DB1 APOSTA EM METODOLOGIA OKR PARA CRESCER EM 2018

Muitas empresas apostam em renovação para atingir resultados cada vez melhores. Ao lado de produtos e processos, a área de gestão é essencial para o progresso consistente de uma companhia. Pensando nisso, a DB1, multinacional de tecnologia, aposta na metodologia OKR – Objectives and Key Results – para direcionar o planejamento de 2018 e pavimentar o crescimento da empresa até 2032. Em parceria com a CoBlue, que implementa o método na organização, mais de 280 pessoas irão trabalhar este ano a partir da delimitação de objetivos e resultados chaves. Fotos Site IT (5 of 45)

O Presidente fundador da DB1 Global Software, Ilson Rezende, ressalta que mesmo em uma fase inicial da efetivação de OKRs já é possível perceber alterações na forma de estruturar objetivos e no engajamento dos colaboradores. “Fizemos o planejamento para 2018 já seguindo a metodologia OKR. Com a mudança de mindset proporcionada pelo método, pudemos ser muito mais efetivos em determinar os objetivos e metas da empresa. Além disso, percebemos um engajamento grande de todos os envolvidos, uma vez que cada um é ‘dono’ de objetivos e passa a enxergar de forma mais clara o propósito no que faz”, destaca Ilson Rezende

Antonio Zubieta, sócio fundador da CoBlue, participou da implementação do método na empresa e confirma o engajamento e coesão salientados por Ilson. “ Com um propósito bem claro, as equipes puderam construir OKRs muito alinhados com a visão de futuro da empresa. Os times não mediram esforços ao criar resultados-chave (KRs) ambiciosos para motivar as pessoas a pensarem modelos disruptivos”, explica.

Presente no mercado de tecnologia da informação há 17 anos, a DB1 pretende alavancar seus resultados a partir do uso da metodologia de gestão e figurar, daqui a 12 anos, entre os 10 maiores grupos de TI do país. “Além das métricas de resultado, queremos com o OKR, nesse período de tempo, melhorar ainda mais a motivação de nossos colaboradores. Já estamos há 8 anos na lista de melhores empresas para se trabalhar, de acordo com o ranking GPTW, e queremos cada vez mais aprimorar a experiência positiva de quem trabalha conosco”, complementa Ilson.

Um dos principais benefícios da metodologia Objectives and Key Results é a agilidade que ela imprime na gestão. Grandes empresas de tecnologia apostam no método para otimizar seus processos e alcançar resultados de forma estratégica e conectada com a realidade. A metodologia de OKR foi adotada pela Google em 1999, hoje uma das maiores do setor de tecnologia no mundo. Além da empresa de buscas, o LinkedIn e o Twitter também usam o método que delimita objetivos e resultados-chave como forma de alinhar expectativas, avaliar o desempenho da organização e mapear o que está dando certo ou não.

George Eich, sócio fundador da CoBlue, primeira empresa brasileira a desenvolver um software de OKR, afirma que a metodologia é baseada na ideologia lean -que prevê a entrega de valor de forma rápida e constante. “O método funciona para empresas de todos os portes. As metas são delimitadas em curto e longo prazo e cada uma delas é acompanhada por atividades para todos da equipe. À medida que as atividades vão sendo cumpridas, é possível perceber o quanto estão impactando e gerando resultados, além de facilitar a percepção do status da meta: se ela será alcançada ou não”, explica Eich.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

TURISMO DE NEGÓCIOS FOMENTA TAXA DE OCUPAÇÃO NO BLUE TREE TOWERS VALINHOS

O turismo de negócios se fortalece cada vez mais na Região Metropolitana de Campinas (RMC) …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn