO E FORTALECE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA REDE ADVENTISTA

Muito além do ensino tradicional, o Colégio Adventista do Taquaral, em Campinas (SP), tem se destacado ao integrar de forma significativa a chamada Cultura Maker em seu projeto pedagógico. A proposta, baseada na ideia do “fazer para aprender”, estimula a prática, a vivência e o protagonismo estudantil, em sintonia com os princípios da formação integral defendidos pela Rede Adventista de Educação.

Segundo a professora Roberta Guimarães, pedagoga, mestre em Educação e diretora da unidade, o método coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, permitindo que ele desenvolva habilidades cognitivas, emocionais e sociais de forma orgânica e significativa. “Com esse modelo, o aluno aprende vivenciando situações. Incorporar o conhecimento significa deixá-lo cravado no corpo. Isso torna o aprendizado mais duradouro e profundo”, explica.

A Cultura Maker vai além da simples realização de atividades práticas. Ela é vista como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de competências fundamentais para o século 21, como autonomia, perseverança, colaboração e resiliência. Essas habilidades socioemocionais são, de acordo com Roberta, essenciais para a formação do caráter e para a vida em sociedade.

Do brincar ao construir cidades

No Colégio Adventista do Taquaral, alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, que contempla crianças e adolescentes de 3 a 14 anos, participam de atividades que estimulam o fazer com significado. Crianças pequenas brincam com areia, cordas e elementos naturais para aprender conceitos abstratos de matemática, física e biologia de forma intuitiva. Já os alunos maiores são desafiados a aplicar os conhecimentos das disciplinas em projetos reais, como a construção de maquetes de cidades planejadas, integrando conteúdos de Geografia, História, Matemática e Língua Portuguesa.

Outro exemplo prático é a visita ao “Sítio do Vovô Juca”, onde os alunos menores manuseiam a terra, plantam hortaliças e acompanham o ciclo de crescimento das plantas. “Esse tipo de vivência ativa áreas do cérebro responsáveis pela memória e pela tomada de decisão. São conexões neuronais que se formam desde a infância e nos acompanham por toda a vida”, destaca a diretora.

Educação que forma para a vida

A proposta educativa da Rede Adventista, presente há mais de 70 anos em Campinas, está pautada na ideia de que a escola deve preparar o aluno para ser um cidadão completo — intelectual, emocional, físico e espiritualmente. Atualmente, a Rede Educacional Adventista conta com mais de 9,4 mil instituições ao redor do mundo, atendendo 2,1 milhões de alunos, sendo 520 unidades no Brasil.

A unidade do Taquaral é a quarta na cidade de Campinas e segue firme no compromisso de formar seres humanos mais conscientes, criativos e preparados para os desafios do futuro. “A Cultura Maker não é apenas sobre montar e construir objetos. Ela é, sobretudo, sobre construir conhecimento com propósito, significado e humanidade”, conclui a professora Roberta Guimarães.

Foto 1 – Professora Roberta Guimarães, pedagoga, mestre em Educação e diretora do Colégio Adventista do Taquaral, em Campinas.

Crédito: Roncon & Graça Comunicações

Foto 2 – Maquete cidade.

Foto 3 – Plantação “Sítio do Vovô Juca”.

Crédito: Divulgação.

Assine nossa newsletter

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Aplicam-se os Termos de Serviço.