DECHRA FORTALECE OPERAÇÕES NA AMÉRICA LATINA E MIRA DOBRAR FATURAMENTO NO BRASIL ATÉ 2030

DECHRA FORTALECE OPERAÇÕES NA AMÉRICA LATINA E MIRA DOBRAR FATURAMENTO NO BRASIL ATÉ 2030

A América Latina ganhou protagonismo na estratégia de expansão da Dechra, uma das gigantes globais do setor de saúde animal. A farmacêutica britânica encerrou o ano fiscal de 2025, em 30 de junho, com faturamento de R$ 294 milhões na região, resultado que representa alta de 17,5% nas receitas e um avanço de 41% na lucratividade em relação ao período anterior.

Os números foram apresentados oficialmente pelo CEO global, Jesper Nordengaard, em visita à filial brasileira, em Londrina (PR). Desde fevereiro, o Brasil se tornou o hub das operações da companhia na América Latina, movimento que já demonstra impacto nos resultados: o país respondeu por 66% do faturamento regional.

Segundo Nordengaard, a integração entre Brasil e México foi determinante para os ganhos recentes. “A integração do Brasil aos negócios continentais, inclusive ao México, permitiu importantes ganhos para a companhia e otimização de recursos, a exemplo da força de vendas. São esforços que já podemos ver refletidos nos números”, afirmou.

No mercado brasileiro, a Dechra registrou crescimento de 19% na receita líquida e 37% na lucratividade. No México, a alta foi de 18%. Já as exportações da companhia, ainda incipientes, responderam por 4% do resultado, mas devem acelerar nos próximos anos.

Performance por unidades de negócios

Os resultados também refletem a força das unidades de negócios da empresa, que apresentaram desempenho acima da média do setor em todos os segmentos. O destaque foi o mercado de animais de companhia, core business da companhia, onde as vendas cresceram 23,8%, quase o dobro da expansão do setor, de 13%.

No segmento de equinos, o avanço foi de 19%, contra 11% da concorrência. Já no mercado bovino, a alta foi de 15,9%, frente a um crescimento de 6% do setor. “Crescemos em todas as unidades de negócios. O resultado obtido com as exportações só foi mais tímido porque refletiu o período curto a partir da integração dos mercados. Para 2026, as vendas externas devem ter incremento acima de 30%”, destacou André Paleari, diretor da Dechra para a América Latina.

De acordo com o executivo, o próximo ano fiscal deve ser impulsionado pelo lançamento de novos produtos, especialmente nos segmentos considerados mais estratégicos – pets e equinos. “Os indicadores positivos não se limitam a essas duas divisões. Eles se devem à soma de esforços implementados desde a aquisição da unidade brasileira, em 2018. Nos últimos sete anos, investimos na melhoria da efetividade e capacitação da equipe de vendas, além de reforçar ações envolvendo nosso time técnico”, acrescentou.

Presença global

Fundada no Reino Unido em 1997, a Dechra é atualmente a 6ª maior indústria global de saúde animal, com portfólio para pets, equinos, suínos, bovinos e aves. A companhia tem presença em mais de 20 países e exporta para cerca de 50 mercados.

No Brasil desde 2018, a farmacêutica mantém 150 SKUs e comercializou 4,8 milhões de unidades de medicamentos em 2024, alcançando faturamento de aproximadamente R$ 208 milhões. Agora, com a meta estabelecida pelo Plano Dechra 2030, a companhia pretende dobrar o faturamento da filial brasileira a partir de 2025, consolidando o país como centro estratégico de suas operações na América Latina.

Foto: André Paleari, diretor da Dechra para a América Latina e o CEO Jesper Nordengaard.

Crédito: Divulgação.

Assine nossa newsletter

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Aplicam-se os Termos de Serviço.